Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pré-COP30 em Brasília reforça compromisso global por combustíveis sustentáveis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Pré-COP30 em Brasília reforça compromisso global por combustíveis sustentáveis
Nacional

Pré-COP30 em Brasília reforça compromisso global por combustíveis sustentáveis

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

15/10/2025 – 19:33  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

André Corrêa do Lago destacou que o Brasil é referência mundial em biocombustíveis

A Pré-COP30, realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de outubro, terminou com novas metas e projeções otimistas sobre a produção e o uso de combustíveis sustentáveis no mundo.

O evento foi a última grande rodada de negociações antes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

Com base em relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), Brasil, Índia, Itália e Japão anunciaram o Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis — também chamado Belém 4x — que pretende quadruplicar a produção e o uso de hidrogênio e seus derivados, biogases, biocombustíveis e combustíveis sintéticos.

O lançamento oficial está previsto para a cúpula de chefes de Estado, em Belém.

Avanços brasileiros
No Brasil, o anúncio coincide com o primeiro ano completo de vigência das leis dos combustíveis do futuro (Lei 14.993/24) e do hidrogênio de baixa emissão de carbono (Lei 14.948/24), sancionadas em outubro de 2024.

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, destacou que o país é referência mundial em biocombustíveis, desde a criação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) pela Lei 13.576/17.

“É importante ter a mais respeitada agência de energia do mundo defendendo a multiplicação dos combustíveis sustentáveis, um tema que o Brasil domina há muito tempo”, afirmou Corrêa do Lago.

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Arnaldo Jardim: leis aprovadas pelo Congresso são fundamentais para redução de combustíveis fósseis

Transição energética e economia verde
O presidente da Comissão Especial sobre Transição Energética da Câmara, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ressaltou que as leis aprovadas pelo Congresso são fundamentais para a descarbonização da economia e a redução do uso de combustíveis fósseis.

“O biodiesel substitui o diesel; o combustível sustentável de aviação (SAF) substitui o querosene; e o biobunker, o diesel marítimo, um dos mais poluentes. É o Brasil mostrando que é possível cuidar da natureza e promover o desenvolvimento”, disse o parlamentar.

Relatórios internacionais
A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) também apresentou relatório inédito sobre energias renováveis e eficiência energética.

O documento mostra que, embora a capacidade mundial de geração renovável tenha alcançado 582 GW em 2024, ainda é necessário ampliar em 1.122 GW por ano até 2030 para cumprir as metas climáticas.

A Irena recomenda investimento global anual de US$ 1,4 trilhão, mais que o dobro dos US$ 624 bilhões aplicados em 2024.

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Ana Toni avaliou positivamente a repercussão da proposta brasileira de fundo de florestas tropicais

Consensos e desafios
A diretora-executiva da COP30, Ana Toni, avaliou positivamente a repercussão internacional da proposta brasileira de criação do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que deve apoiar países na preservação de florestas nativas.

“O TFFF foi celebrado, mas também surgiram novos instrumentos econômicos para valorizar a natureza. Há consenso de que esta deve ser uma COP de implementação e soluções”, afirmou.

Segundo Ana Toni, outros consensos envolvem o reforço do multilateralismo e o avanço na adaptação às mudanças climáticas, que deve ganhar maior protagonismo sem competir com as metas de mitigação.

Ela informou que grupos de países com diferentes posições sobre financiamento climático já estão em mesas conjuntas de negociação, preparando propostas para a cúpula de 6 e 7 de novembro, em Belém.

“Só um país saiu do Acordo de Paris, o que mostra que os demais seguem comprometidos com o regime global climático”, completou.

Atuação da Câmara
Além de promover audiências públicas em diversas comissões temáticas, a Câmara dos Deputados mantém uma subcomissão permanente de acompanhamento da COP30, presidida pela deputada Duda Salabert (PDT-MG). O grupo monitora os preparativos para o evento e discute as contribuições do Parlamento brasileiro para o debate climático internacional.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza intervenção emergencial na rua Luiz Antony
Próximo artigo Deputado detalha plano para aproximar a Câmara dos cidadãos em todo o Brasil

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova isenção tributária para produtores de cogumelos

2 horas atrás

Comissão de Segurança Pública aprova regras para buscas e abordagens policiais

2 horas atrás

Cancelada reunião de hoje do Conselho de Ética

2 horas atrás

Conselho de Ética analisa novos processos contra deputados

4 horas atrás

Câmara aprova reajuste para servidores do Poder Judiciário

14 horas atrás

Aprovado texto-base de projeto que regulamenta tributo para serviços de streaming

15 horas atrás

Projeto garante acessibilidade no transporte aéreo

16 horas atrás

Comissão aprova concurso obrigatório na PF e Polícias Civis quando vagas superarem 5% do efetivo

16 horas atrás

Motta diz que aumento da licença-paternidade é uma conquista de pais, mães e crianças

17 horas atrás

Comissão aprova redistribuição de verba de loteria para incluir Comitê Brasileiro de Clubes

17 horas atrás

Câmara aprova projeto que aumenta gradualmente para 20 dias a licença-paternidade

17 horas atrás

Câmara aprova projeto que aumenta gradualmente para 20 dias a licença-paternidade; acompanhe

17 horas atrás
Comissão aprova proposta que permite confisco de dinheiro do crime incorporado a empresas
Presidente da Comissão de Relações Exteriores critica terceira ausência de Lewandowski em debate
Manejo do Fogo: governo detalha na Câmara nova política focada em prevenção
Câmara instala comissão que vai analisar PEC sobre recursos do Fundo de Participação dos Municípios
Frente parlamentar realiza Congresso Internacional de Óptica e Optometria
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?