Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: População recebe orientações para Junho Violeta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > População recebe orientações para Junho Violeta
Manaus

População recebe orientações para Junho Violeta

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

No “Junho Violeta”, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, os números do agravo no Brasil chamam a atenção, com o registro de mais de 960 mil violações em 2024, segundo o painel de dados da Ouvidoria Nacional de direitos humanos (ONDH). A Prefeitura de Manaus integra a mobilização nacional promovendo, ao longo deste mês, o reforço nas ações de educação e orientação sobre direitos da pessoa idosa nas unidades da Secretaria Municipal de saúde (Semsa).

As ações do “Junho Violeta” da Semsa abrangem unidades de toda a REDE municipal de saúde, com a realização de palestras e rodas de conversa para usuários nas salas de espera. Nas atividades, as equipes de saúde abordam os direitos elencados no Estatuto da Pessoa Idosa, os tipos de violência contra essa população, os canais de denúncia de violações, entre outros temas.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, relata que as ações de conscientização ocorrem o ano inteiro nas unidades, sendo intensificadas no “Junho Violeta”, quando se celebra o Dia Mundial de Combate à violência contra a Pessoa idosa, no dia 15. Além de chamar a atenção para o problema, ela aponta que as atividades reforçam o papel ativo da população na prevenção e enfrentamento dos abusos contra pessoas idosas.

“Quando a população toma conhecimento dos meios de denúncia, ela sabe como se direcionar para relatar situações como negligência e maus-tratos, por isso ficamos muito satisfeitos em fazer esse trabalho de orientação e divulgação dos canais de comunicação”, afirma.

Eliny assinala que algumas atividades vão além das salas de espera das unidades de saúde, chegando a escolas, centros de referência de assistência social (CRAS) e outros espaços. “Buscamos falar com todos os públicos, inclusive crianças e adolescentes, para que eles entendam a importância de respeitar e valorizar os idosos em seu círculo familiar, e possam levar esse aprendizado para o resto da vida”, explica.

Atividades

A programação do “Junho Violeta” alcança unidades dos cinco Distritos de saúde (Disas) da Semsa. A coordenadora distrital e apoio técnico da pasta de saúde da Pessoa Idosa do Disa Rural, Karla Lima, relata que a agenda compreende nove Unidades de saúde da Família (USFs), sendo quatro na zona rural terrestre e três na ribeirinha, além de duas USFs fluviais, e 23 unidades de apoio rural nas calhas dos rios Negro e Amazonas, que contam com agentes comunitários de saúde (ACSs).

“Além das ações nas unidades, trabalhamos a comunidade escolar e associações de comunitários, e também de forma familiar e individual, nas visitas de ACSs. Tem sido uma boa troca, os usuários prestam atenção e contam que eles mesmos já denunciaram casos de abuso”, relata a gestora, que estima atingir em torno de 500 pessoas nas ações até o final deste mês.

No Disa Oeste, conforme a técnica responsável pelos programas de saúde Indígena e saúde do Idoso no distrito, Graciete Carvalho, foram realizadas 28 ações do “Junho Violeta” até a última semana. Aí se incluem palestras nas salas de espera, rodas de conversa com grupos de idosos e entrega de folders nas casas para sensibilização de pessoas idosas e seus familiares. Ao mesmo tempo, ela assinala, as equipes têm ficado atentas a situações de violação de direitos dos usuários idosos.

“Nesse período foram realizadas quatro notificações de negligência, tendo como vítimas idosos que moram sozinhos, ou que são deixados sozinhos e que deveriam ter um familiar prestando cuidado e garantindo seu comparecimento nas consultas e exames”, conta.

Graciete avalia que as atividades já alcançaram mais de 500 usuários da REDE de atenção primária no distrito. “O público tem aceitado bem as ações”, observa.

Violências

A violência contra a pessoa idosa, observa Eliny Rocha, não se resume a ações, mas abrange também omissões que causem dor ou sofrimento a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nesse conceito se incluem o abandono, a negligência e a violência física e psicológica, bem como outros tipos, como a violência institucional, que ocorre quando a pessoa idosa se depara com situações como exclusão e assédio moral em instituições públicas ou privadas.

Outra forma de violência, aponta Eliny, é a discriminação pela idade, que PODE ocorrer até de forma sutil e pervasiva no dia a dia. É o caso, ela exemplifica, do familiar que brinca dizendo, “A senhora é idosa, não manda mais”, ou “O senhor é idoso, não precisa mais estudar”.

“Esse é um tipo de violência velada, que acaba entrando no senso comum e as pessoas acham que é até algo normal. E não é normal, porque também impacta na vida dessa pessoa idosa”, conclui.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida confirma entrega do complexo viário Rei Pelé nesta quarta-feira, 25/6
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 189 vagas de emprego para esta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods

16 horas atrás

Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas

17 horas atrás

‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana

18 horas atrás

Prefeitura mobiliza 500 servidores e oferece programação religiosa e cultural nos campos santos da capital neste domingo

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Abrasel-AM firmam parceria para fortalecer a gastronomia no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza edição especial do ‘Bolerão no Parque’ em homenagem ao Dia dos Pais

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mobiliza a população sobre a importância do descarte correto de lixo

1 dia atrás

Feirão ‘Negocia Manaus’ da prefeitura encerra segunda edição com mais de 900 acordos para quitação de dívidas

2 dias atrás

Ação inédita da Educação Especial no rio Negro

2 dias atrás

Primeira semana do ‘Mutirão no Bairro’ no Centro tem 74 notificações e duas multas aplicadas para desocupar calçadas

2 dias atrás

Maria Clara & JP são atração infantil do ‘#SouManaus 2025’

2 dias atrás
Interdição temporária no cruzamento da Autaz Mirim com a Itajubá
Operação ‘Mutirão no Bairro’ na avenida Epaminondas
Prefeitura realiza mais de 200 ações de sinalização em três dias e reforça segurança no trânsito de Manaus
Prefeitura de Manaus participa de congresso de engenharia tratando de ‘Desenvolvimento Urbano Integrado’
Prefeitura de Manaus realiza pavimentação em vicinal do ramal Rio Branquinho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?