O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quinta-feira, 5/6, a abertura da campanha “É Meu por Direito”, que oferece orientação e apoio jurídico gratuito a aposentados e beneficiários do INSS que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. A ação acontece nos dias 5 e 6 de junho, das 10h às 22h, no shopping Sumaúma, zona Norte da cidade.
Idealizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a iniciativa conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e da equipe do programa ProComunal.
Durante o lançamento, David Almeida esteve ao lado do vice-prefeito Renato Junior, dialogando com os cidadãos e acompanhando de perto o atendimento às vítimas.
“Estamos aqui no shopping Sumaúma para garantir dignidade e justiça a quem trabalhou a vida inteira. Com as equipes da prefeitura, da OAB e da Defensoria Pública, estamos oferecendo orientação gratuita para as pessoas prejudicadas por descontos indevidos no INSS. Essa é uma resposta direta ao pedido do nosso amigo Valdir Corrêa e um compromisso da nossa gestão com quem mais precisa. O que é do povo, é sagrado e precisa ser respeitado”, afirmou o prefeito.
A campanha já registrou grande procura nas primeiras horas. Segundo a chefe de Divisão de Atendimento do Procon Manaus, Alessandra Coutinho, mais de 100 pessoas foram atendidas na manhã do primeiro dia, demonstrando a necessidade urgente da ação.
“Temos equipes especializadas em vários pontos do shopping, prestando atendimento jurídico, orientando sobre como recuperar os valores descontados e tirando dúvidas da população. A estrutura está pronta para acolher e orientar quem precisa”, explicou Alessandra Coutinho.
Onde e como ser atendido
Os atendimentos acontecem presencialmente no shopping Sumaúma, localizado na avenida Noel Nutels, 1.762 – Cidade Nova, zona Norte, nos dias 5 e 6 de junho, das 10h às 22h.
Para ser atendido, é necessário apresentar: Documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho Digital, OAB, Carteira do Idoso ou da Pessoa com Deficiência); CPF; Comprovante de residência; Extrato de pagamento de benefício, disponível no aplicativo “Meu INSS” ou presencialmente mediante agendamento pelo telefone 135.
A campanha “É Meu por Direito” reforça o compromisso do prefeito David Almeida com a defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC, promovendo acesso à informação, justiça e cidadania em Manaus.
— — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-prefeitura