Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeito vai lançar programa de incentivo às construções sustentáveis em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito vai lançar programa de incentivo às construções sustentáveis em Manaus
Manaus

Prefeito vai lançar programa de incentivo às construções sustentáveis em Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Medidas eficazes e iniciativas que podem melhorar a qualidade do meio ambiente, construindo com resiliência um futuro mais sustentável, são ponto de partida da Prefeitura de Manaus para o lançamento do “Programa para a Promoção de construções Sustentáveis em Manaus e Certificação EDGE”, que acontece no dia 24, às 14h, no auditório da Águas de Manaus, na avenida André Araújo, 1.981, Aleixo, zona Centro-Sul.

O evento será apresentado pelo prefeito David Almeida, tendo ao lado o diretor-presidente do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Carlos Valente, com a parceria e presença de membros da International Finance Corporation (IFC), associado ao World Bank Group (Banco Mundial). O programa tem coordenação do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e execução do instituto.

Diante dos alertas frequentes e da magnitude das mudanças produzidas pelo aquecimento global, Manaus será uma capital indutora e incentivadora de edifícios eficientes e de baixo impacto ambiental que trazem melhores resultados para o planeta, para a sociedade e seus proprietários, transformando toda a cadeia da construção e urbanismo.

A iniciativa do prefeito David Almeida teve início no ano passado, alinhada com o objetivo de construir uma Manaus focada no futuro sustentável por meio de projetos, legislação, sistemas inovadores e integração entre governo, instituições, empresas e sociedade civil.

“Estamos desenvolvendo o projeto para a capital há cerca de um ano, começando com o IFC, trabalhando nas etapas e no compromisso com a pauta ambiental, na modelagem do sistema e na importância do programa. No dia 24, a sociedade vai tomar conhecimento dos esforços da prefeitura para preparar minutas de lei, indicadores, ajustes técnicos e de implantação para viabilizar a promoção de construções sustentáveis na capital”, explicou Carlos Valente.

Como órgão licenciador urbano municipal, o Implurb trabalha nas diretrizes do programa, incluindo tratamento diferenciado que será dado aos projetos específicos verdes. “Essas edificações terão que começar, obrigatoriamente, com um projeto que seja certificável, para que a construção seja sustentável. E isso envolve a cadeia dos arquitetos, projetistas, engenheiros, construtores, incorporadores e outros. E envolve a prefeitura, desde aspectos relacionados à tributação diferenciada quanto ao próprio licenciamento urbano dentro do Implurb”, adiantou o diretor-presidente.

construções verdes

Para fortalecer as chamadas construções verdes, a Prefeitura de Manaus integra, desde 2022, o Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das construções Sustentáveis no Brasil (PFC GB no Brasil), iniciativa da IFC, membro do Banco Mundial que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida das pessoas ao estimular o setor privado nos países em desenvolvimento.

Manaus se integra à parceria entre IFC e a Câmara Brasileira da Indústria da construção Civil (Cbic) para promover a certificação de edifícios e construções sustentáveis e fomentar práticas responsáveis no segmento.

Manaus é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes e está no coração da Amazônia. A ideia é que a capital siga na liderança desse movimento transformador, com edifícios e ambientes verdes, redução de custos, eficiência energética, uso racional da água e valorização de melhoria de vida.

Entre as ações previstas estão revisão de legislação e adequação; de processos de licenciamento; qualificação, treinamento e capacitação de equipes do Implurb, das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), para que a capital amazonense licencie construções verdes.

Responsabilidade

O programa ajudará Manaus a comunicar as virtudes de projetar e construir “edifícios verdes” e trilhar o caminho para os prédios zero carbono, além de treinar desenvolvedores e suas equipes no licenciamento e certificação. A colaboração entre o setor público e o setor privado é fundamental para transformar o mercado, ambos investindo no futuro.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Arquivo Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus impacta na criação de 35 mil empregos diretos e indiretos na construção
Próximo artigo Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

17 horas atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

17 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

1 dia atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

1 dia atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

2 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

2 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?