Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Polícia Militar do Amazonas forma oficiais que vão operar como gerenciadores de crise em ocorrências complexas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Polícia Militar do Amazonas forma oficiais que vão operar como gerenciadores de crise em ocorrências complexas
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas forma oficiais que vão operar como gerenciadores de crise em ocorrências complexas

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Curso teve carga horária de 120 horas e contou com simulação de cenários de risco

Foto: Vicente Silva / PMAM

Um grupo de 30 oficiais da polícia Militar do Amazonas (PMAM) concluiu a o Curso de Gerenciamento de Crises 2025 da Companhia de Operações Especiais (COE), encerrado na manhã desta terça-feira (26/02), na sede da COE, localizada na avenida Torquato Tapajós, zona norte.

A capacitação, que iniciou no dia 3 de fevereiro, teve como objetivo preparar os policiais militares para atuarem de forma técnica, eficiente e segura em ocorrências de alta complexidade, com foco na tomada de decisões estratégicas durante situações críticas.

O curso contou com carga horária de 120 horas e formou os policiais militares para atuarem como gerenciadores em ocorrências e eventos de crise. Entre os instrutores do curso estavam policiais militares em posição e comando na PMAM e representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), com formação em cursos de gerenciamento de crise em outros estados, como São Paulo.

O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, foi o instrutor da aula inaugural e participou da formação de gerenciamento de crises dos oficiais. “Esse é um curso importante para a polícia Militar do Amazonas e precisamos avançar com essa formação para os oficiais. Essa foi mais do que uma capacitação técnica, esse curso representa um aprimoramento fundamental nas funções de líderes e gestores da corporação e de ocorrências críticas”, destacou o subcomandante-geral da PMAM.

Foto: Vicente Silva / PMAM

Durante três semanas, os oficiais participaram de aulas teóricas expositivas com uso de recursos audiovisuais, estudos de casos reais, discussões em grupo, simulações práticas de gerenciamento de crises, palestras com especialistas em Segurança Pública e direito, e avaliações teóricas e práticas para mensuração do aprendizado durante o curso.

A capacitação abordou temas como o histórico do gerenciamento de crises com a evolução desse gerenciamento no Brasil e no mundo, a evolução do papel das Forças de Segurança em crises, processos de comando e controle em operações críticas, aspectos jurídicos do gerenciamento de crises, direitos humanos e uso progressivo da força, responsabilidades legais dos comandantes e operadores, técnicas e estratégias de negociações em crises, uso de tecnologia e equipamentos especializados, entre outros tópicos.

Foto: Vicente Silva / PMAM

Os participantes do curso são subordinados a unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), Metropolitano (CPM) e do Interior (CPI) entre elas a COE, as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Batalhão de Choque, Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Força Tática, Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s) e os comandantes do 8º Batalhão de polícia Militar (BPM) de Tabatinga e o 11º BPM de Parintins.

O comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima, salientou que o conhecimento do coordenador e dos instrutores do curso possibilitou uma formação de excelência para a turma de policiais militares. “Estamos entregando para a polícia Militar do Amazonas essa safra de oficiais com gabarito e experiência do curso para as ocorrências que a corporação PODE encontrar no caminho e saber que nós temos oficiais prontos e preparados”.

O post Polícia Militar do Amazonas forma oficiais que vão operar como gerenciadores de crise em ocorrências complexas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de 1,7 mil famílias do Monte Horebe fazem atualização cadastral no Programa Amazonas Meu Lar
Próximo artigo Fiscais ambientais e técnicos do Ipaam recebem treinamento em primeiros-socorros

Mais notícias desta categoria

Pré-Fórum Cultura Viva reúne pontos de cultura no Palacete Provincial para a 1ª Teia Estadual do Amazonas em 2026

3 horas atrás

Pré-Fórum Cultura Viva fortalece diálogo e articulação cultural no Amazonas

3 horas atrás

Cacau do rio Juruá produzido por 12 famílias conquista prêmio Gold para Caputo’s Wild Juruá no Sofi Awards 2026

3 horas atrás

Idam destaca produtores de cacau do rio Juruá pela premiação internacional de chocolate

3 horas atrás

Castração gratuita de cães e gatos terá agendamento presencial no Shopping Manaus ViaNorte em Manaus

3 horas atrás

Sepet divulga datas de agendamento presencial para o Castramóvel no Shopping ViaNorte

3 horas atrás

Amazonas integra força tarefa interestadual para captação e transplante de órgãos

4 horas atrás

Transplante de fígado no Amazonas ocorreu após captação em Cacoal e mobilização entre estados

4 horas atrás

Sejusc do Amazonas orienta elaboração do guia de protecao integral de criancas e adolescentes em grandes eventos

6 horas atrás

Incêndio no Bar Caldeira em Manaus é controlado pelos bombeiros; 40% da estrutura atingida

1 dia atrás

Sine Amazonas oferece 131 vagas de emprego para 26/01 com cadastro presencial e requisitos claros

1 dia atrás

Carnaval de Manaus tem Escolha da Corte 2026 no Mercado de Origem da Amazônia com coroação de Rei Momo e rainhas

1 dia atrás
Cetam publica edital para 7.797 vagas em cursos presenciais em Manaus e lança novo site de inscrições
Exposição Mãos que Criam e que Contam Histórias leva memórias de vida ao Palácio Rio Negro em Manaus
Sejusc detalha como educação no sistema socioeducativo possibilitou ingresso de ex-socioeducando no ensino superior
Governo do Amazonas promove ações do Janeiro Branco para saúde mental dos trabalhadores do Prosai em Parintins
Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?