Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura apresenta soluções digitais desenvolvidas pela Semsa para comitiva do Ministério da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura apresenta soluções digitais desenvolvidas pela Semsa para comitiva do Ministério da Saúde
Manaus

Prefeitura apresenta soluções digitais desenvolvidas pela Semsa para comitiva do Ministério da Saúde

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Representantes do Ministério da saúde (MS) visitaram a Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 6/6, para conhecer as soluções digitais desenvolvidas pela secretaria para gestão da atenção primária no município. A comitiva do órgão federal reuniu gestores e assessores da Secretaria de Atenção Primária à saúde (Saps).

Acompanhados pelo subsecretário municipal de Gestão da saúde, Djalma Coelho, os visitantes conheceram as instalações e equipes da Diretoria de Inteligência de Dados (DID) da secretaria, que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas, baseadas em ciência de dados e big data, para apoio a gestores, trabalhadores e usuários.

Djalma assinalou que a Semsa está “virando a chave da saúde digital”, atuando para criar e implementar recursos digitais de tecnologia para o aprimoramento da assistência à saúde. Ele citou, como exemplo, o Glenda, sistema voltado ao acompanhamento de gestantes atendidas na Atenção Primária à saúde (APS), com impacto na melhoria do pré-natal e na redução de casos de óbitos maternos e sífilis congênita.

“Nossas ferramentas chamaram a atenção do MS, que PODE vir a achar aqui soluções capazes de ser ampliadas a todo o país. E esse trabalho, que em muitos municípios é feito de forma terceirizada, é feito aqui pelos nossos servidores, o que é motivo de orgulho para nós”, pontuou.

Além do Glenda, a comitiva da Saps/MS conheceu o Águia, voltado ao monitoramento integrado de usuários da APS, gestantes e óbitos, e que auxilia para a vigilância ativa e auditoria pós-óbito na saúde municipal; e o Cofap, empregado na predição e monitoramento do cofinanciamento da saúde, e que contribui para a antecipação de repasses, a correção de falhas de cadastro e a maximização de recursos.

A titular do DID da Semsa, Sanay Pedrosa, destacou que a secretaria conta hoje com mais de 20 soluções digitais para o gerenciamento da atenção primária. Ela avalia o interesse dos representantes do MS em conhecer melhor esses recursos como reconhecimento do trabalho e dos produtos desenvolvidos pelas equipes da secretaria.

“Eles deixaram claro que o que estamos fazendo aqui PODE colaborar para o desenvolvimento e melhoria do e-SUS e do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Isso nos deixou muito felizes, essa colaboração que Manaus dá para a saúde é um destaque importante”, afirmou.

Dados e ferramentas

Integrante da comitiva de Brasília, a assessora de gabinete da Saps, Audrey Fischer, relatou que Manaus é uma das cidades que mais se destacam em experiências inovadoras no uso de dados da APS para o avanço da assistência à saúde. Ela ressaltou o trabalho das equipes da Semsa em sistematizar informações e ordenar uma massa de dados para apoio à gestão municipal.

“Cabe parabenizar as equipes da Semsa, pois é um trabalho fantástico, uma experiência realmente muito inovadora e com peso imensurável para o profissional de saúde que está na ponta”, declarou.

Outro visitante do MS, o diretor do Departamento de Estratégias e Políticas de saúde Comunitárias da Saps, José Eudes, destacou a forma de sistematização dos dados da saúde nos sistemas desenvolvidos pelo DID, fornecendo suporte tanto para a gestão da saúde quanto para as equipes em atendimento nas unidades de saúde.

“Manaus é a quinta ou sexta maior cidade do país em volume de dados na saúde, e mesmo com isso consegue sistematizar e disponibilizar as informações de uma forma fácil e prática para o gestor e o profissional de saúde”, salientou o visitante.

Audrey assinalou que a Saps/MS vem atuando para aprimorar a oferta de dados do sistema e-SUS, mantido pelo órgão federal, de forma mais simples e acessível para os municípios e para os estados. Ela aponta que o trabalho desenvolvido em Manaus PODE ser referência para outros municípios, levando em conta as especificidades territoriais.

“Manaus está produzindo uma coisa que, para outros municípios aqui do Amazonas, vai fazer muito sentido e que chega rápido. Assim, PODE ser um grande pólo multiplicador dessas tecnologias de formação, como um modelo também para vários outros estados e municípios”, observou.

Além de Audrey e José, a comitiva do ministério federal teve ainda o coordenador-geral de Inovação e Avanço Digital da Saps, Igor Gomes.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior David agradece quem ajudou na prisão de suspeitos de assalto a UBS
Próximo artigo Comissão aprova permissão para cooperativa acessar fundo público de desenvolvimento

Mais notícias desta categoria

Prefeitura revitaliza paradas de ônibus na avenida Getúlio Vargas

2 horas atrás

Atuação bem-sucedida da Guarda Municipal em ocorrência

2 horas atrás

Zona Leste recebe mais uma edição do ‘Concultura nos Bairros’

2 horas atrás

Revitalização das paradas de ônibus e calçadas na Getúlio Vargas

2 horas atrás

Prefeitura reforça drenagem e combate alagamentos no Centro

3 horas atrás

Prefeitura revitaliza mais de mil metros de calçadas no Centro

5 horas atrás

NOTA DE PESAR – Leonardo Saunders Fernandes Santos

6 horas atrás

Centro Histórico de Manaus sedia segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas

20 horas atrás

Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

21 horas atrás

Mutirão do Centro ilumina Manaus com 570 pontos de LED e transforma espaços históricos

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento e transforma infraestrutura de rua do bairro Alfredo Nascimento

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove treinamento geral da LGPD para boas práticas de privacidade e proteção de dados na gestão municipal

24 horas atrás
Alunas concluem formação em oficina ‘Designer de Sobrancelhas’
Escola municipal lança projeto ‘SuperAutor’ com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Maternidade Moura Tapajóz capacita para acolhimento e classificação de risco em obstetrícia
Prefeitura reforça rede de saúde para diagnóstico da hanseníase
Prefeitura discute cooperação técnica com instituição de ensino superior para estágio em unidades de saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?