Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’
Manaus

PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 12/6, o “Dia D” de Enfrentamento ao trabalho infantil, como parte da campanha “O trocado que custa uma infância”, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico. A cerimônia de abertura teve início às 9h, com a exibição do vídeo institucional da campanha, seguida pelos pronunciamentos de representantes da Semasc, do Ministério Público do trabalho (MPT-AM), do Tribunal de justiça do Amazonas (TJ-AM) e da sociedade civil.

O evento também contou com apresentações culturais protagonizadas por crianças acolhidas por instituições da REDE de proteção, que emocionaram o público presente ao expressar, por meio da arte, a importância de garantir uma infância plena, protegida e livre de qualquer forma de exploração.

“É fundamental que a sociedade compreenda que, ao entregar um trocado a uma criança ou a um responsável, está, mesmo que involuntariamente, incentivando uma violação de direitos. São realizadas abordagens sociais com essas famílias, e dispomos de instrumentos e programas de apoio justamente para que nem pais nem filhos precisem recorrer às ruas como meio de sustento. Por isso, a campanha tem como principal objetivo promover a conscientização da população e fortalecer a REDE de proteção social, garantindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e acesso a um desenvolvimento saudável e digno”, destacou o titular da Semasc, Saullo Vianna.

O “Dia D” marca o início de uma mobilização contínua, que se estenderá até dezembro, com foco especial em períodos críticos, como festas e datas comerciais. A campanha inclui capacitações com comerciantes, oficinas em escolas, mobilizações digitais e ações urbanas, como o “semáforo da Reflexão”, realizadas em pontos estratégicos da cidade.

A desembargadora do TJ-AM, Joana Meirelles, ressaltou a importância da UNIÃO entre as instituições públicas e a sociedade civil no enfrentamento ao trabalho infantil, destacando que essa articulação fortalece a REDE de proteção e contribui significativamente para a transformação da realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“A luta contra o trabalho infantil exige o esforço conjunto de todas as instituições comprometidas com a justiça e a proteção dos direitos humanos. A articulação com o Tribunal de justiça do Amazonas, o Ministério Público do trabalho do Amazonas e parceiros da sociedade civil representa um passo fundamental na construção de uma REDE forte e atuante. Quando unimos nossos esforços, potencializamos os resultados e conseguimos transformar realidades. É com UNIÃO e responsabilidade social que avançamos na garantia de uma infância protegida, livre e respeitada”, frisou.

A procuradora do MPT-AM, Erika Emediato, salientou que a campanha cumpre um papel essencial na conscientização da sociedade sobre os impactos negativos do trabalho infantojuvenil na saúde física, mental e intelectual das crianças e adolescentes. Ela enfatizou que, embora oferecer dinheiro a crianças em situação de trabalho nas ruas pareça um gesto de Solidariedade, na prática, contribui para a perpetuação da exploração.

“Essa campanha é de extrema relevância para sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantojuvenil à saúde de crianças e adolescentes, prejuízos que abrangem aspectos físicos, mentais e intelectuais. Muitas vezes, ao oferecer um trocado, a pessoa acredita estar ajudando, quando, na verdade, está contribuindo para a manutenção dessa prática. Por isso, é essencial que todos compreendam que existem formas mais eficazes de enfrentamento, como o encaminhamento dessas crianças e adolescentes aos programas e serviços ofertados pelo poder público”, concluiu.

— — —

Texto – Igor Costa / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc e João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChSef

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza final de vôlei da 26ª Municipíadas com alunos da rede municipal
Próximo artigo Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas

Mais notícias desta categoria

Recuperação asfáltica mobiliza Seminf e avança em ruas do Coroado, zona Leste de Manaus

40 minutos atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Professora Maria Antony e melhora tráfego na zona Leste

49 minutos atrás

Manaus reinaugura quatro unidades após reforma de escolas municipais e amplia cronograma de revitalização

1 hora atrás

Matrículas Cmaes Aníbal Beça e Nelson Neto começam em 26/1 com vagas gratuitas

2 horas atrás

Semsa de Manaus capacita 71 médicos para implementar Ofertas de Cuidados Integrados na rede básica municipal

2 horas atrás

Manaus reforça prevenção às ISTs durante o Carnaval com preservativos, testes e tratamentos gratuitos nas unidades de saúde

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 299 vagas de emprego nesta sexta–feira, 23/1

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 299 vagas de emprego nesta sexta–feira, 23/1

5 horas atrás

Sine Manaus oferece 299 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta sexta‑feira, 23/1, das 8h às 14h

5 horas atrás

Ageman amplia fiscalização em 2025

5 horas atrás

Defesa Civil amplia resposta a desastres e fortalece prevenção

7 horas atrás

Prefeito David Almeida consolida gestão responsável e planejamento como base dos investimentos históricos em educação em Manaus

8 horas atrás
Chuvas em Manaus deixam cidade em alerta severo para deslizamentos e alagamentos
Prefeitura de Manaus realiza recuperação do sistema de drenagem em obra emergencial no bairro Planalto
Colônia de férias no Parque Cidade da Criança oferece atividades gratuitas a 510 crianças em Manaus até 31 de janeiro
Nova sede do Implurb amplia vagas de estacionamento e melhora acessibilidade no Parque Mosaico
Chuvas em Manaus geram 17 chamadas à Defesa Civil e registros de deslizamentos e alagamentos em três zonas da cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?