Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Plano Estadual de Saúde do Amazonas é apresentado em audiência pública on-line
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Plano Estadual de Saúde do Amazonas é apresentado em audiência pública on-line
Gestão Estadual

Plano Estadual de Saúde do Amazonas é apresentado em audiência pública on-line

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 18 de novembro de 2020
5 Min Lidos
Compartilhar

A audiência contou com o apoio da Comissão de Saúde da Aleam e teve o registro da participação de deputados, representantes de entidades – FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (18/11), uma audiência pública virtual para discussão e elaboração do Plano Estadual de Saúde do Amazonas (PES) para o quadriênio 2020-2023. Discutido em parceria com o controle social, a secretaria apresentou o planejamento para os próximos anos na área da saúde e convocou a população e servidores a participarem com sugestões. 

A audiência contou com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e teve o registro da participação de deputados, representantes de entidades de controle social, representantes dos secretários municipais de saúde, representantes de instituições e dos órgãos de controle do Estado. 

Além de ser transmitida de forma híbrida pelas plataformas Zoom e Youtube e compartilhada nas redes sociais da SES-AM, em razão das medidas protetivas contra a pandemia de Covid-19, a secretaria ainda disponibilizou mais uma ferramenta de participação. No site www.saude.am.gov.br, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem conferir o modelo do PES e sugerir modificações e ampliações. 

Audiência – Conforme o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, o PES é construído a partir do diagnóstico da situação da saúde no Estado, que identifica os problemas e as necessidades que devem ser priorizadas para a melhoria dos serviços ofertados à população. As bases do plano foram apresentadas, juntamente com as propostas de intervenção, e posteriormente, os participantes puderam se inscrever para manifestações e contribuições.

Nas oficinas de trabalho, participaram gestores e técnicos das secretarias estadual e municipais de saúde do Amazonas, Fundações de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, saúde indígena, representantes do controle social, instituições formadoras, entre outros colaboradores, o que resultou nas propostas do PES.

“Meu agradecimento especial vai para os servidores da saúde e eu nunca vi tantos profissionais compromissados, engajados e dedicados e com muito conhecimento técnico a respeito da saúde, principalmente indicando as soluções, que é o mais importante”, ressaltou Marcellus.

Valorização – Os servidores da saúde foram lembrados como parte importante do processo de construção do PES, por meio da valorização. O secretário da SES ressaltou que um dos projetos do Programa Saúde Amazonas, que visa a reestruturação da Saúde do Estado, contempla a retomada do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da pasta. 

“É um projeto importante e prioritário do Saúde Amazonas e falando sobre valorização humana e profissional, tudo isso está dentro da discussão da mesa de gestão de pessoal”, adiantou Campêlo. 

A presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, deputada Mayara Pinheiro; a promotora de Justiça, Silvana Nobre; e o defensor público, Arlindo Gonçalves, também fizeram contribuições que foram acolhidas pela equipe da SES.

“Eu sei que a SES está com ótimos parceiros como o Sírio Libanês, a Assembleia, os Conselhos (Estadual e Municipais de Saúde). Essas são sugestões para caminharmos juntos, em mais um ano, para o aperfeiçoamento da saúde pública”, declarou Silvana Nobre.

“A gente tem muito o que avançar realmente, mas vamos um passo de cada vez, sempre almejando o melhor para quem precisa do SUS”, concluiu a deputada Mayara Pinheiro.

Participação Popular – Desde 2019, a SES vem realizando eventos junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES) para elaboração, construção, apresentação e esclarecimentos aos conselheiros.

Para a participação dos cidadãos, a SES-AM disponibilizou, no site da secretaria, uma área para consulta contendo um formulário-modelo para envio de sugestões, além do Plano Estadual de Saúde 2016 a 2019, Relatório Final da Conferência Estadual de Saúde para leitura e compreensão do processo de planejamento e qualificação das políticas públicas de saúde no estado do Amazonas.

Nessa nova etapa, também estão sendo disponibilizados novamente formulários para receber contribuições da sociedade para o aperfeiçoamento das políticas de saúde contempladas no Plano de Saúde, que ficará ativo no período de 12 a 25 de novembro de 2020, no site da SES (www.saude.am.gov.br), além do material para subsidiar as discussões do plano, que deverá orientar as ações da gestão da saúde, no Amazonas, para os próximos quatro anos.

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?