Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa
Manaus

Prefeitura aposta na requalificação e múltiplos usos para parque em lagoa

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Propondo diversificados usos ao longo da lagoa natural da comunidade São Pedro, no Tarumã, zona Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), está finalizando o projeto arquitetônico principalmente para estimular a aproximação entre a população local e o espaço público, valorizando o potencial paisagístico do recurso hídrico.

O projeto foi desenhado a partir do desenho natural e do entorno da lagoa, com uma área de cerca de 38 mil metros quadrados, por equipe do Implurb. O local é conhecido como “Piscinão de Ramos” e lagoa Parque São Pedro.

Os espaços vão contar com mobiliário urbano disposto nas principais áreas de estar e convivência, ampliando os usos de lazer e contemplação, o contato com a natureza e contando com estruturas de esporte, convivência e sociabilidade, além de promoção ao turismo.

Para manter a leveza da paisagem da lagoa, foi escolhida uma cobertura em estrutura tensionada para cobrir um deque a ser instalado no meio da lagoa, que vai permitir a produção de imagens especiais no ambiente natural, com proteção da chuva e do sol.

“Vamos resgatar a área, que vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta com palco. A intervenção prevê um campo de futebol society, pista de caminhada, ciclovia, dois deques com quiosques de gastronomia e arborização. Será uma área de convivência muito importante para as zonas Norte e Oeste, aumentando a qualidade de vida dos moradores e a autoestima da cidade”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O material tensionado autoriza ousadias em termos de linhas, curvas ou geometria minimalista, possibilitando ainda se aproveitar a luz natural e liberdade em termos de formas e projeção, além de conforto térmico.

Com relação ao paisagismo, destaca-se a manutenção de árvores já existentes. Outras mudas de espécies nativas estão sendo propostas, de maneira a complementar a arborização existente, especialmente nas áreas de implantação do mobiliário urbano.

“Trata-se de uma área com potencial muito bonito visualmente e que tem um nível de conservação bom. O prefeito David Almeida assumiu o compromisso de ampliar espaços públicos de qualidade e estamos desenvolvendo um parque que vai resgatar o visual e abrir a imagem da lagoa para a comunidade, moradores e visitantes”, afirmou Valente.

Para ele, cada proposta similar que reabilita espaços na capital oferece beleza, retorno social, cultural, ambiental, econômico e turístico à população.

Também estão previstas área de convivência e playground para atender ao público infantil e um pequeno anfiteatro, que ainda poderá ser usado para a prática de zumba. O NOVO destino revitalizado ao ar livre vai promover a contemplação da borda e suas margens, um local ideal para oferecer qualidade de vida aos moradores e ao entorno.

A Prefeitura de Manaus trabalha em projetos como este que podem ser replicados, mesmo em áreas reduzidas, levando benefícios e melhorias à população.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

artes – Divulgação / Implurb

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAt5Bp

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, Depósito Público do TJAM doa bens apreendidos ao “Instituto Reciclar” e à organização comunitária “Pedala Manaus”
Próximo artigo Projeto tipifica o crime de familicídio e o classifica de hediondo

Mais notícias desta categoria

PMM realiza ação de fiscalização na praia do Tupé

13 horas atrás

David Almeida convida população para ‘Faixa Liberada’ no Centro

15 horas atrás

David Almeida fiscaliza retirada de ‘cabos mortos’ no Centro

17 horas atrás

Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste está em novo endereço esta semana

19 horas atrás

Sine Manaus oferta 352 vagas de emprego nesta segunda, 18/8

20 horas atrás

PMM repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

2 dias atrás

Seleção de profissionais para Campanha de Vacinação Antirrábica

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

2 dias atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

2 dias atrás

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária

2 dias atrás

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana

3 dias atrás

Inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na segunda-feira, 18

3 dias atrás
PMM encerra inscrições na área gastronômica do ‘#SouManaus
Representantes de cidades brasileiras confirmam presença no 11º Encontro InREDE em Manaus
Prefeitura tem alta de 81% em notificações de engenhos publicitários irregulares em Manaus
Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa
Ageman intensifica fiscalização em saneamento e supera total de 2024 em apenas sete meses
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?