A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), monitorou a segurança sanitária dos produtos, serviços e instalações oferecidos ao público no primeiro dia da 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), evento que começou neste domingo, 28/9, e vai até o dia 5/10, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no km 2 na BR-174, rodovia Manaus-Boa Vista.
A diretora da Vigilância Municipal, Maria do Carmo Leão, destacou que a atuação da Visa em eventos como o da Expoagro, onde há grande circulação de pessoas e vendas de produtos diversos, é fundamental para garantir a segurança alimentar.
“A Visa Manaus se fez presente em mais uma edição deste grande evento, contribuindo para a segurança e o bem-estar do público, com a fiscalização dos pontos de venda de comidas e bebidas, além dos serviços de saúde colocados à disposição do público e aspectos da estrutura do Parque Multiuso”, explicou.
A Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus inspecionou os pontos de venda de alimentos e bebidas no festival, para avaliar o asseio e a segurança estrutural dos estabelecimentos, o armazenamento e a conservação adequados dos alimentos e bebidas, e a forma como os trabalhadores manipularam os alimentos na hora de preparar os lanches.
Os fiscais da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser), por sua vez, inspecionaram os equipamentos de saúde disponibilizados para a Expoagro, como ambulâncias e instalações de primeiros socorros, a fim de garantir que estivessem em número adequado e em plenas condições de funcionamento.
Já à Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) coube verificar as condições dos banheiros químicos e possíveis situações de fiação elétrica exposta, para garantir o bem-estar e tranquilidade dos frequentadores.
Serviço
A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa