Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais
Governo do Amazonas

Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Na quarta-feira (12/02), participarão startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos

Foto: Bruno Leão/Sedecti

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) avançou na construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, nesta terça-feira (11/02), durante o evento Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus. O encontro ouviu representantes de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs) para contribuir na formulação de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

Durante a abertura do evento, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, ressaltou a importância da escuta ativa de diferentes públicos ligados à bioeconomia no processo de elaboração do plano, valorizando suas experiências e vivências. Ele destacou ainda que esta é uma das 80 escutas que a secretaria realizará.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“A construção de um plano começa ouvindo as pessoas envolvidas no processo. Diálogos é a denominação dada, e tem esse objetivo, ouvir. Nós temos dois ouvidos e uma boca, então é melhor ouvir dobrado daquilo que falamos. E a Sedecti dá início a esse processo ouvindo a sociedade, ouvindo os parceiros para que possamos construir o plano no que há de melhor no campo da bioeconomia”, destacou.

A iniciativa da Sedecti atende à recomendação do governador Wilson Lima, que enfatizou a necessidade de um planejamento detalhado e responsável. “Nada de pressa, mas eu garanto que ainda este ano nós teremos o plano, só que para isso vamos seguir todas as etapas com cautela, inclusive por orientação do governador Wilson Lima”.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

Dentre os participantes, esteve presente o cacique Domingos Francis Prado Vaz, da comunidade indígena Cipiá, localizada a cerca de 35 quilômetros de Manaus. Conhecido como “Cuia” em sua língua, ele compartilhou a experiência de sua comunidade com o etnoturismo e a valorização da cultura indígena.

“É sempre interessante estar nessas etapas, porque nós somos as raízes, conhecemos também como preservar a natureza, de onde realmente tirar e como sempre indicar a natureza. Então, para a gente, é sempre bom. Nem todas as coisas a gente sabe, mas estamos aqui também para aprender, como desenvolver, como cuidar melhor e como fazer o replante”, revela.

A diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, destacou que a construção do plano de bioeconomia do Estado do Amazonas vem sendo acompanhada desde o ano passado, com participação ativa nas discussões, desde as fases iniciais, na formulação do projeto, até o momento atual, em que a sociedade é ouvida para garantir transparência e visibilidade ao processo.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“É muito bom, hoje, sermos palco deste cenário de discussões, de discussões que vão alavancar cada vez mais esse ponto, essa compreensão e transformar esse plano de bioeconomia do Estado, em algo palpável, algo operacional de fato, e não somente que fique naquela letra, a letra morta, como a gente fala. Então, assim, estamos muito felizes de estar abrigando aqui o start, o primeiro encontro do ano nessas eletivas, nessas audições”, destacou.

Na quarta-feira (12/02), participarão startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos para contribuir na formulação de um plano estratégico voltado ao desenvolvimento sustentável da região. Após os dois dias, a Sedecti dará continuidade às Escutas Regionais, que serão realizadas em diversas cidades do interior, seguindo para a consolidação das informações e a validação da primeira versão do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

Entre as principais ações que estão sendo discutidas para a construção do plano estão linhas de crédito, a aplicação de pesquisas para fortalecer cadeias socioprodutivas, a expansão do uso de energia solar, a certificação de produtos e a criação de um banco de mudas. Essas iniciativas estão alinhadas aos eixos prioritários do plano: ecossistema de negócios, descarbonização e energia renovável, pessoas e cultura, patrimônio cultural e genético, e governança.

Esteve presente no primeiro dia do Diálogos os representantes do CBA, Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Conselho Regional de economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e outras instituições.

O post Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas avança com participação de comunidades tradicionais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS realiza ações em Santo Isabel do Rio Negro para fortalecer comercialização de produtos regionais
Próximo artigo FUnATI disponibiliza 2 mil vagas gratuitas em oficinas de extensão

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e Unicef alinham ações para fortalecer políticas de proteção às crianças e adolescentes no estado

7 horas atrás

Em vistoria de obras do Residencial Compensa, governador interino Roberto Cidade destaca continuidade dos projetos habitacionais no Amazonas

9 horas atrás

Intercâmbio artístico e arte urbana ganham destaque em programação cultural em Parintins

10 horas atrás

SES-AM realiza atendimentos de saúde durante a Semana Nacional do Registro Civil no Vasco Vasques

11 horas atrás

Leilão do Detran-AM: visitação do próximo leilão de veículos encerra na quarta-feira

11 horas atrás

Sine Amazonas divulga 314 vagas de emprego para esta terça-feira

11 horas atrás

SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional

12 horas atrás

Sema Amazonas capacita novos monitores da biodiversidade para Unidades de Conservação

12 horas atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas inicia atividades da quinta turma do Curso de Salvamento Aquático

13 horas atrás

Ipaam define novas regras para cadastro ambiental obrigatório no Amazonas

13 horas atrás

Em São Paulo de Olivença, agricultores assistidos pelo Idam vencem o 1º Desafio de Ideias Inovadoras

14 horas atrás

Governador interino Roberto Cidade destaca ampliação da cidadania no interior durante abertura do ‘Registre-se em Manaus’

15 horas atrás
Policiais militares auxiliam cadeirante em via íngreme e garantem deslocamento com segurança na zona norte de Manaus
Corpo de Bombeiros realizou mais de 20 mil atendimentos no Amazonas em 2025
Mais de 22 mil carteiras de identidade emitidas pela SSP-AM seguem esquecidas nos PACs
Com novos óculos e exames, pacientes destacam acesso facilitado à saúde em Manaus
PC-AM e PCPA prendem homem envolvido no homicídio de dois irmãos ocorrido no bairro Alvorada
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?