Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Prefeito David Almeida lança projeto que leva arte a feiras, terminais e praças de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito David Almeida lança projeto que leva arte a feiras, terminais e praças de Manaus
Manaus

Prefeito David Almeida lança projeto que leva arte a feiras, terminais e praças de Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 8 de maio de 2025
6 Min Lidos
Compartilhar

A cidade de Manaus entra em um novo ciclo cultural com o lançamento do projeto “Arte Pela Cidade”, uma iniciativa idealizada pelo prefeito David Almeida e realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult). A proposta começa nesta sexta-feira, 9/5, espalhando música, performances e intervenções artísticas por terminais, feiras e praças, com o objetivo de aproximar a arte do cotidiano da população e valorizar a produção local.

“O projeto será desenvolvido de maio até novembro, com apresentações em estruturas menores, mas com grande impacto. Queremos levar arte, cultura, entretenimento e diversão à periferia da cidade, descentralizando a cultura e fortalecendo nossos artistas”, afirmou o prefeito David Almeida, durante o lançamento oficial realizado no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no paço da Liberdade.

Com programação gratuita e itinerante, o projeto contempla 500 artistas locais, que se apresentarão em espaços públicos por todas as zonas da cidade. A ação integra o programa “Cultura Itinerante” e busca aquecer a economia criativa, promover inclusão social e transformar o ambiente urbano em polos de convivência cultural.

Entre as novidades desta edição está a ampliação do circuito de apresentações para todas as regiões de Manaus, incluindo terminais de ônibus, feiras reformadas, mercados e áreas de lazer, além de intervenções artísticas permanentes, como a pintura de viadutos com arte urbana.

“Esse projeto nasceu da sensibilidade do prefeito, que conhece a cultura, porque é fruto de comunidade. Ele sabe que a gente precisa trabalhar, mas também precisa de alegria. E é isso que o ‘Arte Pela Cidade’ oferece: a possibilidade de um artista alegrar o dia de quem passa cansado pelo terminal ou vai comprar peixe na feira”, explicou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.

A força transformadora do projeto também se expressa nas histórias de vida que ele ajuda a revelar. É o caso da cantora amadora Ake Sakeren, descoberta em uma apresentação espontânea no Terminal 2, onde trabalhava como ambulante.

“Eu era vendedora de bombom no T2. Um dia, vi o palco sendo montado e pedi para cantar uma música. Daí, me deixaram subir. O terminal parou para me ouvir, me aplaudiu. Ali, eu entendi que eu sou capaz. O ‘Arte Pela Cidade’ é a nossa vitrine, nossa chance de sermos reconhecidos e valorizados”, contou Ake, emocionada.

A programação cultural se estenderá até novembro, com pausas em junho, durante o Festival de Parintins, e em setembro, por conta do “Sou Manaus”. E a prefeitura já prepara um novo megaevento: o Sou Manaus Passo a Paço 2025.

“Não esperem menos do que os anos anteriores. Já temos 70% do line-up fechado e vamos anunciar oficialmente as atrações em junho ou julho. Estamos batalhando patrocínios e tentando viabilizar atrações internacionais, apesar do dólar alto”, adiantou o prefeito.

O “Arte Pela Cidade” reafirma a política cultural da atual gestão: acessível, inclusiva, descentralizada e transformadora. Em Manaus, a arte ocupa as ruas — e ganha força nas mãos de quem vive dela.

O projeto também fortalece os espaços públicos que já passaram por revitalização. Feiras, mercados e praças reformadas pela prefeitura, agora, se transformam em palcos abertos de efervescência cultural.

Com uma programação itinerante, o “Arte Pela Cidade” chegará a todas as zonas de Manaus: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Centro-Sul, com o objetivo de tornar a capital uma referência nacional em cultura popular acessível, diversa e presente no dia a dia da população.

Confira a programação do primeiro fim de semana do projeto “Arte Pela Cidade”:

Sexta-feira – 9 de maio

Feira da Panair – Educandos

8h às 9h – Pammy DJ (solo)

9h15 às 10h45 – Dany Alves – Beiradão (trio)

Feira da Compensa – Compensa

8h às 9h – Ane Queiroz – Beiradão (trio)

9h15 às 10h15 – Jhonny Lemos – Diversos (trio)

Terminal 1 – Constantino Nery

16h às 17h – Fernando Sax Amazonas (solo)

17h15 às 18h15 – Kelson Freitas – DJ (solo)

Terminal 2 – Cachoeirinha

16h às 17h – Daniel – Sax (solo)

17h15 às 18h15 – DJ Tubarão (solo)

Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro

18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)

Sábado – 10 de maio

Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro

17h30 às 21h30 – Marcos Arigó (apresentador)

18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)

19h15 às 20h15 – Gabriel – Diversos (trio)

20h30 às 21h30 – Paulinho Viana – Boi (banda)

Domingo – 11 de maio

Feira Eduardo Ribeiro – Centro

9h às 10h – Renato Almeida – MPB (dupla)

10h15 às 11h15 – Kboclos – Boi (banda)

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom

Fotos – João Viana/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdqJD

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Operação especial de trânsito no Dia das Mães

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 262 vagas de emprego nesta sexta–feira, 9/5

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
Manaus

PMM encerra 1ª edição do projeto ‘Procon Manaus nos bairros’

Por Redação Informe Digital
7 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus reforça serviços de desassoreamento na capital

Por Redação Informe Digital
7 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus revitaliza canteiro central na avenida Curaçao, zona Norte

Por Redação Informe Digital
7 de maio de 2025
Manaus

PMM atua em drenagem obstruída por descarte irregular de lixo

Por Redação Informe Digital
7 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?