Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: PL do vereador Marcel Alexandre, que combate o abandono afetivo de idosos, avança na CMM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > PL do vereador Marcel Alexandre, que combate o abandono afetivo de idosos, avança na CMM
Câmara de VereadoresPolítica

PL do vereador Marcel Alexandre, que combate o abandono afetivo de idosos, avança na CMM

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Durante a manhã desta segunda-feira (22/05), em Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcel Alexandre (Avante), que institui a Campanha Municipal Permanente de Combate ao Abandono Afetivo de Idosos, recebeu aprovação do parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, economia e Orçamento. A propositura segue, agora, à avaliação da 20ª Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso.

De acordo com o PL, as Secretarias Municipais da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), de educação (Semed) e de saúde (Semsa) poderão formular diretrizes e estratégias a fim de viabilizar a plena execução da campanha. Entre as estratégias, está a divulgação da pena prevista para o crime de abandono de idoso, conforme disposto no Estatuto do Idoso.

Segundo o parlamentar, a realidade de abandono afetivo de idosos em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência; bem como o não provimento de suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, devem ser combatidos. Ele ressalta que a campanha será a ferramenta ideal para defender as pessoas que hoje são vítimas daqueles que tanto amaram.

“Nós sabemos que o idoso é tudo de bom que nós estamos provando hoje, foram eles que geraram a mão de obra e tudo que desencadeou no município, estado e país que vivemos hoje. Depois disso, ao chegar no final da vida, não PODE ser abandonado, principalmente nessa sociedade tão rápida com a questão da internet, em que as relações interpessoais estão cada vez mais escassas e encurtadas”, afirmou o vereador.

De acordo com Marcel Alexandre, a propositura tem respaldado pelo princípio da dignidade da pessoa humana, princípio este que se encontra na Carta Magna. O PL tem como objetivo a criação da campanha no programa “Promoção das Políticas dos direitos humanos”, já existente no plano de programas de Governo, conforme ressalta o vereador.

“O abandono só tem aumentado, nós estamos fazendo um apelo para o município para que se faça a campanha e melhore a atenção aos nossos idosos, para que eles tenham dias dignos e felizes com resultado do esforço e do trabalho que eles semearam no passado e no presente”, acrescentou Marcel.

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vereadores deliberam 14 Projetos de Lei durante Sessão Plenária desta segunda-feira, 22/05
Próximo artigo Primeira Câmara Cível dá provimento a recurso e determina distribuição de processo à Vara competente

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

11 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

11 meses atrás
Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado
Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida
Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?