Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura
Prefeitura de Manaus

Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 22 de fevereiro de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

 

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), se reuniu com a Defesa Civil do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na manhã desta terça-feira, 22/2, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para discutir uma possível parceria entre os órgãos na implementação dos sistemas de monitoramento climático da Defesa Civil Municipal, além do compartilhamento de dados entre as instituições.

 

 

 

 

A Defesa Civil Municipal por meio do CCC, implementará, ainda neste ano, nove estações meteorológicas em pontos estratégicos da cidade para monitorar em tempo real as condições climáticas de Manaus em áreas de risco, se antecipando assim às ocorrências.

 

A Defesa Civil do Amazonas participou do encontro colocando à disposição sua expertise e destacou a importância desse tipo de cooperação. “Esse tipo de ação é fundamental para que um sistema não se sobreponha ao outro, mas que ajam em conjunto”, disse a meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta, Patrícia Guimarães.

 

Hoje a Defesa Civil do município tem 48 dispositivos espalhados pela cidade com 1.600 áreas de risco mapeadas e o objetivo da colaboração entre as pastas é aumentar o monitoramento dos espaços por meio do compartilhamento de dados.

 

“O corpo da Defesa Civil do município ainda é muito pequeno se compararmos com a grandiosidade de Manaus, mas com essas parcerias nós seremos capazes não só de ampliar o monitoramento, como também, o suporte às famílias que vivem nessa condição de risco. É necessário um trabalho social em cada zona de risco, mas só pode ser possível a partir do laudo da Defesa Civil que hoje necessita ampliar o seu acesso a essas ferramentas tecnológicas que servem, principalmente, para preservar a vida das pessoas”, afirma Sérgio Fontes, titular da Semseg.

 

Outro ponto discutido na reunião, foi a integração das informações ao Centro de Cooperação da Cidade, e a importância de um instrumento inovador como esse para Manaus. De acordo com o superintendente Sandro Diz, os dados poderão ser confirmados por meio das imagens de monitoramento.

 

“Quando você interliga os sistemas, você consegue obter informações de maneira mais completa. Um exemplo claro são as chuvas: a estação meteorológica avisa que vai chover, informa a média pluviométrica, a velocidade e direção dos ventos, e pelas imagens de monitoramento se consegue rastrear a chuva e saber quais áreas serão mais afetadas para que as forças se preparem e entrem em ação. Dessa forma o Trânsito já vai saber que rua vai inundar e vai antecipar o desvio antes do engarrafamento”, relata Diz.

 

A Ufam que também participou do encontro, se comprometeu em mapear os cursos relacionados à área de atuação da Defesa Civil para que um acordo de pesquisa seja firmado e sinalizou de forma positiva a solicitação do secretário Sergio Fontes, a uma possível atividade de Extensão da universidade, com execução na Semseg.

Texto e foto – Divulgação / Semseg

— — —

The post Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de ManausSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Professores da Prefeitura de Manaus recebem formação em robótica para reforço nas aulas

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025

Prefeitura promove ações de saúde em 150 unidades de ensino no Dia ‘D’ Mais Saúde Bucal na Escola

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025

Sinalização na zona Norte como parte das ações do ‘Maio Amarelo’

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
Manaus

David Almeida assina ordem para asfaltar Parque Riachuelo

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura informa interdição temporária de vias neste domingo

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia ações do ‘Maio Amarelo’ com foco em educação no trânsito

Por Redação Informe Digital
8 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?