Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PMM realiza abertura da 2ª mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > PMM realiza abertura da 2ª mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’
Manaus

PMM realiza abertura da 2ª mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Propiciando o fortalecimento e a difusão de ações do município voltadas à melhoria e à inovação na assistência à saúde, a Prefeitura de Manaus realiza a II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio da escola de saúde Pública de Manaus (Esap), tem início nesta quarta-feira, 10/4, às 16h, com abertura no auditório Martinho Lutero do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), no bairro Japiim, zona Sul, seguindo com programação até a sexta-feira, 12/4.

A mostra “Manaus, aqui tem SUS” acontece como etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems). A abertura do evento, que tem o apoio do Ceulm/Ulbra terá palestra da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, com o tema “Nós somos o SUS”, destacando as ações da gestão municipal do Sistema Único de saúde (SUS) e a atuação dos trabalhadores da saúde, seguida de apresentação cultural.

A agenda continua na quinta-feira, 11/4, com a Apresentação Oral de 20 experiências exitosas conduzidas no âmbito da saúde municipal e exposição de 40 experiências em banners. O encerramento será na sexta, 12/4, com a premiação e entrega de certificados aos autores das experiências. As cinco mais bem avaliadas vão participar da mostra estadual “Amazonas, aqui tem SUS”, nos dias 25 e 26 deste mês.

Conforme a diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, além de se consolidar no calendário oficial da Semsa, a mostra “Manaus, aqui tem SUS” traz avanços em sua segunda edição. Entre eles, ela aponta o número maior de experiências selecionadas para a Apresentação Oral, que passou de 10, no ano anterior, para 20, neste ano, além de um prazo maior para a preparação do evento, permitindo tanto conferir maior rigor científico à seleção quanto ampliar o acesso dos servidores.

“Tivemos uma participação grande, não só de técnicos como também de gestores na área da assistência, com o apoio dos Distritos de saúde (Disas). Houve grande envolvimento de todos os setores da Semsa, contribuindo para um trabalho melhor organizado e distribuído”, nota a diretora, assinalando que a avaliação e sugestões de participantes da primeira edição também contribuíram no aprimoramento do evento.

Karina assinala ainda que o número maior de trabalhos apresentados nesta edição vai permitir que chegue a cinco o número de experiências da saúde municipal inscritas na “Amazonas, aqui tem SUS”, neste ano, nos termos do regulamento do evento estadual.

Experiências

A segunda edição da mostra “Manaus, aqui tem SUS” teve um total de 78 inscrições homologadas. O coordenador da Comissão Científica da segunda edição da mostra municipal, Mateus Silva de Souza, assinala que a seleção abrange uma multiplicidade de temas e áreas da saúde básica, como saúde da mulher, controle social, saúde digital, vigilância, educação em saúde, saúde indígena e ribeirinha, entre outros.

“É uma diversidade grande de trabalhos, apresentando soluções e inovações para a melhoria do trabalho no SUS. É muito importante podermos trazer à tona essas possibilidades, esse é o principal objetivo da nossa mostra”, assinalou o coordenador.

Mateus explica que, dentre as 78 experiências inscritas, as que seguiram para a etapa Escrita foram analisadas por nove avaliadores externos, oriundos de instituições parceiras da Esap/Semsa, as universidades federal e estadual do Amazonas (UFAM e UEA) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ Amazônia), além da escola Nacional de saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), do Rio de Janeiro.

As 20 experiências selecionadas para Apresentação Oral serão aferidas por outros três avaliadores integrantes das instituições parceiras, sendo que as cinco mais bem avaliadas vão representar a gestão municipal do SUS na mostra estadual. Os autores das três melhores experiências receberão troféus da mostra municipal, e premiação com notebook, tablet e datashow; todos os demais terão direito a certificados de Menção Honrosa.

Outras 40 experiências exitosas não selecionadas para a Apresentação Oral serão exibidos em exposição de banners no hall de convivência do Ceulm/Ulbra, ao longo do segundo dia da programação. Os relatos serão avaliados em júri popular, com votação aberta ao público em geral no local, dando direito a certificado ao trabalho mais votado.

Todos os relatos de experiência integrantes da apresentação oral e da exposição de banners vão compor os anais da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”, a serem publicados após o evento. Os anais da mostra 2023 podem estão disponíveis em https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/ANAIS-I-MOSTRA-MANAUS-AQUI-TEM-SUS-EDIC%CC%A7A%CC%83O-2023.pdf.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura abre inscrições para exposição de trabalhos em evento sobre promoção da saúde
Próximo artigo Visa Manaus realiza ação educativa com representantes do setor de hospitais

Mais notícias desta categoria

Mulheres que Inspiram reúne mais de quatro mil mulheres em Manaus e reforça políticas públicas de proteção social

6 horas atrás

Operação Asfalta Manaus será ampliada para aplicar mil toneladas de asfalto por dia na capital a partir da próxima semana

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove capacitação sobre Plano Plurianual para servidores do município e reforça planejamento orçamentário

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Igarapé do Franco em Santo Agostinho

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui revitalização da avenida Ajuricaba no bairro Cachoeirinha com recuperação da drenagem e do pavimento

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça recuperação da malha viária na zona Sul com obras na avenida Duque de Caxias

8 horas atrás

Prefeito de Manaus assina nomeação de mil aprovados do concurso Semed Manaus e encaminha documento ao Diário Oficial

9 horas atrás

Festival Olímpico da Educação Infantil mobiliza mais de 30 mil crianças em Manaus em atividades com bola

10 horas atrás

Chuvas intensas provocam dez ocorrências em Manaus e mobilizam Defesa Civil e Sepdec

11 horas atrás

Manaus amplia consultas e exames para a saúde renal durante março em ações da Semsa

12 horas atrás

Manaus promove turismo de pesca esportiva e base comunitária na Pesca & Cia Trade Show 2026 em São Paulo

14 horas atrás

Diretor do Cemeja de Manaus vence etapa estadual do Prêmio Educador Transformador com projeto que fortalece permanência na EJA

14 horas atrás
Prefeitura de Manaus abre inscrições para cursos de tecnologia e informática com 40 vagas disponíveis no Senac
Prefeitura de Manaus alerta para chuva intensa com risco de alagamentos e enxurradas nesta quinta-feira
Prefeitura de Manaus emite alerta por chuvas intensas em Manaus com risco de alagamentos e enxurradas até 12/3 às 18h
Prazo para pagamento do IPTU 2026 em cota única vence em 16 de março com desconto
Pagamento do IPTU 2026 em cota única garante até 10% de abatimento até 16 de março
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?