A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, neste fim de semana, a operação “Galeno Nocturnes”, para verificar a presença de profissionais farmacêuticos nas drogarias da cidade com atendimento pela parte da noite ou em regime de funcionamento 24 horas.
Entre a última sexta, 26/9, e o domingo, 28/9, foram fiscalizadas 10 farmácias, em todas as zonas da capital. As equipes da Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed) da Visa Manaus verificaram a documentação, as escalas de plantão e a regularidade do exercício profissional dos farmacêuticos de cada drogaria.
Todos os locais inspecionados estavam com o profissional farmacêutico responsável presente no momento da inspeção, além da documentação comprovando a regularidade da composição das equipes.
Segundo a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, a atuação do farmacêutico é indispensável ao funcionamento das drogarias, em qualquer horário. “São esses profissionais que orientam os pacientes sobre o uso correto de medicamentos, evitando a automedicação e interações perigosas, além de assegurar a qualidade dos produtos comercializados”, afirma.
A ausência do farmacêutico PODE gerar autuações e até a interdição do estabelecimento, já que sua presença contínua é exigida por lei. “A Visa Manaus reforça que o trabalho do profissional não se limita à dispensação, mas também contribui para a prevenção de riscos à saúde e para o uso racional dos medicamentos e a execução de serviços farmacêuticos à população”, completa a diretora Maria do Carmo.
Serviço
A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa