Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeito David Almeida lança plataforma digital para ouvir a população e planejar o futuro de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito David Almeida lança plataforma digital para ouvir a população e planejar o futuro de Manaus
Manaus

Prefeito David Almeida lança plataforma digital para ouvir a população e planejar o futuro de Manaus

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o compromisso de fortalecer a participação popular e garantir que os investimentos dos próximos anos reflitam as reais necessidades da cidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta segunda-feira, 14/4, a plataforma digital do “PPA Participativo”. Pela primeira vez na história da capital, a população poderá ajudar a decidir, de forma simples e on-line, os rumos do município para o período de 2026 a 2029.

“Estamos colocando o cidadão como protagonista das decisões estratégicas, com transparência, inclusão e responsabilidade”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a iniciativa devolve à população o direito de opinar sobre os investimentos do município nos próximos quatro anos. “Esta ferramenta do PPA Participativo vai permitir às periferias opinar: se quer uma escola nova, uma creche, infraestrutura, ônibus, moradia, UBS… Os próximos quatro anos serão decididos com base nessas informações”, destacou o chefe do Executivo municipal.

David Almeida também destacou os principais gargalos da cidade, identificados por meio de pesquisas. “O que mais se ouve em Manaus é o pedido por mais segurança. Por isso, ouvindo a população, armamos, equipamos e realizamos concurso público para a Guarda Municipal”. O prefeito também ressaltou o déficit habitacional de 52 mil moradias e a necessidade urgente de alternativas para melhorar a mobilidade urbana, lembrando que a cidade conta com mais de 975 mil veículos circulando diariamente.

Desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), a plataforma digital permite que qualquer morador participe da construção do Plano Plurianual (PPA), principal instrumento de planejamento da administração pública. A consulta pública ficará aberta até o dia 27 de abril.

Na plataforma ppaparticipativo.manaus.am.gov.br, o cidadão escolhe dois eixos estratégicos – como saúde, educação, infraestrutura ou Segurança – e seleciona duas propostas por eixo. Também é possível enviar sugestões próprias, permitindo que ideias nascidas nas comunidades cheguem diretamente ao planejamento oficial da cidade.

Além da votação digital, o PPA Participativo inclui audiências públicas e apresentações presenciais em todos os Setores Urbanos (SU) que compreendem o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. As reuniões começaram pela zona Norte, onde os moradores da Colônia Santo Antônio elogiaram a iniciativa.

O secretário da Semef, Clécio Freire, celebrou a conquista e reforçou o papel da população no processo. “Estamos lançando o PPA Participativo. Isso é importante, porque o cidadão que contribui tem o direito de escolher onde o dinheiro será investido. E isso, prefeito, é um gesto de estadista: dar voz aos menos favorecidos”.

Clécio também destacou a mudança de paradigma no planejamento público. “O planejamento sempre foi feito de cima para baixo. Agora, ele começa pela base. A população vai decidir”. Segundo ele, a plataforma é uma verdadeira revolução e fortalecerá a atuação da prefeitura ao ouvir diretamente a população.

A subsecretaria de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, reforçou a importância da participação popular. “Estamos saindo das consultas públicas restritas a auditórios para alcançar toda a cidade com uma ferramenta acessível, democrática e digital”. Ela explicou que o PPA é previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e na Lei de responsabilidade fiscal, e que a votação permitirá à população escolher quatro propostas e ainda sugerir novas ideias.

Ao final do processo, as 30 propostas mais votadas pela população serão priorizadas no planejamento municipal e divulgadas oficialmente no portal do PPA. A plataforma foi pensada para ser intuitiva, acessível e para ampliar o envolvimento popular na construção de políticas públicas.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Semcom e Anderson Farias/Semef

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC8RyJ

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Serviços de limpeza e desobstrução de tubulação no Alvorada
Próximo artigo Ageman participa de audiência pública sobre qualidade da água

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem

10 horas atrás

Prefeitura recupera pavimento no conjunto Oswaldo Frota

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto ao conjunto Viver Melhor 2

11 horas atrás

Obras de recuperação asfáltica no bairro Tancredo Neves

11 horas atrás

Prefeitura realiza recuperação asfáltica no bairro Lago Azul

11 horas atrás

Prefeitura leva vacinação antirrábica a bairros e ruas de Manaus

12 horas atrás

Prefeitura realiza interdição parcial da avenida Autaz Mirim

13 horas atrás

Prefeitura reforça segurança viária com novas sinalizações

13 horas atrás

10 mil pneus descartados irregularmente em setembro

13 horas atrás

Prefeitura avança na obra do parque Encontro das Águas

14 horas atrás

NOTA – Guarda Municipal prende suspeito de violência doméstica

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove treinamento ‘Direto ao Ponto’ com foco em estratégias digitais e inteligência artificial

15 horas atrás
PMM informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde
Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas neste sábado
Prefeitura de Manaus realiza força-tarefa
Romu promove ação social em abrigo infantil
PMM conclui obra emergencial de drenagem no Vila da Prata
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?