Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeito realiza abertura do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose e destaca combate à doença na capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito realiza abertura do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose e destaca combate à doença na capital
Manaus

Prefeito realiza abertura do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose e destaca combate à doença na capital

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta sexta-feira, 24/3, a abertura do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, e teve como objetivo promover o debate a respeito da situação epidemiológica da esporotricose humana e animal no município de Manaus, além de propor soluções para o controle da doença.

“A cidade de Manaus vai dar a atenção devida a esse problema para que ele não se alastre. Assim como nós somos, hoje, referência em saúde Básica no Brasil, nós também queremos ser referência no controle de zoonoses, principalmente com relação a esporotricose”, afirmou Almeida.

A esporotricose é uma zoonose que PODE afetar pessoas e animais, especialmente gatos, causada por fungos do gênero Sporothrix. Em animais, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele (úlceras), que não cicatrizam e se espalham rapidamente. Os sintomas iniciais em humanos são lesões similares a uma picada de inseto.

Em 2022, foram registrados 535 casos confirmados de esporotricose animal. Em relação à esporotricose humana, desde 2021, foram notificados, em Manaus, 360 casos da doença, sendo 241 no ano passado.

Devido a esse avanço no número de casos confirmados, David Almeida salientou que a gestão municipal irá acelerar as medidas de combate para erradicar a doença da capital amazonense.

“Eu tenho no meu plano de governo, seis metas com relação à causa animal e nós estamos buscando, a cada momento, avançar. Esse seminário faz exatamente isso, propõe ser o início do controle de um problema que já se alastrou. Era pontual, mas tem crescido e vai ter a atenção devida da prefeitura, com todo o apoio necessário para isso, inclusive com o fornecimento de medicamentos, para que nós possamos fazer o controle e a erradicação do problema”, enfatizou o prefeito.

Participaram do evento profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Semsa, Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Organizações Não Governamentais e instituições de ensino.

Durante o Fórum, ocorreram palestras abordando os temas “Cenário Epidemiológico da Esporotricose Humana e Animal”, “Manejo da Esporotricose Humana”, “Manejo da Esporotricose Animal, “Experiência da Semsa de Belo Horizonte” e “Legislação sobre Esporotricose”.

A secretária municipal de saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destacou a importância do evento para definir o papel das instituições públicas municipais, estaduais e de entidades de proteção aos animais.”Esse evento teve o empenho da secretária Shádia Fraxe e dos secretários Djalma (Coelho) e Nagib (Salem), que estão em Brasília, articulando ações para a melhoria dos serviços de saúde em Manaus. O fórum é um passo fundamental para que todos os envolvidos discutam responsabilidades. No final do fórum, assinaremos uma carta,  que formalizará o compromisso de enfrentarmos a doença juntos. É um problema de saúde pública que precisa do envolvimento de todos para ser resolvido”, assinalou.

Cuidados

O fungo da esporotricose PODE ser transmitido aos animais e às pessoas pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. O animal contaminado transmite a doença por meio de arranhões, mordidas ou contato com a pele lesionada.

A doença tem tratamento e, na maioria dos casos humanos e em animais, PODE ser feito com a administração de antifúngico, que deve ser receitado por médico ou veterinário. Os primeiros casos de esporotricose animal foram notificados em Manaus no final de 2020, no bairro Glória, zona Oeste, quando houve o início de uma série de ações para o controle da doença.

Após a identificação dos casos, a Semsa organizou uma série de ações para prevenção e controle, incluindo a busca ativa de casos suspeitos, elaboração de um plano de ação imediata para contenção dos casos e a orientação aos profissionais sobre os fluxos de notificação, diagnóstico, manejo clínico e vigilância epidemiológica dos casos suspeitos, e ações de educação em saúde.

— — —

Texto – Thiago Fernando/Semcom e  Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Ruan Souza/Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh) do HUGV/Ebserh
Próximo artigo Deputada Alessandra Campelo destaca impacto social do programa Crédito Rosa

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus inicia distribuição de pescado para cerca de 40 mil famílias durante Páscoa na Floresta

10 horas atrás

Conselho Municipal de Defesa do Consumidor inicia atividades com reunião que definiu regimento interno e gestão do fundo

10 horas atrás

Procon Manaus cria Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e regula fundo para políticas públicas em Manaus

10 horas atrás

Capacitação sobre boas práticas sanitárias orienta feirantes de pescado em Manaus antes da Semana Santa

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus registra 13 chamadas por chuvas em 24/3 e aciona Defesa Civil para atendimento

11 horas atrás

Megafeirão da Empregabilidade em Manaus oferece mais de duas mil vagas nesta sexta-feira 27/3

13 horas atrás

Manaus entrega segunda etapa do cemitério vertical Nossa Senhora Aparecida e amplia capacidade de sepultamentos

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus republica 13 resultados dos editais Aldir Blanc e define prazo para envio de habilitação

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em todas as zonas para ordenar o trânsito e reduzir conflitos

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga lista dos selecionados para Treinamento de Interpretação de NR com 80 vagas disponíveis

14 horas atrás

Sine Manaus oferece 326 vagas de emprego em diversas áreas nesta quarta–feira, 25/3, com atendimento das 8h às 14h

15 horas atrás

Operação Carga Pesada fiscaliza caminhões, carretas e motocicletas na avenida Rodrigo Otávio e registra 87 autuações

15 horas atrás
Manaus inaugura novo complexo esportivo Edivaldo Barreto com estrutura para esporte e convivência
Concurso Guarda Municipal de Manaus anuncia 590 vagas e cadastro de reserva com cronograma de convocações
Obra de contenção na avenida Mário Ypiranga Monteiro atinge 65% dos serviços e avança para o lado Centro-Bairro
Implurb disponibiliza atendimento por WhatsApp durante mudança para nova sede administrativa em Manaus
Prefeitura de Manaus inicia recuperação asfáltica nas ruas 8 e Campina Verde no bairro Flores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?