A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza nos dias 27 e 28/2, o tradicional “CarnaIdoso 2025”. Com o tema “Respeito não tem idade: diga não à violência contra o idoso”, a festa carnavalesca tem o objetivo de proporcionar alegria, socialização e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou o compromisso da gestão municipal em proporcionar momentos especiais para as pessoas idosas.
“O CarnaIdoso é mais do que uma festa, é um momento de celebração da vida e da inclusão social. Estamos preparando tudo com muito carinho para garantir uma festa segura e inesquecível para eles. Este ano, a nossa expectativa é reunir mais de 2 mil idosos, consolidando o evento como um dos maiores do nosso Estado” afirmou o presidente.
No dia 27/2, a partir das 15h, o evento acontece no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, a programação contará com apresentações musicais embaladas por marchinhas e sambas clássicos. As atrações confirmadas incluem a Banda Couro Velho, Banda Uns e Outros, DJ Ery Castro, Bateria Furiosa da Reino Unido da Liberdade, além de uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas para os brincantes e o concurso do rei e rainha do Carnaval.
Já no dia 28/2, a partir das 15h, a celebração acontece na sede da Fundação Dr. Thomas, voltada exclusivamente para os idosos residentes da Instituição de Longa Permanência (ILPI). A programação contará com apresentação da banda de música do Abrigo Moacyr Alves; oficina de customização de máscaras e adereços carnavalescos, em parceria com o Lions Clube Manaus.
Acessibilidade no “CarnaIdoso 2025”
A Manauscult, em parceria com a Fundação Dr. Thomas está preparando uma megaestrutura inclusiva e acessível para garantir que todos os idosos possam aproveitar o evento com conforto e segurança.
O espaço será adaptado para permitir a participação ativa do público, seja desfilando, dançando ou simplesmente curtindo a festa com autonomia e bem-estar. Além disso, a organização contará com equipes de apoio e infraestrutura adequada para tornar a experiência ainda mais especial para todos.
“A Manauscult está comprometida em oferecer um Carnaval inesquecível para os idosos, e, por isso, estamos disponibilizando uma superestrutura para o evento. Nossa prioridade é garantir conforto, segurança e diversão, com um espaço e estrutura totalmente adaptados, acessíveis e inclusivos. Queremos que idosos de diferentes perfis possam participar ativamente dessa celebração, ou seja, estamos oferecendo infraestrutura necessária para que todos aproveitem ao máximo essa festa tão especial”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
— — –
Texto – Fábio Simões / FDT e Jéssica Trajano / Manauscult
Fotos – Luiz Benjamin / FDT