Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Por poluição sonora e outros riscos à saúde pública, uso de fogos de artifício em Eirunepé tem restrição recomendada pelo MP do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Por poluição sonora e outros riscos à saúde pública, uso de fogos de artifício em Eirunepé tem restrição recomendada pelo MP do Amazonas
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Por poluição sonora e outros riscos à saúde pública, uso de fogos de artifício em Eirunepé tem restrição recomendada pelo MP do Amazonas

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Sexta, 30 Agosto 2024 16:12

A medida destaca os danos que a poluição sonora PODE causar à saúde pública, incluindo estresse, perturbação do ritmo biológico, perda auditiva e outros problemas de saúde

…Para garantir a proteção de grupos vulneráveis, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) emitiu uma recomendação aos partidos políticos e candidatos das eleições municipais de 2024 em Eirunepé, restringindo o uso de fogos de artifício com estampido (sons explosivos) durante a campanha. A ação, conduzida pela promotoria de justiça do município, busca minimizar os impactos negativos desses artefatos sobre crianças, idosos, pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) e animais.

O documento estabelece um limite máximo de 85 decibéis (dB) para sons produzidos em eventos eleitorais, sejam eles públicos ou privados. Fundamentada na Constituição Federal, na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e em normas de proteção ao meio ambiente e ao bem-estar da população, a medida destaca os danos que a poluição sonora PODE causar à saúde pública, incluindo estresse, perturbação do ritmo biológico, perda auditiva e outros problemas de saúde.

O promotor de justiça Yury Dutra da Silva, autor da recomendação, afirmou haver estudos indicando que a exposição a ruídos acima de 70 decibéis PODE gerar estresse degenerativo, afetando a saúde mental e aumentando o risco de infartos e infecções. Ele acrescentou que os fogos de artifício com estampido representam um risco significativo à integridade física e mental de grupos vulneráveis, além de contribuir para a poluição sonora.

“Diversos estados e cidades, incluindo grandes capitais, já aprovaram leis proibitivas contra o uso desses fogos. O perigo à segurança pública, ao trânsito e até mesmo às pessoas que manipulam esses dispositivos confirma a necessidade de mudar esse paradigma em prol da paz e segurança comunitária”, afirmou o promotor.

A recomendação também considera a necessidade de garantir um processo eleitoral seguro e respeitoso. O uso de fogos de artifício em propagandas eleitorais PODE violar as normas de conduta estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe propagandas que perturbem o sossego público.

O MPAM orienta que partidos e candidatos evitem o uso de fogos de artifício com estampido e qualquer propaganda que exceda 85 dB. A recomendação se aplica também ao uso de caixas de som, veículos de propaganda e outros instrumentos sonoros durante a campanha. Além disso, foi destacada a importância de proteger candidatas mulheres contra propagandas que possam prejudicar sua imagem ou estimular a discriminação de gênero, configurando violência política.

A ampla divulgação desta recomendação foi determinada para garantir que toda a comunidade de Eirunepé esteja ciente das novas regras. As autoridades locais, como a polícia Militar e a polícia Civil, foram autorizadas a fiscalizar o cumprimento das orientações, atuando na prevenção de infrações que comprometam o sossego público e a integridade do processo eleitoral. Partidos e candidatos que desrespeitarem as orientações poderão ser responsabilizados por propaganda ilícita ou até mesmo por crime, dependendo da gravidade da infração.

Texto: Polly RodriguesFoto: Freepik

   

Tags:EirunepéEleiçõesEstado do Amazonasmeio ambientePolíciaPolícia CivilPolícia MilitarSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NOTA CMM  – CONCURSO PÚBLICO
Próximo artigo Frigorífico é multado em mais de R$ 110 mil por falta de licenciamento, em Manacapuru

Mais notícias desta categoria

Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades

3 dias atrás

FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade

3 dias atrás

Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico

3 dias atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto

4 dias atrás

Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum

4 dias atrás

Agosto Lilás: Conscientização em Manaus

4 dias atrás

Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024

4 dias atrás

Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus

4 dias atrás

Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais

4 dias atrás

Educa Nise: 105 escolas e conscientização sobre bullying

5 dias atrás

Residencial Carlos Braga – Novo lar em Manaus

5 dias atrás

Cenografia: Formação Gratuita e Prática em Manaus

5 dias atrás
Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco
Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus
Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas
Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres
Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?