Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’
Manaus

PMM realiza ‘Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil’

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 12/6, o “Dia D” de Enfrentamento ao trabalho infantil, como parte da campanha “O trocado que custa uma infância”, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico. A cerimônia de abertura teve início às 9h, com a exibição do vídeo institucional da campanha, seguida pelos pronunciamentos de representantes da Semasc, do Ministério Público do trabalho (MPT-AM), do Tribunal de justiça do Amazonas (TJ-AM) e da sociedade civil.

O evento também contou com apresentações culturais protagonizadas por crianças acolhidas por instituições da REDE de proteção, que emocionaram o público presente ao expressar, por meio da arte, a importância de garantir uma infância plena, protegida e livre de qualquer forma de exploração.

“É fundamental que a sociedade compreenda que, ao entregar um trocado a uma criança ou a um responsável, está, mesmo que involuntariamente, incentivando uma violação de direitos. São realizadas abordagens sociais com essas famílias, e dispomos de instrumentos e programas de apoio justamente para que nem pais nem filhos precisem recorrer às ruas como meio de sustento. Por isso, a campanha tem como principal objetivo promover a conscientização da população e fortalecer a REDE de proteção social, garantindo que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e acesso a um desenvolvimento saudável e digno”, destacou o titular da Semasc, Saullo Vianna.

O “Dia D” marca o início de uma mobilização contínua, que se estenderá até dezembro, com foco especial em períodos críticos, como festas e datas comerciais. A campanha inclui capacitações com comerciantes, oficinas em escolas, mobilizações digitais e ações urbanas, como o “semáforo da Reflexão”, realizadas em pontos estratégicos da cidade.

A desembargadora do TJ-AM, Joana Meirelles, ressaltou a importância da UNIÃO entre as instituições públicas e a sociedade civil no enfrentamento ao trabalho infantil, destacando que essa articulação fortalece a REDE de proteção e contribui significativamente para a transformação da realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“A luta contra o trabalho infantil exige o esforço conjunto de todas as instituições comprometidas com a justiça e a proteção dos direitos humanos. A articulação com o Tribunal de justiça do Amazonas, o Ministério Público do trabalho do Amazonas e parceiros da sociedade civil representa um passo fundamental na construção de uma REDE forte e atuante. Quando unimos nossos esforços, potencializamos os resultados e conseguimos transformar realidades. É com UNIÃO e responsabilidade social que avançamos na garantia de uma infância protegida, livre e respeitada”, frisou.

A procuradora do MPT-AM, Erika Emediato, salientou que a campanha cumpre um papel essencial na conscientização da sociedade sobre os impactos negativos do trabalho infantojuvenil na saúde física, mental e intelectual das crianças e adolescentes. Ela enfatizou que, embora oferecer dinheiro a crianças em situação de trabalho nas ruas pareça um gesto de Solidariedade, na prática, contribui para a perpetuação da exploração.

“Essa campanha é de extrema relevância para sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantojuvenil à saúde de crianças e adolescentes, prejuízos que abrangem aspectos físicos, mentais e intelectuais. Muitas vezes, ao oferecer um trocado, a pessoa acredita estar ajudando, quando, na verdade, está contribuindo para a manutenção dessa prática. Por isso, é essencial que todos compreendam que existem formas mais eficazes de enfrentamento, como o encaminhamento dessas crianças e adolescentes aos programas e serviços ofertados pelo poder público”, concluiu.

— — —

Texto – Igor Costa / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc e João Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChSef

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza final de vôlei da 26ª Municipíadas com alunos da rede municipal
Próximo artigo Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas

Mais notícias desta categoria

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

3 horas atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

4 horas atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

5 horas atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

6 horas atrás

Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na recuperação asfáltica da avenida Autaz Mirim com retorno semafórico implantado

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na rede de drenagem na zona Leste após obstrução por lixo

23 horas atrás

Recapeamento na alameda Ivo Amazonense recupera 60 metros de via em Manaus

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12
Operação Trânsito Seguro do IMMU intensifica fiscalização em Manaus na avenida Governador José Lindoso durante o fim de ano
Morte do servidor Erivelton Melo Martins é confirmada pela Prefeitura de Manaus
Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores
Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?