Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PMM esclarece que uso do Cartão Passa Fácil+ é opcional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > PMM esclarece que uso do Cartão Passa Fácil+ é opcional
Manaus

PMM esclarece que uso do Cartão Passa Fácil+ é opcional

1 mês atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informou, nesta segunda-feira, 6/10, que o uso do NOVO Cartão Passa Fácil+ por pessoas idosas é opcional e não anula o direito à gratuidade no transporte público com a apresentação da Carteira de Identidade. O esclarecimento feito pelo diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, ocorreu durante uma reunião com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e com participação de idosos.

O serviço foi lançado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), representando mais um benefício ao público assistido.

O encontro, realizado na Fundação Doutor Thomas (FDT), teve como objetivo sanar dúvidas da comunidade sobre a nova ferramenta. Flores garantiu que a implementação do cartão visa oferecer um benefício adicional, sem tornar-se uma obrigatoriedade.

“Participamos de uma reunião produtiva com os Conselhos Estadual e Municipal do Idoso para discutir a emissão dos cartões. É fundamental ressaltar que os idosos não serão obrigados a usar o cartão para acessar o transporte público. Eles ainda poderão simplesmente apresentar a Carteira de Identidade para entrar nos ônibus”, afirmou Flores.

Presidente do CMI, Clélia Maia Ferreira, destacou que o diálogo foi essencial para tranquilizar os presentes. “A preocupação central do conselho era garantir que a IMMU fornecesse esclarecimentos claros sobre a implantação do Passa Fácil. Entendemos que o cartão deve ser um benefício, facilitando o dia a dia dos idosos que precisam utilizar várias passagens para consultas médicas ou outras atividades”, frisou.

Para o diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas (FDT), Eduardo Lucas, a iniciativa é um avanço para políticas destinadas à terceira idade. “O doutor Arnaldo apresentou as propostas de forma clara. Trata-se de um direito adicional. Ao mesmo tempo, é vantajoso para a prefeitura, que poderá obter dados estatísticos para aprimorar políticas de mobilidade para essa parcela tão importante da sociedade”, disse.

Coordenador do Núcleo de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da defensoria pública do Estado (DF-AM), Marcelo Pinheiro, também classificou a reunião como positiva. “Foi uma roda de conversa onde as pessoas puderam compreender que a adesão ao cartão é uma faculdade, não uma obrigação. Foi reiterada a importância dos dados estatísticos para a criação de políticas públicas mais acuradas”, comentou Pinheiro, que concluiu ressaltando a necessidade de uma comunicação mais ampla por parte do poder público. “Agora, os órgãos precisam realizar uma divulgação educativa mais efetiva para atrair esse público, demonstrando os benefícios da adesão para que a iniciativa seja um sucesso para toda a sociedade”.

Para emitir o Passa Fácil+, o idoso precisa apresentar apenas RG e CPF em um dos pontos de atendimento do Sinetram, como a sede localizada na avenida Constantino Nery, os terminais de integração (T1 ao T7), estações como Arena, Santos Dumont, Max Teixeira e Tuca, além do posto no shopping Phelippe Daou.

— — —

Texto e Fotos – Divulgação / IMMU

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Plantio de árvores e projeto sustentável no Parque Mosaico
Próximo artigo Projeto autoriza governo brasileiro a doar duas aeronaves ao Uruguai

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus avança com implantação de geomanta

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus é destaque no ‘Selo Juntos pela Vida’

17 horas atrás

Prefeito leva esporte equestre pela primeira vez à Ponta Negra

17 horas atrás

Prefeitura participa de capacitação sobre elaboração de emendas impositivas

20 horas atrás

Prefeitura realiza sorteio da campanha ‘Especial Dia das Crianças’ nos centros de compras populares nesta sexta-feira

20 horas atrás

4ª edição do ‘Procon Manaus nos Bairros’ no Japiim

20 horas atrás

Prefeitura realiza desobstrução e limpeza de caixa coletora no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus

20 horas atrás

Ageman emite notificações ao Zona Azul por pendências no Centro

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa esquema de trânsito para corrida na Ponta Negra neste sábado

22 horas atrás

Limpeza e reconstrução de tampa de caixa coletora na Desembargador João Machado

22 horas atrás

Prefeito David Almeida assina maior publicação da história do DOM e garante progressão para quase 10 mil servidores da Educação

22 horas atrás

Vice-prefeito Renato Junior recebe Colar do Mérito do TCE-AM

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus revitaliza rede de drenagem
Creche da Prefeitura de Manaus conquista prêmio nacional
Visa Manaus realiza evento em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade
Prefeitura orienta população sobre Dia Mundial do Diabetes
Expocreati 2025 segue com segundo dia de atividades
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?