Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeito amplia ‘Bolsa Idiomas’ para contemplar crianças a partir de 10 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito amplia ‘Bolsa Idiomas’ para contemplar crianças a partir de 10 anos
Manaus

Prefeito amplia ‘Bolsa Idiomas’ para contemplar crianças a partir de 10 anos

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou, na manhã desta quinta-feira, 13/4, a lei que garante a ampliação do Programa Bolsa Idiomas (PBI) para estudantes a partir dos 10 anos de idade, com benefícios integrais de 100% e parciais de 50% e 75% para o aprendizado de uma língua estrangeira em instituições particulares de Manaus. A ação aconteceu no auditório da sede da Secretaria Municipal de educação (Semed), localizado na avenida Maceió, Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital amazonense.

“Hoje, temos em torno de 3,5 mil inscritos no Bolsa Idiomas. Com a ampliação da faixa etária, a nossa meta é chegar a 10 mil beneficiados com essa bolsa. São sete idiomas oferecidos em 15 instituições de ensino. Isso possibilita que o filho do trabalhador da periferia possa estudar na mesma escola de idiomas particular de qualidade. Vale lembrar que, além da bolsa, todas as crianças irão receber também o material didático de graça”, enfatizou Almeida.

A alteração na legislação que instituiu o programa foi aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Antes, apenas estudantes com 16 anos ou mais poderiam pleitear as bolsas oferecidas pelo programa. Com a ampliação, o Programa Bolsa Idiomas entra em uma nova fase, alcançando um número bem maior de estudantes sem condições de arcar com os custos de um segundo idioma.

David Almeida salientou que a atual gestão municipal vem investindo na ampliação da estrutura de educação para proporcionar novas oportunidades para as futuras gerações que estão em formação. Ele revelou que espera encontrar, nos próximos anos, muitos jovens e adultos que foram beneficiados por este programa, se destacando na sociedade amazonense.

“Eu espero, quem sabe, encontrar, daqui a alguns anos, crianças que se formaram e aprenderam o segundo idioma, pessoas que estarão presentes na sociedade amazonense como os novos expoentes, que foram beneficiadas com o Bolsa Idiomas. Vamos investir, sim, na educação, para que possamos transformar os filhos dos trabalhadores da cidade de Manaus, nos melhores alunos da atenção básica e em futuros adultos com futuros brilhantes”, afirmou o prefeito.

Coordenado pela escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o PBI conta com a parceria de instituições e cursos de idiomas, na modalidade voluntária oferecendo sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

De acordo com o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, com a ampliação do benefício, as crianças terão uma maior probabilidade de entrar no mercado de trabalho no futuro.

“O prefeito David Almeida viu a necessidade. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e um idioma para essas crianças, a partir de 10 anos, é fundamental para que elas consigam ser inseridas, exercer uma profissão e adquirir conhecimentos”, afirmou Bezerra.

O Bolsa Idiomas é um dos programas de inclusão socioeducacional da prefeitura que tem, ainda, o Bolsa Universidade e o Bolsa Pós-Graduação. 

De acordo com o edital, para participar do programa o candidato deverá residir em Manaus; possuir renda familiar per capita não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.255, em valores atuais); não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público; estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar o compromisso de desenvolver atividades de contrapartida sem ônus para o município.

“Agora, vamos poder atender as nossas crianças a partir dos 10 anos. Essa oportunidade que as crianças terão de aprender outros idiomas, vai possibilitar que eles explorem novas realidades, novas fronteiras. Isso é um marco para a história da cidade de Manaus”, concluiu o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes.

— — —

Texto – Thiago Fernando/Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAzATr

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Creche da Prefeitura de Manaus realiza ‘Run Baby’ em alusão ao Dia Mundial da Saúde
Próximo artigo Vereador Raiff Matos amplia luta contra diabetes em Manaus

Mais notícias desta categoria

Unidades móveis de Saúde da Mulher da Semsa passam a atender novos endereços em Manaus com cronograma divulgado

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de resíduos no rio Negro e retira 350 toneladas durante operação

9 horas atrás

Bailinho de Carnaval no Parque Cidade da Criança reúne cerca de 800 crianças e responsáveis em Manaus

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 367 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda‑feira

12 horas atrás

Fiscalização no trânsito de Manaus durante operação Trânsito Seguro resulta em 74 autuações e remoção de veículos

12 horas atrás

Pavimentação asfáltica beneficia moradores da rua Angelina Coimbra e melhora mobilidade na comunidade Coliseu

1 dia atrás

Guarda Municipal de Manaus prende homem por tráfico de drogas no centro durante patrulhamento

1 dia atrás

Manutenção da rede de drenagem repara galeria subterrânea na rua Rio Umatumã em Manaus e reforça segurança local

2 dias atrás

Ecobarreira em Manaus retém 40 toneladas em uma semana e protege o rio Negro

2 dias atrás

Parque Encontro das Águas em Manaus avança com concretagem da oca e implantação urbana

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus remove resíduos da drenagem na rua Iemanjá e evita alagamentos no bairro Tancredo Neves

2 dias atrás

Operação Transporte Legal fiscaliza veículos individuais e complementares em Manaus e registra autuações

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus cria linha A456 e ajusta itinerários no transporte coletivo urbano
Manaus emite Certidão de Habitabilidade para regularização de imóveis e modernização do licenciamento urbano
Prefeitura de Manaus afirma não ser alvo da operação da Polícia Civil do Amazonas em 20/2
Unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus atende 215 usuários na Fundação Dr. Thomas e terá retorno para exames
IMMU anuncia esquema de trânsito com interdições e áreas de estacionamento para o Carnaboi 2026 em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?