Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura alerta para importância da notificação de casos de violência em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura alerta para importância da notificação de casos de violência em Manaus
Manaus

Prefeitura alerta para importância da notificação de casos de violência em Manaus

4 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Com o fim da campanha “Agosto Lilás”, instituída pelo governo federal como forma de conscientizar para o fim de todas as formas de violência contra as mulheres no Brasil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), mantém o alerta sobre a importância das notificações de casos de violência, quando identificados nas unidades de saúde.

 De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-NET/Ministério da saúde), dos 1.686 casos de violência notificados entre residentes de Manaus neste ano, 1.285 foram casos violência contra mulheres. Desse total de notificações, 968 envolveram mulheres com idade até 19 anos.

A assistente social Wanja Leal, técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, explica que a notificação de violência deve ser feita por profissionais de saúde ao identificar casos de violência, suspeitos ou confirmados, durante atendimento, preenchendo a ficha individual do Sinan e inserindo as informações no sistema nacional.

“A notificação é um instrumento para que os serviços de saúde tenham o cenário real e atualizado de casos de violência. É uma estratégia que contribui para a formulação de políticas públicas de combate à violência. Como porta de entrada na Atenção Primária, as unidades de saúde devem ficar atentas para notificar casos suspeitos e preparados para atender as demandas em saúde, com o encaminhamento quando necessário”, destaca a assistente social.

Wanja Leal esclarece que o preenchimento da ficha de notificação faz parte do fluxo de atendimento, mas que os profissionais são orientados a acolher a paciente de forma célere e privativa, em suspeita ou confirmação de casos de violência.

“É muito importante acolher e orientar a paciente de forma adequada sobre seus direitos, respeitando a vontade dela. Na unidade de saúde, é feito o atendimento com médico e enfermeiro e, quando necessário, com outros profissionais, como assistente social e psicólogo”, informa Wanja Leal.

A unidade de saúde também faz o encaminhamento para outros serviços de saúde e orienta sobre os serviços da REDE de proteção à vítima, como delegacias, Conselho Tutelar e o centro de referência de assistência social (CRAS), fazendo a comunicação aos órgãos competentes de acordo com cada situação.

“Tudo é feito de forma a sempre considerar a segurança da paciente. É essencial que ela receba as informações sobre seus direitos, os serviços de saúde disponíveis e sobre a REDE de proteção, para que possa tomar uma decisão consciente sobre o que fará a seguir”, ressalta Wanja.

Crianças e adolescentes

O maior número das notificações de violência envolve crianças e adolescentes. Entre 2024 e 2025, o Sinan/Manaus registrou 3.758 notificações de violência contra mulheres, sendo que 2.774 envolveram a faixa etária até 19 anos, com 1.181 casos entre 10 e 14 anos.

A assistente social destaca ainda que pelo fato da maioria das vítimas ser criança, adolescente e mulher jovem, é ainda mais importante garantir que os profissionais de saúde tenham conhecimento sobre o funcionamento da REDE de proteção à vítima e os fluxos que vão facilitar o acesso aos seus direitos e garantias de proteção e cuidado em saúde.

“A Semsa tem trabalhado para que os profissionais fiquem preparados para uma escuta qualificada no relato dos pacientes e sensíveis para identificar situações de risco à violência. Isso envolve também o trabalho realizado durante as visitas domiciliares nos territórios das equipes de saúde da família, que podem identificar situações suspeitas de violência”, explica Wanja Leal.

Servidor da unidade de saúde da Família (USF) Dr. Alfredo Campos, bairro Zumbi (zona Leste), o assistente social Waldemar Farias Neto conta que o setor de serviço social recebe vítimas de violência encaminhadas por outros profissionais de saúde na USF ou de forma espontânea para atendimentos sociais diversos.

No setor, relata Waldemar Neto, o acolhimento é feito informando, em primeiro lugar, que o espaço é um local seguro e confidencial, para que ela possa relatar sua situação sem preconceitos e julgamentos. 

“Aqui na USF, os principais casos identificados são a violência física, seguida violência psicológica, que muitas das vezes é velada. Na maior parte dos casos, inicia com violência psicológica ou verbal, e quando chega à unidade já se transformou em física. O profissional assistente social, após a escuta qualificada, orienta sobre os direitos da mulher, bem como encaminha e articula para a REDE apoio”, relata Waldemar Neto.

 Levantamento

A ficha de notificação inclui informações de identificação, endereço, o tipo de violência, que PODE ser física, psicológica, moral, negligência, abandono, sexual, tráfico de seres humanos, trabalho infantil, autoprovocada, tortura e violência patrimonial. Também são inseridas informações sobre se houve consequências como gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, em caso de violência sexual; os procedimentos que foram indicados para tratamentos e profilaxia; e sobre encaminhamentos que foram feitos na REDE de proteção.

Em 2025, o principal tipo de violência contra mulher notificada no Sinan – NET foi violência sexual, com 781 casos. Também houve a identificação, neste ano, de 238 notificações de violência física contra mulheres e 207 notificações de violência por negligência e abandono. Em alguns casos, a vítima sofre mais de um tipo de violência.

A chefe da Divisão de Sistemas de Informação da Semsa, Roxana Maribel Santillan, explica que a notificação no Sinan NET não é uma denúncia, sendo um instrumento para análise da vigilância epidemiológica no município.

“Nós, enquanto serviço de saúde, fazemos a notificação dos casos inserindo as informações nos Sistemas de Informação. Mas também temos a obrigação de fazer uma comunicação aos órgãos competentes, de acordo com o caso de violência. Por exemplo, em caso envolvendo uma criança, os serviços de saúde não fazem uma denúncia, mas comunicam ao Conselho Tutelar, que dará continuidade aos procedimentos necessários”, esclarece Roxana Santillan.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova medidas de proteção e segurança para cães policiais
Próximo artigo Comissão aprova programa de combate ao câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus avança na recuperação asfáltica da avenida Autaz Mirim com retorno semafórico implantado

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

15 horas atrás

Recapeamento na alameda Ivo Amazonense recupera 60 metros de via em Manaus

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026

16 horas atrás

Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS

17 horas atrás

Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025

17 horas atrás

Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais

17 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano

18 horas atrás

Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12

19 horas atrás

Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano

19 horas atrás

Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus

23 horas atrás
Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento
Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12
Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil
Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus
Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?