Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura apresenta projeto de reforma no Local Casa de Praia em visita técnica do Ministério Público
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura apresenta projeto de reforma no Local Casa de Praia em visita técnica do Ministério Público
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apresenta projeto de reforma no Local Casa de Praia em visita técnica do Ministério Público

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Abandonado durante décadas, o antigo Local Casa de praia está sendo reformado em projeto arquitetônico inédito da Prefeitura de Manaus, e, nesta sexta-feira, 3/6, o espaço, já em obras e com licenciamento urbano e ambiental, recebeu uma visita técnica do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

 

Conforme o promotor Paulo Stélio, da 63ª Promotoria de justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (63ª Prourb), a preocupação maior no espaço é com questões ambientais. “Houve uma provocação para o MP e viemos verificar in loco a situação. Recebemos as explicações técnicas dos órgãos envolvidos e vamos aguardar a documentação”, comentou.

Para realizar a obra de reforma do imóvel abandonado, será necessário fazer a supressão vegetal de dez árvores que colocam em risco a segurança da edificação e dos próprios transeuntes, inclusive risco de vida.

 

 

Conforme autorização recebida pela prefeitura para fazer a retirada vegetal, expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), o laudo identifica que as árvores apresentavam risco por estarem enraizadas, apoiadas e com crescimento na estrutura da edificação e no gabião existente, que dá sustentação ao talude, comprometendo não somente a segurança da obra e do imóvel patrimonial mas também a de transeuntes e frequentadores do espaço. Riscos de queda e de comprometimento da estrutura do talude de sustentação na Ponta Negra.

“Com relação ao corte das árvores, as situações foram justificadas e, neste aspecto, ficamos satisfeitos com as informações. Vou analisar os documentos que serão encaminhados pelos órgãos. Mas Manaus é uma cidade que precisa destes espaços reformados. O MP não é contra. Ao contrário, tem que revitalizar estes locais públicos, e a nossa preocupação realmente era com a questão de cunho ambiental”, explicou o promotor Paulo Stélio.

 

 

A reforma no Local Casa de praia é a primeira reconversão da gestão David Almeida, que transformará o imóvel abandonado e degradado em espaço público multiuso, com foco no lazer, turismo, negócios, artesanato e gastronomia. O antigo local, que já foi palco de casas de shows, vai abrigar, quando reformado, uma edificação comunitária, de revitalização urbana, aberta ao público gratuitamente, lugar de encontro, para contemplação da paisagem e entretenimento com a vista do rio Negro.

Gestão

 

O projeto é de autoria do Instituto de planejamento urbano (Implurb) e obra executada pela Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

“A supressão foi de algumas poucas árvores comprometidas, algumas podres, mas a maioria colocando em risco o gabião e a própria segurança da reforma. O próprio licenciamento e autorização da supressão definiu a medida compensatória e outras árvores serão plantadas no mesmo lote. E a Semtepi multiplicou em 100 vezes a medida e fará ainda a distribuição de mil mudas na Ponta Negra”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

 

 

Valente acrescentou que as ações da prefeitura com foco no meio ambiente têm repercussão internacional, inclusive com convite para participação em cooperações e intercâmbios. “O Implurb está em conversa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para implantar projetos com Selo Verde em Manaus”, disse o diretor-presidente.

Titular da Semtepi, Radyr Júnior acompanhou a visita técnica, reforçando que o crescimento de árvores no gabião compromete a edificação e a reforma.

 

 

“No dia 19 de junho vamos montar a ação de doação de mudas, e árvores nativas serão plantadas no entorno da reforma. Teremos outras intervenções no canteiro de obras para a população acompanhar a reforma em tempo real, dando mais transparência à intervenção”, explicou o secretário.

Com a chegada do verão amazônico, os licenciamentos aprovados e as informações prestadas aos órgãos de fiscalização e de controle, a intervenção deve ganhar em celeridade e a previsão é de que seja entregue em dezembro deste ano.

 

 

Segundo o diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Davidson Braga, as dez árvores identificadas para supressão são, a maioria, da espécie Ficus, popularmente conhecida como Figueira ou Benjaminzeiro. “É uma espécie notória exótica da região, de crescimento espontâneo e muito acelerado tanto na copa quanto na raiz. E todas elas cresceram no gabião que faz a contenção do terreno. Existe uma grande pressão na edificação e vigas de sustentação e algumas árvores estão com inclinação, tortuosidade do sistema de troncos e o diagnóstico pelo corte foi para garantir a integridade para a reforma, patrimônio e para as pessoas”, explicou.

Diagnóstico

Braga disse que o corte visa diminuir e eliminar risco ao patrimônio e à vida de terceiros caso ocorresse o tombamento de uma das espécies. Uma outra árvore, um Apuí, também crescido no gabião, apresentava inclinação acentuada, raízes expostas e podridão na base.

 

 

O NOVO Local Casa de praia vai integrar turismo, negócios, artesanato e culinária regional, com ambientes integrados do interior e exterior, não tendo barreiras visuais como paredes.

reforma

 

A reconversão do prédio é uma ampla reforma, aproveitando a estrutura existente, convertendo a obra em um centro de lazer e cultura, com área para exposições, venda de artesanato, mostra de artistas locais, espaço para shows, lojas tipo duty free, pontos comerciais de gastronomia e um restaurante com área climatizada e outra ao ar livre.

Projeto

 

Com vista privilegiada para o rio Negro e a praia da Ponta Negra, o projeto em construção prevê ainda um playground, áreas de convivência, passarela, mirante, quiosques e estrutura para receber shows intimistas.

Com 1.650 metros quadrados, a revitalização do antigo Local Casa de praia, cercado por um calçadão de pedras portuguesas com desenhos e mosaicos, semelhantes aos que foram usados pelo paisagista Burle Max, é uma obra dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.

 

 

— — —

Fotos – Divulgação

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzSLFZ

The post Prefeitura apresenta projeto de reforma no Local Casa de Praia em visita técnica do Ministério Público appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ApuíDavid AlmeidaEmpreendedorismoFiscalizaçãoManausmeio ambientePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida entrega mais de 800 tablets para escolas da rede municipal
Próximo artigo Provas do concurso da Semsa para cargos de nível médio serão aplicadas neste domingo em dois turnos

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás
Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo
Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus
Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira
Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?