Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeito David Almeida lança mais de 96 mil bolsas de estudos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito David Almeida lança mais de 96 mil bolsas de estudos
Manaus

Prefeito David Almeida lança mais de 96 mil bolsas de estudos

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta quarta-feira, 7/5, os editais dos programas Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-Graduação (PBPG), que juntos somam 96.341 oportunidades de acesso gratuito ou com descontos significativos à educação de qualidade em instituições privadas da capital. A cerimônia, realizada no auditório da Casa Militar, na zona Oeste, marcou mais um capítulo no fortalecimento das políticas públicas de inclusão socioeducacional da cidade.

Durante o evento, David Almeida reafirmou o compromisso de sua gestão com a democratização do acesso ao ensino e o desenvolvimento humano. “Este é mais do que um lançamento de editais. É um marco civilizatório em prol da educação superior no nosso município. Trata-se de garantir oportunidades reais a quem mais precisa e construir, por meio da educação, uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro”, declarou.

O prefeito também fez questão de resgatar a trajetória histórica do programa de inclusão socioeducacional da prefeitura, que tem como base o pioneiro Bolsa Universidade. “O programa nasceu sob a visão estratégica de governos anteriores e continua a crescer. O que estamos fazendo é potencializar essa iniciativa, agora com um volume recorde de vagas e com parcerias cada vez mais sólidas com as instituições de ensino”, afirmou.

O subsecretário de gestão de processos da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Alexandre Santos do Carmo, enfatizou o esforço logístico e a responsabilidade da gestão em ampliar o alcance dos programas. “A estruturação desses editais representa um compromisso técnico e humano. Trabalhamos para que cada vaga chegue a quem realmente precisa, com transparência, agilidade e respeito ao cidadão”, pontuou.

Já o diretor-geral da escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Aurilex Moreira, salientou o papel da Espi como articuladora dessa transformação. “Estamos falando de políticas públicas que mudam trajetórias. A Espi tem orgulho de coordenar esse processo que abre portas, constrói pontes e reafirma que a educação é o caminho mais sólido para o desenvolvimento pessoal e coletivo”, disse.

Os programas, coordenados pela Espi e vinculados à Semad, oferecem bolsas de 50%, 75% e 100% para pessoas de baixa renda. O PBPG, voltado à especialização lato sensu, ofertará 60.320 bolsas para 185 cursos em sete Instituições de ensino Superior (IES), enquanto o PBI trará 36.021 vagas em sete idiomas, distribuídas entre 17 escolas de línguas.

A reitora do Centro Universitário Ciesa, Solange Almeida Holanda, evidenciou o papel das instituições parceiras como agentes de transformação social. “Estamos aqui não só como ofertantes de bolsas, mas como instituições comprometidas com a formação acadêmica sólida e ética. Este programa é uma aliança em torno da justiça social e do desenvolvimento humano”, garantiu.

O gestor educacional do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), Mauro Vieira, também frisou o impacto do Bolsa Idiomas. “Completamos 10 anos de parceria com a prefeitura e centenas de alunos já transformaram suas vidas com o aprendizado de uma nova língua e de uma nova visão de mundo. A língua vem acompanhada de um ecossistema cultural que abre portas e amplia horizontes”, concluiu.

Com as bolsas do programa Bolsa Universidade lançadas ainda em dezembro de 2024, a Prefeitura de Manaus atinge a marca histórica de 144.021 oportunidades de formação para este ano, reafirmando o protagonismo da capital amazonense no combate às desigualdades por meio da educação.

As inscrições para o PBPG estarão abertas de 8 a 14/5, e para o PBI, de 15 a 21/5, exclusivamente pelo site: http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Semcom

Fotos – Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdoxL

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova atendimento em Libras em órgãos públicos, concessionárias e bancos
Próximo artigo Sine Manaus oferta 312 vagas de emprego nesta quinta–feira, 8/5

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus acolhe 700 mil visitantes nos cemitérios com estrutura e celebrações no Dia de Finados

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa instabilidade temporária no site de inscrições para patinação no gelo

6 horas atrás

Sine Manaus oferta 282 vagas de emprego nesta segunda–feira, 3/11

10 horas atrás

Prefeito David Almeida inaugura decoração natalina e pista de patinação no gelo no complexo turístico Ponta Negra

20 horas atrás

Vice-prefeito Renato Junior inaugura praça Anjo da Esperança em homenagem às vítimas da Covid-19

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza via do bairro Cidade Nova com ‘Plano de Verão’

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ na zona Leste durante plantão no fim de semana

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus facilita acesso à credencial de estacionamento em ação social no Pró-Menor Dom Bosco

1 dia atrás

Ação integrada entre resulta na prisão de dois foragidos

2 dias atrás

Prefeitura encerra mês de atividades da ‘Operação Virtude’

2 dias atrás

Prefeito David Almeida apresenta pista de patinação no gelo

2 dias atrás

Prefeitura segue em obras do ‘Plano de Verão’ no bairro Japiim

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus atua na recuperação da malha viária do bairro Nova Cidade
Prefeitura de Manaus leva mais mobilidade e qualidade de vida à comunidade das Pedras
Revitalização de rede de drenagem no bairro Praça 14 de Janeiro
Despoluição visual: a transformação das cidades
Escolas municipais de Manaus encerram Saeb com a participação de mais de 34 mil estudantes
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?