Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PMAM e Procon-AM apreendem 4 toneladas de alimentos com data de validade adulterada na zona oeste
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > PMAM e Procon-AM apreendem 4 toneladas de alimentos com data de validade adulterada na zona oeste
Governo do Amazonas

PMAM e Procon-AM apreendem 4 toneladas de alimentos com data de validade adulterada na zona oeste

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Policiais militares do Batalhão de Choque realizaram, ainda, a prisão de um homem

Foto: Carlos Soares/SSP-AM e João Pedro/Procon-AM

A polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) apreenderam cerca de quatro toneladas de alimentos vencidos, nesta quinta-feira (13/06), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Os produtos estavam em processo de adulteração de validade, com o objetivo de serem comercializados novamente. Além da apreensão, um homem, de 19 anos, foi preso.

Os policiais militares do 1º Batalhão de Choque (BPChoque) receberam uma denúncia, de um cidadão que abordou a equipe policial na avenida Torquato Tapajós, informando que uma residência, localizada na rua Santo Antônio, no Tarumã, era utilizada como abrigo de suspeitos de cometerem roubos contra motoristas de aplicativo.

Segundo o subtenente PM L Júnior, do Batalhão de Choque, a equipe policial foi até o local e se deparou com o suspeito, de 19 anos, sentado em frente à residência apontada.

Foto: Carlos Soares/SSP-AM e João Pedro/Procon-AM

“Nós vimos um rapaz, juntamente com um carro aberto, e alguns produtos na carroceria do veículo. Ele nos informou que o carro não era dele, e que ele estava apenas reparando o material. A casa estava com o portão aberto, e quando entramos acabamos verificando esse monte de material”, explicou o policial militar.

Os PMs estranharam a movimentação e a quantidade de produtos mal armazenados, e constataram que muitos materiais estavam sem a etiqueta informando o prazo de validade e que alguns apresentavam remarcação de novos prazos, para serem redistribuídos e comercializados. “A gente não imagina há quanto tempo estava vencido, e é uma quantidade grande de material. Esse é um prejuízo enorme para quem fosse adquirir ou consumir esses produtos”, informou o subtenente.

Após flagrarem os materiais, os policiais militares acionaram os fiscais do Procon-AM para identificação e descarte dos produtos. Entre os materiais estavam caixas e pacotes de leite, café, óleo, biscoito, energético, ketchup, alguns legumes em conserva, entre outros.

Foto: Carlos Soares/SSP-AM e João Pedro/Procon-AM

Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a prática de adulterar a validade dos alimentos é uma grave infração aos direitos do consumidor, pois os prazos de validade devem ser respeitados, uma vez que alimento fora da validade PODE ocasionar diversos agravos à saúde.

“Do ponto de vista administrativo, o Procon-AM é responsável por realizar apreensões e descartes de alimentos considerados impróprios para o consumo humano, os quais representam um risco à saúde dos consumidores. Identificados os responsáveis, serão aplicadas sanções administrativas, como multas”, destacou.

Ainda de acordo com Fraxe, do ponto de vista criminal, a adulteração da validade de alimentos e a venda de produtos não adequados para consumo, coloca em perigo a saúde dos consumidores, e configura crime contra a relação de consumo e contra o consumidor, fatos estes que serão investigados pela polícia.

Segundo o Chefe de Fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, os agentes do instituto localizaram, dentro da residência, os equipamentos e produtos utilizados para a adulteração dos alimentos. “Eles usam um solvente e retiram a validade do produto. Eles apagam e depois utilizam uma maquininha para colocar um NOVO carimbo, com a validade para frente, e em seguida reintroduzem no mercado vendendo ao mesmo preço um produto sem qualidade, com risco à saúde, perigoso e nocivo”, disse o chefe de fiscalização do Procon-AM.

Ainda, segundo Malta, os alimentos apreendidos não possuíam rotulagem verdadeira e nem local apropriado para o armazenamento.

prisão e descarte

Todo o material apreendido foi encaminhado para o 19º Distrito Integrado de polícia (DIP), onde passou por pesagem e, em seguida, os itens alimentícios foram descartados pelos fiscais do Procon-AM.

O homem, de 19 anos, também foi conduzido para o DIP. O suspeito alega não ser o dono do material, apenas a pessoa designada para vigiar os produtos. O suspeito não informou sobre a identificação do proprietário e responsável pela carga.

O post PMAM e Procon-AM apreendem 4 toneladas de alimentos com data de validade adulterada na zona oeste apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasDenúnciasFiscalizaçãoManausPolíciaPolícia MilitarPrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins: Turistódromo reúne de forma gratuita os principais serviços de atendimento aos visitantes
Próximo artigo Itens mirins se unem em projeto que enaltece a cultura popular do boi-bumbá

Mais notícias desta categoria

Governo Presente realiza 7,3 mil atendimentos em Puraquequara com mais de 30 órgãos do estado

12 horas atrás

Fuham apresenta resultados do Dermato Saúde Amazonas e avanço no diagnóstico de hanseníase durante Janeiro Roxo 2026

12 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega equipamentos, kits e certificados em Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos durante agenda

15 horas atrás

Cosama entrega 50 mil copos e instala pontos de hidratação no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

1 dia atrás

Técnica de Adubação com Preparo de Áreas é tema de curso da Sepror para 20 produtores em Rio Preto da Eva

1 dia atrás

Saúde AM Digital amplia telessaúde em Santa Isabel do Rio Negro e atende mais de 14 mil moradores

1 dia atrás

Rafaela Nascimento fica com o vice-campeonato mundial de Jiu-Jitsu No-Gi e representa projeto Jovens Embaixadores no Ibirapuera

1 dia atrás

FVS-RCP realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites na zona leste de Manaus durante Governo Presente

1 dia atrás

Governo Presente levou mutirão de serviços ao Puraquequara e ampliou acesso da zona rural a serviços essenciais

1 dia atrás

Governo Presente abre calendário de 2026 em Manaus e leva serviços a áreas urbana, rural e ribeirinha

1 dia atrás

Esquenta SQNMao 2026 reúne feira, oficinas e celebra três anos da Quadrinhoteca na Biblioteca Pública do Amazonas

1 dia atrás

Central Integrada de Fiscalização inspeciona seis bares e adegas em Manaus durante operação da SSP-AM

1 dia atrás
HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025
Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus
Formatura do Ensino Médio Técnico da Fundação Matias Machline reúne 319 egressos e autoridades no Amazonas
Hospital Municipal Antônio Maia Barbosa terá ampliação para 20 leitos e centro cirúrgico com entrega prevista em março
Prosai vai fortalecer o turismo em Parintins, ao transformar parques e praças em polos de convivência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?