Representantes de Pontos de Cultura da capital e do interior avançaram na elaboração de um regimento para o Fórum Estadual.
Na segunda-feira (26/01), durante o último dia do Pré-Fórum Cultura Viva, representantes de Pontos de Cultura do Amazonas se reuniram para continuar os debates sobre o Plano Nacional Cultura Viva e justiça Climática e construir coletivamente o regimento interno do Fórum Estadual. As atividades integraram a programação da 1ª Teia Estadual de Cultura Viva e reuniram participantes da capital e do interior, fortalecendo o diálogo territorial.
construção do regimento e representação
Ao longo do dia, os presentes avançaram na leitura, discussão e elaboração do regimento interno, documento que irá orientar a organização, a representação e o funcionamento do Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Amazonas nos próximos anos. O processo decorre da preparação iniciada durante o Pré-Fórum, etapa prevista para a escuta dos territórios.
De acordo com Lydia Lucia, Representante Estadual da REDE Nacional de Pontos de Cultura, o momento marca uma definição sobre representatividade. “Nós estamos discutindo qual é a cara que nós queremos dar da nossa representatividade, escolhendo o formato e a maneira como queremos ser tratados e vistos pelo território. É um dia muito importante, porque esse regimento vai orientar como nós vamos nos organizar daqui para frente, sempre com participação democrática”, explicou.
feira cultural e CineTeia
Paralelamente aos debates, a programação incluiu uma feira cultural com iniciativas de economia criativa dos Pontos de Cultura, com produtos como alimentos desidratados, perfumaria artesanal e artesanato. O evento também contou com o CineTeia, espaço dedicado à exibição de produções audiovisuais realizadas por grupos e coletivos populares, evidenciando diversidade de narrativas e linguagens presentes no Amazonas.
Participação dos territórios e comunidades tradicionais
A presença de representantes de comunidades indígenas, negras, ribeirinhas e tradicionais esteve presente nas discussões sobre cultura, identidade e ambiente. Segundo Rodrigo Lima, do Ponto de Cultura Instituto Amazônia Livre, o fórum reforça a articulação entre cultura e preservação ambiental. “Esse encontro reúne Pontos de Cultura com diferentes formas de atuação e mostra que a cultura amazônica se consolida com a participação indígena, negra, ribeirinha e das comunidades tradicionais. Estamos aqui para construir um consenso sobre o regimento que vai orientar as atividades do Fórum nos próximos anos”, afirmou.
Karollen Lima, do Ponto de Cultura Cocada Baré, ressaltou que a construção do regimento considerou as diferentes realidades do estado. “As demandas do interior são diferentes das da capital, e esse espaço de diálogo é fundamental para adequar o regimento à nossa realidade local, garantindo uma construção democrática para todos os Pontos de Cultura do Amazonas”, destacou.
Próxima etapa: abertura da 1ª Teia Amazonas
A sequência da programação prevê a abertura oficial da 1ª Teia Amazonas nesta terça-feira (27/01). A solenidade terá início às 16h, no Palacete Provincial, e contará com a presença do secretário de Estado de Cultura e economia criativa, Caio André; da secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg; e da representante estadual da REDE Nacional de Pontos de Cultura, Lydia Lucia.
Assuntos nesse artigo:
#pontosdecultura, #preforumculturaviva, #teiaamazonas, #regimentointerno, #planonacionalculturavivaejusticaclimatica, #culturaviva, #economiacriativa, #cineteia, #amazonas, #lydialucia, #rodrigolima, #karollenlima, #caioandre, #marciarollemberg, #feiracultural, #comunidadestradicionais, #identidadecultural, #preservacaoambiental, #artesanato, #audiovisual


