Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura acompanha socialização das Narrativas Docentes da Educação Infantil em unidade na zona Centro-Sul
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura acompanha socialização das Narrativas Docentes da Educação Infantil em unidade na zona Centro-Sul
Manaus

Prefeitura acompanha socialização das Narrativas Docentes da Educação Infantil em unidade na zona Centro-Sul

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Compartilhar e dialogar sobre as experiências nos Centros Municipais de educação infantil (Cmeis), da Prefeitura de Manaus, responsáveis pelo atendimento escolar das crianças de 4 e 5 anos. Com essa finalidade, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de educação (Semed) acompanhou, nesta quarta-feira, 21/6, mais um momento de socialização da ação “Narrativas Docentes na Pré-escola: Contextos investigativos realizados com as crianças da REDE municipal de Manaus”. Desta vez, na escola municipal Adelaide Tavares de Macedo, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

As Narrativas Docentes fazem parte do projeto “Documentando a Pedagogia da Infância”, que visa favorecer o entendimento à professora e ao professor de educação infantil, de que documentar na primeira etapa da educação básica é o hábito de fazer registros sobre as trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

As Divisões Distritais Zonais (DDZs) indicam os professores para compartilhar as práticas pedagógicas. Todas as narrativas escritas pelos professores da educação infantil farão parte de um e-book e, posteriormente, livro impresso. Em 2023, ocorre a segunda edição dessa ação, que reúne 32 trabalhos, conforme explica a assessora pedagógica da educação infantil da Semed, Rayanne Sampaio.

“Essas narrativas serão compartilhadas nas socializações com as professoras das escolas. Depois que se tornar um livro, outras professoras de outros lugares, até do Brasil, poderão se inspirar nos escritos dessas professoras que vem direto da prática, da realidade. Então, é o olhar do professor que está ali todos os dias sendo compartilhado. Essa é a nossa ideia, dar voz a esses professores, às ideias e criações deles nas escolas”, detalhou.

Prática pedagógica

Na escola municipal Adelaide Tavares de Macedo, a professora do 2° período, Carla Fontenele, especialista em Psicopedagogia e educação inclusiva, formada em pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveu o projeto denominado “Um olhar diferenciado, na educação infantil, sobre a deficiência”.

Durante as brincadeiras na área externa, um dos estudantes se sentiu nervoso ao presenciar outra estudante, que é autista e tem deficiência física em um dos braços, em situação de crise. A partir desse episódio, a educadora idealizou e executou o projeto, por meio da promoção de brincadeiras com materiais adaptados e em ambiente seguro, em que, alguns obstáculos vivenciados cotidianamente por pessoas com deficiência foram vivenciados pelas crianças.

A educadora utilizou um dos vídeos da turma da Mônica, que detalha sobre inclusão social. Nele, a personagem principal, Mônica, apresenta vários personagens que são crianças e têm deficiência. A estratégia empregada foi promover a reflexão sobre o respeito com as diferenças, empatia e amizade. Para isso, a educadora selecionou três personagens infantis para trabalhar alguns tipos de deficiência, como a “Dorinha”, “Luca” e “André”.

“Elaborei esse projeto para trabalhar essa questão transversal, sobre o cuidado, respeito e diferenças. Executamos o projeto durante o mês de abril, dentro da sala de aula. Trabalhamos o vídeo da turma da Mônica, em cima dos três personagens, fizemos várias atividades, para despertar nas nossas crianças que o ser diferente é normal. Agora, compartilho com a comunidade escolar essa atividade que realizei com meus alunos”, comentou.

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAJG9V

Tags:Educação BásicaEducação InfantilEstado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura intensifica serviços de recuperação asfáltica em via do conjunto Vista Bela
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recebe ‘OAB vai à Escola’ em Cime da zona Leste

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera drenagem superficial

14 horas atrás

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro Alvorada

14 horas atrás

Prefeitura avança para etapa final de recuperação de galeria

16 horas atrás

PMM leva ginástica laboral aos servidores

17 horas atrás

Conselho de Saúde cria comissão para revisão de regimento

17 horas atrás

PMM acompanha vítimas de acidente de trânsito na zona Norte

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus alerta para os riscos da obesidade infantil

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta a ‘5ª Mostra de Dança Literária’

18 horas atrás

David Almeida reinaugura USFR São Pedro na zona rural

18 horas atrás

Motociclistas: Pit Stop Educativo para Conscientização

20 horas atrás

NOTA – Acidente na av. Ephigênio Salles

21 horas atrás

Vacina antirrábica será disponibilizada no ‘Manaus Cidadã’

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus promove evento do ‘Setembro Amarelo’ com participação de 250 servidores
Iniciação científica mobiliza estudantes da Prefeitura de Manaus para eventos na Ufam
Escola da Prefeitura de Manaus da zona rural recebe projeto ‘Casinha de Livros’
Intervenção devolve fluidez e segurança à rua do Japiim
Prefeitura de Manaus leva recuperação asfáltica ao ramal do Baiano e melhora a rotina da população
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?