Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeito destaca investimentos para garantir dignidade aos moradores do Parque das Tribos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito destaca investimentos para garantir dignidade aos moradores do Parque das Tribos
Manaus

Prefeito destaca investimentos para garantir dignidade aos moradores do Parque das Tribos

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o intuito de garantir os direitos básicos aos moradores do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da capital, a Prefeitura de Manaus vem realizando uma série de ações no maior bairro indígena do mundo. Os serviços foram fiscalizados pelo prefeito David Almeida, na manhã desta sexta-feira, 28/4, que destacou o olhar diferenciado que a atual gestão está tendo com os povos originários da cidade.

“Aqui é a maior população indígena urbana do mundo, então, nós devemos dar atenção aos nossos povos originários. Já fizemos escola indígena, estamos fazendo uma grande UBS (unidade básica de saúde), uma das maiores de Manaus, com mais de mil e duzentos metros quadrados, porque precisamos respeitar aqueles que são os primeiros donos desta terra”, enfatizou o prefeito.

O primeiro ponto visitado foi a obra de contenção de erosão localizada na rua Sius. O serviço é gerenciado pelos técnicos da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf). O local sofreu com as fortes chuvas que atingiram a capital amazonense nos últimos meses.

David Almeida destacou que, além dessa recuperação, as equipes da prefeitura irão realizar todo o serviço de infraestrutura no local, construindo meio-fio e calçadas. A próxima etapa será a implantação de uma nova camada asfáltica quando iniciar as ações do “Pacote de Obras de Verão”.

“Aqui, são três erosões, ao mesmo tempo, que estamos recuperando. Posteriormente, faremos a interligação entre o Parque das Tribos 1 e o 2, e vamos chegar até a Cidade das Luzes. Quando o verão chegar realmente, vamos entrar para recuperar as ruas do Parque das Tribos 1, posteriormente, o 2. Vemos aqui um grande buraco, uma erosão, mas, por incrível que pareça, é uma das menores que já encontramos. Já enfrentamos problemas bem maiores do que esse e estamos recuperando com a nossa equipe da infraestrutura”, afirmou Almeida.

Logo em seguida, ao lado do subsecretário de gestão administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Nagib Salem Neto, o prefeito de Manaus acompanhou o andamento da construção da primeira UBS da comunidade.

A unidade será de porte 4, preparada para serviços gerais de prevenção e assistência à saúde. No local, serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, e outras, além de vacinação e vigilância nutricional.

Também haverá atenção à saúde materno-infantil, com assistência ao pré-natal, puerpério e climatério (menopausa) e outros serviços para crianças, adolescentes, adultos  e idosos, inclusive prevenção do câncer do colo do útero, de mama e próstata, prevenção e assistência à hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV; além de assistência ginecológica, acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PcDs); e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves).

Na área de procedimentos, a unidade vai oferecer serviços como curativos, retirada de pontos, coleta para exames de laboratório; coleta de preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial e glicemia capilar e, ainda, administração e dispensação de medicamentos.

— — —

Texto – Thiago Fernando/Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjABF7d

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior “Mutirão do Júri” do TJAM acelera pauta de julgamentos de processos que tratam de crimes contra a vida
Próximo artigo Vice-presidente do TJAM e coordenadora da COIJ reúne-se com representantes dos Conselhos Regional e Federal de Contabilidade

Mais notícias desta categoria

Manaus realiza Sabadão Lilás com exames e vacinação para prevenir câncer do colo do útero

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma falecimento de Agostinho Uchoa Salustiano aos 66 anos

2 horas atrás

Manaus amplia arborização com 13.400 mudas plantadas até 14/3 e mira 40 mil em 2026

6 horas atrás

Lançamento do Bolerão da Saudade reúne mais de 1.500 pessoas no Centro Histórico de Manaus

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia recuperação asfáltica na zona Norte com intervenções na avenida Jurunas e na rua 52

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na rua Andirá-Açu na zona Norte para melhorar mobilidade

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca mil aprovados no concurso semed 2025 e amplia quadro de educação municipal

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga resultado final dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025 no Diário Oficial

24 horas atrás

InREDE em Maceió reúne gestores e especialistas para discutir planejamento urbano e redução de desigualdades nas cidades

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus inicia planejamento do festival SouManaus 2026 para ampliar turismo, cultura e economia criativa

1 dia atrás

Ação da Semsa em Manaus realiza busca ativa e testes para tuberculose na Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga resultado preliminar do PNAB 2º Ciclo e detalha cronograma de recursos e pagamentos

1 dia atrás
Manaus amplia promoção da pesca esportiva na Pesca & Cia Trade Show em São Paulo até 14/3
Prefeitura de Manaus amplia trajeto da linha 021 para atender escola municipal no ramal do Pau-Rosa
Colisão com poste na avenida das Torres em Manaus interditou faixas e mobilizou equipes
Manaus registra alta de 47% na emissão de Habite-se e regulariza 122 mil metros quadrados no primeiro bimestre de 2026
Mulheres que Inspiram reúne mais de quatro mil mulheres em Manaus e reforça políticas públicas de proteção social
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?