Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura ativa Comitê de Gestão de Crise. Prefeito David Almeida acompanha resgate de vítimas de deslizamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura ativa Comitê de Gestão de Crise. Prefeito David Almeida acompanha resgate de vítimas de deslizamento
Manaus

Prefeitura ativa Comitê de Gestão de Crise. Prefeito David Almeida acompanha resgate de vítimas de deslizamento

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou, neste domingo, 12/3, o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência das fortes chuvas e de um desbarrancamento que aconteceu à noite na rua Pinto D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, onde 11 casas teriam sido soterradas. O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve no local acompanhando os trabalhos de resgate que entraram pela madrugada desta segunda-feira, 13/3, dando toda assistência da prefeitura às famílias afetadas.

Até próximo das 2h desta segunda-feira, oito corpos já haviam sido encontrados, sendo quatro crianças e quatro adultos, com quatro dessas vítimas pertencentes a uma mesma família. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

“Hoje atuamos em 25 ações prioritárias e, para essa área, não  teve nenhuma ligação, nenhum chamado no CCC. Infelizmente, no início da noite, teve esse desmoronamento. Segundo os moradores, muita chuva no local (do deslizamento de terra). É muita tristeza, já temos nove vítimas e nós estamos aqui com todas as secretarias integradas para dar todo o suporte possível”, lamenta o prefeito.

Ele acrescenta que neste domingo mesmo agendou uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 14/3, para buscar mais recursos e assim intensificar os trabalhos da prefeitura para amenizar o problema histórico da cidade com áreas de risco e de saneamento.

“Nós temos mais de mil áreas como essa em Manaus. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Nós fizemos 17 áreas no ano passado (contenção de erosões), temos programado mais 20 áreas prioritárias como essa, nós fizemos grandes intervenções e isso minorou. E, agora, buscamos mais investimentos para a gente poder investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas”, destaca David Almeida.

Força-tarefa

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de infraestrutura (Seminf),  assistência social (Semasc) e de limpeza urbana (Semulsp) e Corpo de Bombeiros iniciaram junto com os moradores, que o prefeito classificou como “verdadeiros heróis”, uma força-tarefa para tentar encontrar sobreviventes. A Semasc deu abrigo às famílias de casas próximas ao local do deslizamento.

A  Seminf atua, de forma emergencial, no deslizamento de terra, em função das fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus neste domingo. As equipes trabalham manualmente e com auxílio de retroescavadeiras no local.

Área de risco

O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira ocorreu em uma área  de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte debaixo do barranco. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.

Conforme levantamento das equipes da Seminf, as chuvas intensas e concentradas em um curto período tornam as encostas suscetíveis aos deslizamentos. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra.

— — —

Texto – Jamyly Macedo/CCC e Valesca Martins/Seminf

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAvAPh

Tags:BombeirosDavid AlmeidaManausmanchetePrefeitura de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 120 ocorrências por causa da chuva neste domingo
Próximo artigo Governador Wilson Lima acompanha trabalho de resgate após deslizamento no Jorge Teixeira

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia prevenção ao câncer do colo do útero com campanha Março Lilás e oferta de exames em UBSs

2 horas atrás

Semed encerra primeiro módulo do Proleei para fortalecer leitura e escrita de crianças de 4 e 5 anos em Manaus

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus e MP-AM alinham projeto Escola em Paz para implementação e expansão em 2026

3 horas atrás

Inscrições para composição do Conselho de Mobilidade Urbana

4 horas atrás

Edital do IMMU seleciona entidades para compor Conselho de Mobilidade Urbana de Manaus no biênio 2025-2027

4 horas atrás

Detecta APS mobiliza Semsa e Einstein para qualificar rastreamento do câncer de mama e do colo do útero em Manaus até setembro

5 horas atrás

Prefeitura fortalece prevenção do câncer de mama e do colo do útero por meio do projeto Detecta APS

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre processo seletivo para projeto Qualidade de Vida no Trabalho com vagas para níveis médio e superior

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para seleção de profissionais e acadêmicos para projeto de Qualidade de Vida no Trabalho

6 horas atrás

Chuvas em Manaus deixam solo encharcado, geram 15 ocorrências e elevam risco em encostas da cidade

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus recorre do reajuste tarifas agua e esgoto de 5,52% aplicado pela Águas de Manaus

20 horas atrás

Semmas Manaus recebe representante do Banco Mundial para apresentar estrutura administrativa, projetos e Plano de Ação Climática

20 horas atrás
Prefeitura altera itinerário da linha 085 para ampliar atendimento no Colônia Antônio Aleixo a partir de segunda-feira, 2/3
Sine Manaus oferta 341 vagas de emprego nesta sexta-feira, 27/2
Sine Manaus oferece 341 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta-feira 27/2 das 8h às 14h
Prefeitura de Manaus registra seis ocorrências por chuvas intensas na manhã de 26/2 e aciona Defesa Civil
Registro de seis ocorrências durante as chuvas desta quinta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?