O Núcleo Especializado em Capacitação, Educação e Conscientização para o Trânsito do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, desde o início do mês de setembro até esta quinta-feira (24/09), realizou ação especial em alusão à Semana Nacional de Trânsito (SNT). A atividade compreendeu visitas a bares, orientações a condutores, palestras e simulações de resgate. As ações aconteceram em diversas zonas da capital.
Os policiais e agentes de trânsito, no dia 4 deste mês, visitaram alguns bares da zona centro sul da cidade e repassaram informações aos frequentadores sobre bebida alcoólica e direção veicular. Já nos dias 5, 6 e 7, o BPTran atuou de forma efetiva nas rodovias AM 010 e AM 070, trabalhando a conscientização da direção segura e responsável, através da distribuição de panfletos informativos com dicas para uma viagem segura.
No dia 18, com o apoio da fábrica Yamaha Manaus, concessionárias e com a participação de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), “Anjos da Vida”, foi realizada uma ação de cidadania na área da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Na oportunidade, foram abordadas dicas sobre pontos cegos de carros aos motociclistas a fim de evitar acidentes no trânsito. Também foram repassadas instruções sobre primeiros socorros, em caso de vítima de trânsito, com procedimentos a serem evitados.
E finalizando, no dia 24, os alunos formandos do terceiro ano do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) VI, localizado do Conjunto Viver Melhor, zona norte, assistiram a uma palestra sobre o processo de retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Eles também foram orientados sobre abordagem com a utilização de Etilômetro e direção defensiva.
Além disso, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) realizou simulação de resgate com vítima de acidente de trânsito presa nas ferragens, fazendo a demonstração dos primeiros socorros e esclarecendo acerca dos procedimentos a serem adotados para a sinalização do local do acidente.
A Companhia de Motocicletas Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam Motos) instruiu sobre os procedimentos de uma abordagem policial e o comportamento durante a ocasião.