Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Políticos e pesquisadores divergem sobre separar presos ligados a facções em presídios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Políticos e pesquisadores divergem sobre separar presos ligados a facções em presídios
Nacional

Políticos e pesquisadores divergem sobre separar presos ligados a facções em presídios

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

28/10/2025 – 17:23  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Debate foi realizado a pedido do deputado Capitão Alden

A prática de separar presos ligados a facções criminosas dentro do sistema prisional brasileiro gerou divergências nesta terça-feira (28) em audiência pública na Câmara dos Deputados.

O deputado Capitão Alden (PL-BA), que propôs o debate na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, disse que um em cada três presídios do país separa presos conforme a facção criminosa a que pertencem.

“Essa medida não tem respaldo na Lei de Execução Penal e se tornou comum sob a justificativa de evitar conflitos”, observou Alden. “Na prática, isso fortalece as facções e permite que presos ampliem o poder de organização, transformando os presídios em escritórios do crime”, disse.

Alden citou exemplos de outros países, como Itália, Reino Unido e Estados Unidos, que adotam isolamento rigoroso de presos ou dispersão baseada em critérios objetivos. Ele defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que proíbe a separação de presos por facção criminosa (PL 1491/25).

O governador Ronaldo Caiado apresentou o modelo de Goiás, que combina investimentos em infraestrutura e na polícia Penal. O estado optou por isolar apenas os líderes de facções, chamados de “batizados” (aqueles oficialmente ligados ao grupo). Esses presos não têm direito a visita íntima, e suas conversas com advogados são gravadas.

“Para presos que desejam realmente ser reinseridos na sociedade, nossas penitenciárias, em parceria com a iniciativa privada, instalaram oficinas mecânicas, de construção civil, confecções, marcenarias, enfim, várias áreas voltadas à ressocialização”, disse. “Já os faccionados são 100% isolados e não têm meio algum para continuar determinando regras”, concluiu.

A pesquisadora Camila Dias, da Universidade Federal do ABC, que estuda o sistema prisional há mais de 20 anos, afirmou que a separação por facções ocorre por falta de estrutura do Estado. Ela reconhece que a medida reduz tensões e facilita o controle imediato, mas alerta que reforça o poder e a identidade dos grupos criminosos, estimulando novas adesões. Para ela, o País precisa oferecer alternativas reais aos presos, enfrentado de forma estrutural o problema.

“A maioria dos presos quer trabalhar, mas há poucas oportunidades. O Estado deve oferecer alternativas, como educação e formação profissional, para que esses jovens encontrem orgulho e respeito fora do crime”, disse.

Também pesquisador, Murillo de Lima, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fez um alerta diferente: a proibição total da separação de presos por facção favorece a consolidação de uma facção dominante, que rivaliza com o próprio Estado.

“Minha única preocupação com relação a proibir a separação de facções nos presídios é fazer isso sem critérios, colocando todo mundo junto e permitindo que o crime consiga expor sua fundamentação e sua ideologia”, disse.

Antônio Glautter Morais, diretor de Inteligência Penal do Ministério da justiça e Segurança Pública, lembrou que, apesar de a regra geral no Brasil ser separar presos por facção, Goiás e Espírito Santo são exemplos de estados que não fazem essa separação, mantendo a massa carcerária mista e separando apenas lideranças.

Ele enfatizou que o sistema penitenciário federal prioriza o isolamento e monitoramento de lideranças criminosas, evitando alianças entre facções e entre criminosos nacionais e estrangeiros. Por fim, afirmou que qualquer mudança na política de separação depende da valorização do policial penal, com capacitação e melhores condições de trabalho.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura inicia seletiva para Residência em Medicina de Família
Próximo artigo Cigás inicia nova frente de obras na avenida José Henrique Bentes, no bairro Monte das Oliveiras

Mais notícias desta categoria

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

1 dia atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

1 dia atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

1 dia atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

1 dia atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

1 dia atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

1 dia atrás

Projeto estabelece horário para cumprimento de mandados de busca e apreensão

1 dia atrás

Deputado defende proibição de armas para pessoas sob medida protetiva; veja a entrevista

1 dia atrás

Comissão debate inclusão de hidrovias da Amazônia no Programa Nacional de Desestatização

1 dia atrás

Deputado defende que governo aproveite bens de alto valor apreendidos do garimpo ilegal; assista

1 dia atrás

Projeto aumenta punição para motorista que coloca em risco a segurança das pessoas

1 dia atrás

Projeto permite prisão preventiva em caso de violência doméstica sem medida protetiva prévia

1 dia atrás
Blogs usam imagem de Paula Litaiff na COP-30 ao lado de investigada, e jornalista fala em tentativa de intimidação
Proposta aumenta penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo
Projeto permite rescindir sentença baseada em lei inexistente
Projeto cria política de assistência jurídica obrigatória para vítimas vulneráveis
Projeto limita execução extrajudicial e protege imóvel produtivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?