Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Polícia Civil do Amazonas intensifica prisões por estupro de vulnerável e amplia proteção às vítimas em 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Polícia Civil do Amazonas intensifica prisões por estupro de vulnerável e amplia proteção às vítimas em 2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas intensifica prisões por estupro de vulnerável e amplia proteção às vítimas em 2025

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Depca e DPI ampliaram ações em 2025, resultando em 468 prisões e medidas de acolhimento em todo o Estado.

A polícia Civil do Amazonas somou 468 prisões por crimes contra crianças e adolescentes ao longo de 2025, conforme levantamento da corporação. As detenções ocorreram tanto na capital quanto nos municípios do interior, e envolveram ações repressivas e medidas de acolhimento às vítimas.

Atuação integrada e números

A capital registrou prisões efetuadas pela Depca (delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente). Nos municípios do interior, as detenções foram conduzidas pelas delegacias locais com apoio do DPI (Departamento de polícia do Interior). De janeiro a novembro, a Depca realizou 113 prisões em flagrante e 97 cumprimentos de mandados de prisão, entre preventivas e temporárias. Ao todo, foram instaurados 778 inquéritos policiais por crimes contra crianças e adolescentes.

Segundo o delegado-geral adjunto Guilherme Torres, o aumento no número de prisões decorre do crescimento das denúncias, o que demonstra confiança da população no trabalho da polícia Civil. “Em 2025, reforçamos a atuação no combate à todos os tipos de violência contra criança e adolescente, tanto na capital quanto no interior. Para 2026, trabalharemos para aumentar ainda mais o índice de prisões contra os infratores”, afirmou Torres.

Operação Caminhos Seguros e prevenção

A delegada Kássia Evangelista, adjunta da Depca, destacou a atuação integrada para intensificar o combate ao estupro de vulnerável, com apoio investigativo que considera as diferenças entre capital e interior. Ela citou a Operação Caminhos Seguros, deflagrada durante o mês de maio, como exemplo de ação estadual.

De acordo com dados do DPI, a operação mobilizou um efetivo de 238 policiais e contou com centenas de ações preventivas, alcançando mais de 15 mil pessoas. “O aumento das ações preventivas resulta também no crescimento do índice de denúncias, que são fundamentais para o trabalho investigativo”, afirmou Kássia.

A delegada explicou que, por serem crimes de alta gravidade e, muitas vezes, intrafamiliares, a retirada do agressor do convívio da vítima torna-se necessária. Além das prisões, a Depca aplica medidas de acolhimento em parceria com outros órgãos da REDE de proteção.

acolhimento e articulação com a REDE de proteção

O atendimento às vítimas inclui suporte psicológico e assistencial. A Depca atua em conjunto com o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de violência (Ciaca), e possibilita acesso a serviços como a defensoria pública do Estado (DPE-AM) e o Ministério Público (MP-AM). A centralização do atendimento permite que vítimas e responsáveis recebam, em um único local, auxílio emergencial.

Atuação no interior do Estado

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, afirmou que a polícia Civil intensificou as operações em todas as regiões do Amazonas, inclusive em comunidades mais afastadas. Segundo ele, a corporação registrou mais de 257 prisões por estupro de vulnerável nos municípios do interior.

Mavignier afirmou que as denúncias são fundamentais e que a divulgação das prisões pela imprensa contribui para encorajar outras vítimas a denunciarem. Ele disse ainda que o DPI realiza operações contínuas para identificar e prender abusadores sexuais em todo o Estado.

“É importante deixar claro que a cultura da pedofilia não será mais aceita nem tolerada no interior do Amazonas. Não importa onde o criminoso esteja, iremos Agir para prender o autor e libertar a vítima desse ciclo de violência”, declarou Mavignier.

As ações relatadas pela polícia Civil em 2025 combinam repressão, prevenção e acolhimento, segundo as autoridades citadas. A corporação informou que seguirá articulando forças e ampliando atendimento para fortalecer a REDE de proteção às crianças e adolescentes.

Assuntos nesse artigo:

#policiacivildoamazonas, #depca, #dpi, #estuprodevulneravel, #denuncias, #prisoes, #inqueritospoliciais, #operacaocaminhosseguros, #maio, #238policiais, #15milpessoas, #guilhermetorres, #kassiaevangelista, #paulomavignier, #ciaca, #defensoriapublica, #ministeriopublico, #acolhimento, #violenciasexual, #interior

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate
Próximo artigo Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

Mais notícias desta categoria

Detran-AM entrega kits de segurança a 50 motofretistas em Pauini e Boca do Acre no Amazonas

48 minutos atrás

Sejusc amplia capacitação de mulheres e cursos de qualificação profissional em 33,9% no ano de 2025

1 hora atrás

Sejusc amplia em 33,9% o número de mulheres capacitadas em 2025 com cursos de qualificação

1 hora atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas reforça prevenção com 333 militares e 54 viaturas em Manaus e interior

2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para esta segunda-feira

21 horas atrás

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para 09/02 e detalha local, horários e documentos exigidos

21 horas atrás

Homem é preso por estupro de vulnerável que resultou em gravidez da enteada indígena no Amazonas

21 horas atrás

Em Tabatinga, PC-AM prende homem por abusar sexualmente da enteada indígena de 12 anos

21 horas atrás

Governo do Amazonas e BID iniciam diagnóstico para projeto de saneamento em Presidente Figueiredo visando abastecimento e esgotamento sanitário

21 horas atrás

Governo do Amazonas e BID realizam visita técnica em Presidente Figueiredo, com foco em projeto de saneamento básico sustentável

21 horas atrás

Ensaios técnicos abrem Carnaval 2026 no Sambódromo de Manaus e reúnem escolas de acesso e público presente

21 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Grupos de acesso A e B abrem oficialmente o Carnaval no Sambódromo de Manaus com os ensaios técnicos

21 horas atrás
Polícia Militar do Amazonas prende dois por tráfico de drogas em Juruá e apreende entorpecentes, arma e outros materiais
Governador Wilson Lima entrega implementos, insumos e documentos ao setor primário em Boca do Acre e Pauini
Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional
Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas
Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?