Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal
Gestão EstadualGestão Municipal

Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
54108586592 46f054a503 c wG9ArP

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário Alberto de Siqueira, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizaram, nesta sexta-feira, 1º/11, a formatura de 230 guardas, alunos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal de Manaus (GMM). O evento aconteceu no auditório da sede do Poder Executivo municipal, no bairro Compensa, zona Oeste.

O curso de formação teve duração de dois meses, com início no mês de agosto, com a grade curricular composta por aulas teóricas e práticas, armamento e tiro, além do período de estágio dos candidatos. Durante o evento, houve a apresentação dos novos armamentos da GMM: carabinas e espingardas.

O prefeito de Manaus informou que os novos guardas formados devem ser nomeados até fevereiro de 2025, isso por conta de um impedimento da legislação eleitoral, que determina a nomeação de novos servidores somente três meses após a conclusão do período eleitoral. Porém, o chefe do Executivo municipal vai buscar realizar a nomeação em janeiro, logo após sua diplomação para o segundo mandato.

“Se fosse da minha vontade, na segunda-feira eles já estariam atuando, participando do Natal com a gente, mas a legislação eleitoral nos impede de fazer essa efetivação. Entretanto, vamos buscar a tese que vai beneficiar a Guarda Municipal, para que o mais rápido possível eles possam estar atuando. Se depender de mim, dia 2 de janeiro eles já estarão na ativa”, informou o prefeito.

Após serem efetivados, os 230 novos guardas municipais vão quadruplicar o número de agentes armados da Guarda Municipal, que atualmente são 60. Esse número será aumentado ainda mais até o final de 2025, pois mais 120 aprovados no concurso, do cadastro reserva, serão convocados, de acordo com o prefeito, sendo 350 novos guardas no total, com o efetivo chegando a 800. A meta do prefeito é que a Guarda Municipal tenha 1.500 agentes até o final do seu segundo mandato.

“Temos um cadastro reserva de 120, que será incorporado ainda no ano que vem. Posteriormente, nós faremos outros concursos públicos, para que a gente possa ampliar a presença da Guarda Municipal nos grandes locais de aglomeração de pessoas. Dessa forma, nós vamos estar resguardando também o transporte coletivo, dando mais segurança para a população. O investimento que a prefeitura está fazendo é a sua contribuição em segurança pública, que não é da responsabilidade da prefeitura. Porém, é dever de todos e nós estamos fazendo a nossa parte”, acrescentou o prefeito de Manaus.

O secretário Alberto de Siqueira disse que a formatura representa o encerramento de um ciclo iniciado em 2021, quando a gestão municipal iniciou a revolução da Guarda Municipal de Manaus. “São 230 novos servidores que estão sendo formados, uma formação que foi de excelência, um curso que foi bem difícil, com muitas fases. Eles merecem esta formatura de hoje, a população de Manaus merece esses servidores muito bem formados para trabalhar na rua para eles”, declarou o titular da Semseg.

Texto – Geraldo Farias / SemcomFotos – Clóvis Miranda/Semcom, Antônio Pereira/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom

   

Tags:David AlmeidaManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza reuniao de alinhamento com profissionais da Educacao Especial 2 A8caBm Prefeitura realiza reunião com profissionais da Educação Especial
Próximo artigo 54109794094 4de50acef4 k e1730479574290 fwRFyA Auxílio de R$ 3 mil a permissionários da Ponta Negra

Mais notícias desta categoria

Detran AM Pit Stop Creditos Divulgacao Detran AM 1 1024x682 1

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

4 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 173936

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

19 horas atrás
Setor primario Careiro da Vazea foto Arthur Castro Secom 3 1024x682 1

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

24 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 103533 1024x682 1

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

1 dia atrás
07038acc 7ca5 42b2 99c6 78f8256c5a51

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

2 dias atrás
CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

2 dias atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

3 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

5 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

5 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

6 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

6 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

6 dias atrás

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?