Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: PL do vereador Alonso Oliveira prevê o descarte correto de pneus inutilizáveis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > PL do vereador Alonso Oliveira prevê o descarte correto de pneus inutilizáveis
Câmara de VereadoresPolítica

PL do vereador Alonso Oliveira prevê o descarte correto de pneus inutilizáveis

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 10 de maio de 2023
2 Min Lidos
Compartilhar

De autoria do vereador Alonso Oliveira (Avante), o Projeto de Lei (PL) nº 121/2023, estabelece que todos os postos de venda de pneus localizados no município de Manaus, deverão receber, obrigatoriamente, os pneus usados dos clientes que comprarem pneus novos e não quiserem mais os usados. O PL está em avaliação pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com o vereador, o PL visa atender aos preceitos contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para livrar a cidade de Manaus da poluição e dos problemas gerados pelo descarte inadequado dos pneus velhos.

“A partir desse PL os postos de venda deverão armazenar os pneus inservíveis para posteriormente serem retirados pelos fabricantes, prezando pela segurança e saúde pública, pois se trata de material inflamável que, se queimado, emite fumaça tóxica e pode acumular água, criando condições para reprodução do mosquitos”, explica o parlamentar.

Os fabricantes deverão retirar nos postos de venda os pneus usados mediante notificação, em cumprimento à Resolução nº 258, de 26 de agosto de 1999, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis.

Conforme o projeto, caberá aos postos de venda receber e armazenar os pneus inutilizáveis para posterior retirada por parte dos fabricantes. O PL prevê ainda que o descumprimento da lei acarretará multa aos estabelecimentos que vendem pneus e/ou aos fabricantes de pneus, cujo valor será estabelecido pela Prefeitura de Manaus, e a fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Texto: Keize Pedrosa – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Diego Caja – Dircom/CMM

Tags:FiscalizaçãoManausmeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Colônia Antônio Aleixo recebe primeira fase de ações do ‘Mutirão no Bairro’ e sente efeitos imediatos da presença da Prefeitura de Manaus

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura realiza festa junina ‘Respeito Não Tem Idade’ em alusão ao ‘Junho Violeta’

Por Redação Informe Digital
7 de junho de 2025
Manaus

David Almeida vistoria obras na Lagoa da Compensa

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa sobre os planos em elaboração de Ação Climática, Saneamento Básico e de Redução de Riscos e Desastres

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
Manaus

Prefeitura apresenta soluções digitais desenvolvidas pela Semsa para comitiva do Ministério da Saúde

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
Manaus

David agradece quem ajudou na prisão de suspeitos de assalto a UBS

Por Redação Informe Digital
6 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?