Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeito envia à CMM mensagem para criação do ‘Alvará de Construção Mais Fácil’ que reduz liberação do documento de 60 dias para 2 horas e de taxa em 30%
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito envia à CMM mensagem para criação do ‘Alvará de Construção Mais Fácil’ que reduz liberação do documento de 60 dias para 2 horas e de taxa em 30%
Manaus

Prefeito envia à CMM mensagem para criação do ‘Alvará de Construção Mais Fácil’ que reduz liberação do documento de 60 dias para 2 horas e de taxa em 30%

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, enviou na manhã desta quarta-feira, 23/11, à Câmara Municipal de Manaus (CMM), um projeto de lei que institui a criação do “Alvará de construção Mais Fácil”, para obras e projetos de até 750 metros quadrados, visando a desburocratização e emissão imediata e de forma on-line do documento, onde se terá um processo moderno com os recursos disponíveis da tecnologia da informação. A assinatura do documento aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

“Hoje os processos de liberação de Alvará demoram até 60 dias, com a aprovação dessa lei na Câmara, passam a ser até de 2 horas para as construções de até 750 metros quadrados, e para construções de até quatro pavimentos, causando assim redução de 30% nas taxas do Implurb, isso beneficia cerca de 52% do volume dos processos de licenciamento do Implurb, e traz uma agilidade, dando uma licença auto declaratória e depois o Implurb faz as devidas conferências e fiscalizações, com isso a gente destrava a construção civil e melhora também a condição de empregabilidade”, afirmou Almeida.

O alvará compreende a licença urbanística para a implantação de obras em Manaus e será emitida diretamente no site do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). Diretorias, gerências e equipes técnicas do instituto trabalharam na consolidação do modelo de “Alvará de construção Mais Fácil”, dentro do princípio da autodeclaração. A ação faz parte das inovações na legislação urbana da capital e na desburocratização de serviços públicos encaminhadas pelo prefeito David Almeida.

A prefeitura dá um passo importante na agilização e criação de novas ferramentas para a emissão de documentos, que vão facilitar projetos e empreendimentos da construção civil. O Implurb atua na formatação da legislação e na implementação que vai incentivar a atividade de empresas e cidadãos na área da construção civil.

“A gente tem uma estimativa de mais ou menos três meses após aprovação da lei, para colocar tudo em funcionamento, porque ainda estamos desenvolvendo o sistema, precisamos aguardar alguns ajustes que podem ocorrer na legislação que a gente propôs e depois desses ajustes nós daremos treinamentos para esses profissionais, para que eles possam entender o sistema, se identificar com o sistema e em seguida, realizar a operação”, destacou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Demoras burocráticas serão superadas com aprovações rápidas e ao se agilizar o processo de licenciamento. Entre as metas do Implurb estão a CIT Online; alvarás de construção rápidos; integração e colaboração tecnológica e virtual entre órgãos licenciadores; e investimento em procedimentos e informações simplificadas da legislação.

— — —
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAgubz

The post Prefeito envia à CMM mensagem para criação do ‘Alvará de construção Mais Fácil’ que reduz liberação do documento de 60 dias para 2 horas e de taxa em 30% appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto de alteração à Loman propõe aumento do percentual do limite de emendas impositivas ao Orçamento para 1,2%
Próximo artigo Prefeitura avança em obras emergenciais na cidade de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus alerta para possibilidade de chuvas intensas nesta quarta-feira, 8/10

12 horas atrás

Prefeitura reforça importância da prevenção do câncer de mama

17 horas atrás

Recuperação do sistema de drenagem no bairro Lírio do Vale

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária

18 horas atrás

PMM capacita para notificação de doenças do trabalho

18 horas atrás

Prefeitura reforça infraestrutura no bairro Zumbi dos Palmares 2

19 horas atrás

Sorteio nos centros de compras populares no dia 31/10

20 horas atrás

PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação

20 horas atrás

36% dos beneficiários do Bolsa Família fizeram acompanhamento

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós – Prefeitura Municipal de Manaus

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus atua em recuperação asfáltica da avenida Dublim e melhora mobilidade no bairro Planalto

20 horas atrás

Prefeitura retira de circulação micro-ônibus executivo irregular

21 horas atrás
Prefeitura de Manaus atua de forma emergencial
Uso obrigatório das credenciais em vagas especiais
Obras de infraestrutura na rua Gersoney dos Santos
David reforça saúde com 12 mil cirurgias e 6 mil exames
Becos do bairro Cachoeirinha recebem ações de infraestrutura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?