No mês em que o Brasil celebra a saída do Mapa da fome, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e cidadania (Semasc), destaca e reforça o trabalho voltado para segurança alimentar que têm contribuído diretamente para esse avanço histórico, com 4 milhões de refeições servidas de forma gratuita à população. A saída do Brasil do Mapa da fome se deu a partir da média entre os anos de 2022, 2023 e 2024, quando menos de 2,5% da população brasileira esteve em risco de subnutrição ou com acesso insuficiente à alimentação.
Em Manaus, a Semasc tem atuado diariamente com ações voltadas à segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o município conta com 12 unidades do programa “Prato do Povo”, que oferecem refeições gratuitas e estão distribuídas por todas as zonas da cidade. Além disso, há cinco “Cozinhas Comunitárias” e um “Restaurante Popular”, este último oferecendo refeições a preço simbólico.
O secretário da Semasc, Saullo Vianna, enfatiza o compromisso com a segurança alimentar por meio de programas voltados à população em situação de vulnerabilidade.
“A saída do Brasil do Mapa da fome é uma conquista histórica, e aqui em Manaus nós estamos fazendo a nossa parte para que esse resultado seja permanente. Por meio do programa ‘Manaus por Você’, vamos fortalecer ações como o ‘Prato do Povo’ e as ‘Cozinhas Comunitárias’, além da criação do ‘Banco de Alimentos’ da capital, que vai receber doações de feiras e mercados para garantir mais segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade”, afirma o secretário.
Com 12 unidades espalhadas por todas as zonas da cidade, o “Prato do Povo” oferece diariamente 12 mil refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Além da oferta de alimentação, as unidades também promovem ações de educação nutricional, orientando os usuários sobre hábitos alimentares saudáveis e o direito à alimentação adequada.
As “Cozinhas Comunitárias” têm como objetivo contribuir para a redução da vulnerabilidade social e da insegurança alimentar e nutricional em diversas áreas da cidade. Com cinco unidades em funcionamento, o serviço oferece refeições nos cinco dias úteis da semana, seguindo um cardápio balanceado e orientado por nutricionistas. Os usuários são acompanhados, periodicamente, com foco na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida, até que atinjam níveis satisfatórios de nutrição.
Os “Restaurantes Populares” são voltados à oferta de refeições saudáveis, balanceadas e acessíveis. Com valor simbólico de R$ 1, atendem principalmente trabalhadores urbanos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, assegurando o direito humano à alimentação adequada. O serviço também contribui para a redução da insegurança alimentar e para a melhoria da qualidade de vida, com cardápios elaborados por nutricionistas, garantindo refeições nutritivas e adequadas às necessidades da população.

— — —
Texto – Syrrames Nobre/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc