Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 18 de fevereiro de 2025
6 Min Lidos
Compartilhar

A população da cidade de Manaus contribui com o aprimoramento dos serviços prestados pela administração municipal. Essa participação é incentivada pela Prefeitura de Manaus, por meio da atuação da Ouvidoria-Geral, órgão integrante da Controladoria-Geral do Município.

Para o ouvidor-geral do município, Wallace Oliveira, é importante que a prefeitura tenha um contato mais próximo com o cidadão.

“A Ouvidoria tem uma importância fundamental no relacionamento institucional com a comunidade, com o cidadão, e é uma determinação do prefeito David Almeida que esse relacionamento se consolide e cada vez mais seja estreitado, sem nenhuma dificuldade de encaminhamento”, pontuou.

A Ouvidoria-Geral é o órgão central do Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv). A Prefeitura de Manaus aderiu à Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, o “Fala.BR”, criada e desenvolvida pela Controladoria-Geral da União e de uso gratuito. Por intermédio desse canal, cada ouvidoria da atual gestão municipal, receberá pedidos de acesso à informação, elogios, reclamações, sugestões e denúncias. 

O objetivo desse formato é aproximar o cidadão da gestão municipal, proporcionando que ele participe das ações por meio das suas manifestações, que podem ser feitas eletronicamente no “Fala.BR” e de forma presencial no órgão central, ouvidorias setoriais ou seccionais.

“O Sismouv, junto com o ‘Fala.BR’, são as ferramentas disponibilizadas para que haja esse relacionamento. O contribuinte, por intermédio desses canais, tem uma efetiva comunicação com os ouvidores, para relatar todas as necessidades existentes, e dessa forma, sejam ‘planilhadas’, encaminhadas e acompanhadas no seu processo de resolutividade”, explica o ouvidor-geral.

Como órgão central, a Ouvidoria-Geral do Município recebe todas as manifestações enviadas pelos cidadãos, e por meio desse monitoramento, mapeia as principais demandas da cidade, realizando o encaminhamento aos órgãos competentes para resolução dessas demandas. Esses dados compõem relatórios, com indicadores, índices de resolutividade, que são enviados à Controladoria-Geral do Município para publicação no Portal da Transparência da prefeitura.

O ouvidor-geral da prefeitura ainda comenta a importância de ter o cidadão mais próximo da gestão, como forma de ter conhecimento dos pontos que precisam ser melhorados e atendidos com a urgência necessária às manifestações da cidade. 

“É nosso pensamento, entregar informativos ao usuário, fazer campanhas publicitárias e educativas sobre a importância desse relacionamento do cidadão com a Ouvidoria. Então, hoje a Ouvidoria da prefeitura tem uma missão grandiosa de intermediar e efetivamente buscar a resolutividade de todas as demandas pelos órgãos competentes”, explicou.

Ouvidoria Itinerante

O titular da Ouvidoria destaca outra meta da Prefeitura de Manaus: consolidar o projeto da Ouvidoria Itinerante, quando a administração municipal levará aos bairros e comunidades os serviços de ouvidoria, para ter contato direto com o cidadão e acolher as suas manifestações.

“Um dos pontos que serão trabalhados de forma efetiva é a implantação da Ouvidoria Itinerante, que leva a prefeitura até o cidadão, até o comunitário, dessa forma, estabelecendo uma comunicabilidade mais efetiva e rápida, como determina o prefeito David, que está sensível a todo o processo de resolutividade”, destacou.

Serviços

Para atendimento presencial, o cidadão pode se dirigir à sede da Prefeitura de Manaus e procurar a Ouvidoria-Geral, que acolhe a manifestação, registra no ‘Fala.BR’ e encaminha ao órgão competente para resposta, com prazo legal de 30 dias, prorrogável uma única vez pelo mesmo período, enquanto busca a resolução da demanda pelo órgão destinatário. O cidadão pode acompanhar suas manifestações pelo número de protocolo gerado no “Fala.BR” e aguardar sua resposta por e-mail, SMS e outros.

Há também a opção de procurar a ouvidoria específica referente à demanda apresentada; nesse caso o atendimento é realizado pelo ouvidor, setorial ou seccional, da pasta da administração municipal procurada pelo usuário, que realizará o registro da manifestação no “Fala.BR” e orientará sobre o acompanhamento e resposta à sua demanda.

A prefeitura também disponibiliza em seu site, o “Manual de Procedimentos de Ouvidoria em Manaus”, além da carta de serviços ao usuário referente a cada pasta da administração municipal. No manual de ouvidoria, o usuário terá conhecimento de todos os profissionais envolvidos nos serviços de ouvidoria, a estrutura do Sistema Municipal de Ouvidorias, funcionamento e procedimentos; as cartas de serviços mostram ao cidadão todos os serviços oferecidos pelos órgãos do município.

O cidadão pode consultar o endereço das ouvidorias que fazem parte do Sismouv, e-mails, telefones para contatos, o manual de procedimentos de ouvidoria, as cartas de serviço e cadastro de manifestação no “Fala.BR”, no site da Prefeitura de Manaus, pelo link: https://www.manaus.am.gov.br/cgm/ouvidoria/ .

— — —

Texto e fotos – Oliveira Junior / CGM

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

PMM realiza 1ª edição do ‘Trilhas e Diálogos de Creches’ de 2025

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de limpeza na Compensa

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025

Obra no porto da Manaus Moderna melhora calçamento da orla e reforça cuidado da prefeitura com o Centro

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus confirma apoio à ‘3ª Expo-Mulher 2025’ com realização em junho

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025
Manaus

PMM promove treinamento em hanseníase para Seap

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas

Por Redação Informe Digital
22 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?