Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Polícia Civil do Amazonas faz alerta sobre golpe da falsidade ideológica em instituições bancárias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Polícia Civil do Amazonas faz alerta sobre golpe da falsidade ideológica em instituições bancárias
Governo do Estado

Polícia Civil do Amazonas faz alerta sobre golpe da falsidade ideológica em instituições bancárias

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 25 de junho de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 36 minutos
Por Agência Amazonas

Crime ocorre no momento em que um ou mais indivíduos se deslocam até o banco, portando um documento de identificação falsa

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AMO saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou a realização de empréstimo consignado, são objetos de golpes de infratores que usam identidade falsa, para obter tais vantagens. Por isso, a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta a população para que estejam atentos a tais práticas.

O delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, explica que o crime ocorre no momento em que um ou mais indivíduos se deslocam até o banco, portando um documento de identificação falsa, realizam empréstimo consignado em nome de terceiros ou fazem o saque do FGTS de pessoas que trabalharam em empresas por um longo período.

“É uma organização criminosa formada por vários indivíduos e cada um tem uma função. Um é responsável pela falsificação do documento, que será usado para a realização dos procedimentos; tem o autor do crime, que será a pessoa responsável por praticar a ação; e tem o responsável por obter as informações das vítimas, seja dados ou valores a receber”, detalhou Félix.

Orientações

De acordo com o titular, a cautela inicial para evitar esses golpes acontece por parte das instituições bancárias. É de responsabilidade dos mesmos fazer triagens eficientes para identificação do cliente. Assim, dificulta a utilização de documentos falsos e qualifica como golpe, ainda no atendimento inicial.

“A DERFD trabalha na identificação dos indivíduos, a fim de evitar que outras pessoas sejam vítimas e trazer a segurança em procedimentos envolvendo bancos, ainda mais em tempos em que tudo é feito digitalmente”, salientou a autoridade policial.

O delegado esclarece que a devolução do dinheiro furtado é um processo detalhado. No entanto, a PC-AM age com medidas cautelares, com intuito de bloquear as contas bancárias usadas no crime.

Casos

Félix relembra prisões efetuadas pela delegacia especializada neste ano, envolvendo casos como esses.

“Em 26 de abril, prendemos dois jovens por tentativa de estelionato em uma agência bancária no bairro Nossa Senhora das Graças, zona sul. Eles conseguiam sacar o benefício do FGTS de terceiros. Quando as vítimas iam sacar o dinheiro, constataram que já havia sido retirado anteriormente”, explicou o delegado.

Para cometer o estelionato, os autores estavam portando identidades de pessoas que possuíam contas bancárias no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Adriano cita outro caso, no qual prendeu, no dia 1º de junho deste ano, um homem de 56 anos, por golpe em uma agência localizada na avenida Djalma Batista, zona centro-sul.

“Ele utilizava identidade falsa, para abrir contas bancárias e solicitar empréstimos consignados. Ele foi preso no momento em que solicitava um empréstimo no valor de R$ 90 mil”, informou o titular.

Registro de Ocorrência

Adriano reforça, ainda, que a vítima afetada por esse golpe pode comparecer à DERFD, trazendo o máximo de provas, como horário de saque, agência onde recebe o dinheiro, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis.

“A partir do momento em que é feito um Boletim de Ocorrência (BO), iniciamos os trabalhos investigativos em torno do caso, para tirar de circulação autores de ações criminosas como essas”, afirma Félix.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

As denúncias podem, ainda, ser formalizadas na DERFD, localizada na rua 5, esquina com avenida J, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

MATERIAL EM VÍDEO E EM ÁUDIO

Conteúdo: Sonoras do delegado Adriano Félix, titular da DERFD.

Link para baixar: https://we.tl/t-pqFFV76py3.

Tags:DenúnciasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoPolíciaPolícia CivilSegurança PúblicaWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?