Em mais uma iniciativa para beneficiar motoristas e pedestres de Manaus, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), implanta a sétima intervenção viária na cidade para garantir melhor fluidez de veículos e segurança no trânsito da capital. Desta vez, a via beneficiada é a esquina da avenida Constantinopla com avenida Dublin, no conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto, zona Centro-Oeste.
No local, as equipes técnicas da Seminf e IMMU já iniciaram as obras de reestruturação da via e a instalação do conjunto semafórico para facilitar a travessia de pedestres, assim como o tráfego de veículos em direção à rua Goiânia e demais destinos, como o bairro Redenção e outros.
Com o objetivo de promover a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos, a prefeitura investe em soluções que impactam positivamente o cotidiano da população. A equipe da Seminf deu início à construção para as rampas de acessibilidade, que serão duas, um passo bastante necessário para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em seguida, será realizado o trabalho de construção de um canteiro central, acompanhado de meio-fio e sarjeta, o que contribuirá para a organização do trânsito e a melhoria no fluxo de veículos.
“Essa intervenção é mais um exemplo do compromisso da gestão do prefeito David Almeida, em proporcionar um trânsito mais seguro e acessível, beneficiando tanto os pedestres quanto os motoristas e, principalmente, garantindo uma cidade mais inclusiva para todos, trabalhamos com a meta de beneficiar todos, como determina o nosso prefeito”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, destacou as melhorias com a implantação do novo equipamento. “Este novo semáforo irá contemplar a travessia de pedestres e a passagem dos carros que, hoje, têm muita dificuldade de transpor o cruzamento. O semáforo deste cruzamento será sincronizado com o outro cruzamento da Constantinopla com a rua Goiânia, sem prejuízo à circulação, beneficiando o pedestre. Aqui, será feita a melhoria no pavimento e de acessibilidade”, explicou o diretor.
A nova intervenção faz parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura de Manaus tem adotado para melhorar a fluidez de veículos em diversos pontos da cidade.
Mais obras
Em janeiro de 2025, a prefeitura anunciou um conjunto de 19 intervenções em pontos críticos da cidade. Essas ações, desenvolvidas em parceria entre o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), têm como objetivo principal reduzir o tempo de espera nos semáforos e melhorar a fluidez do trânsito.
As intervenções viárias incluem mudanças de sentido de circulação de vias, abertura de novos retornos, alterações na sinalização vertical e horizontal, implantação de semáforos e revisão das rotas de transporte público. O objetivo é reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e otimizar o transporte público na capital amazonense.
— — —
Texto – Alisson Castro/IMMU e Rayana Coutinho/ Seminf
Fotos – Karol Silva/IMMU