Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: PMM capacita para notificação de doenças do trabalho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > PMM capacita para notificação de doenças do trabalho
Manaus

PMM capacita para notificação de doenças do trabalho

18 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 7/10, na unidade de saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, bairro da Glória, zona Oeste, uma série de treinamentos para profissionais da REDE municipal de saúde com o objetivo de qualificar as informações de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

O treinamento, coordenado pelo Distrito de saúde (Disa) Oeste, reuniu profissionais de cinco Unidades de saúde, que receberam orientações sobre o preenchimento da ficha de notificação de doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A gerente de Vigilância em saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, explicou que os profissionais de saúde realizam o preenchimento das fichas de notificações de agravos e encaminham para técnicos do Distrito de saúde, que qualificam as informações e inserem no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Ministério da saúde).

“A partir deste Sistema de Informação, é possível obter as informações sobre os indicadores em saúde do trabalhador e identificar de forma mais exata quais doenças estão atingindo os trabalhadores, em quais profissões e em que tipos de atividade mais adoecem. Diante destas informações, os gestores de saúde planejam ações de prevenção e intervenção nos diversos ambientes de trabalho”, informou a gerente.

O treinamento seguirá com novas turmas ao longo do mês de outubro, tendo o apoio da área técnica de saúde do trabalhador e da Trabalhadora do Disa Oeste, e será direcionado para técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e outros profissionais que realizam a notificação de agravos e atuam em Unidades de saúde nos bairros da zona Oeste de Manaus. As próximas seis etapas estão programadas para os dias 8, 13, 14, 16, 21 e 23/10.

O treinamento, conforme explica Rúbia Medeiros, vai abordar os dez principais agravos relacionados ao trabalho, dando ênfase ao acidente de trabalho, acidente de trabalho com exposição à material biológico e intoxicação exógena.

“A programação foi idealizada como forma de despertar nos profissionais de saúde um olhar mais atento aos usuários da REDE para identificação dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além de qualificar as informações, é uma forma de fortalecer a REDE de notificações em uma estratégia que vai permitir que se tenha informações mais exatas sobre a situação da saúde do trabalhador e da trabalhadora no município de Manaus”, destacou a gerente.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura reforça infraestrutura no bairro Zumbi dos Palmares 2

Mais notícias desta categoria

Prefeitura reforça infraestrutura no bairro Zumbi dos Palmares 2

57 minutos atrás

Sorteio nos centros de compras populares no dia 31/10

2 horas atrás

PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação

2 horas atrás

36% dos beneficiários do Bolsa Família fizeram acompanhamento

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós – Prefeitura Municipal de Manaus

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus atua em recuperação asfáltica da avenida Dublim e melhora mobilidade no bairro Planalto

3 horas atrás

Prefeitura retira de circulação micro-ônibus executivo irregular

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa recuperação emergencial em rede de drenagem profunda no bairro Aleixo

4 horas atrás

PMM oferece curso de Marketing Digital para empreendedores

5 horas atrás

Prefeito David Almeida esclarece fake news

18 horas atrás

Prefeito David Almeida: Avanços em Manaus 2023

19 horas atrás

Prefeito acompanha retirada de lixo na ecobarreira do Mindu

22 horas atrás
Educadores recontam histórias do cotidiano
Prefeitura orienta usuários de unidades de saúde para combate à violência contra pessoa idosa
PMM recupera drenagem no bairro Aparecida
Sine Manaus oferta 211 vagas de emprego nesta terça–feira, 7/10
PMM esclarece que uso do Cartão Passa Fácil+ é opcional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?