Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PL do deputado Cristiano D’Angelo visa a inclusão do conteúdo ‘Agropecuária e Educação Sanitária’ na rede pública e privada de ensino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > PL do deputado Cristiano D’Angelo visa a inclusão do conteúdo ‘Agropecuária e Educação Sanitária’ na rede pública e privada de ensino
ALEAMGestão Estadual

PL do deputado Cristiano D’Angelo visa a inclusão do conteúdo ‘Agropecuária e Educação Sanitária’ na rede pública e privada de ensino

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), que dispõe sobre a inclusão do conteúdo “Agropecuária e educação Sanitária” no plano curricular das escolas da REDE pública e privada de ensino da educação básica e fundamental do Amazonas.

O objetivo do projeto é aprimorar o aprendizado das atividades agrícolas, a partir das experiências e do cotidiano dos povos do campo, demonstrando a relevância da agropecuária para a sociedade e para o desenvolvimento do Estado, bem como o fortalecimento da agricultura familiar, o que resultará na valorização da produção de alimentos locais e regionais, incentivando, dessa forma, o aprendizado sobre organização, cooperação e empreendedorismo, além de Cidadania e a relevância dos aspectos sociais, culturais e ambientais.

O PL pretende promover uma via educativa, de saúde animal, de sanidade vegetal, de aprendizado também sobre qualidade dos produtos agropecuários e de seus derivados, juntamente na partilha dos conceitos e informações sobre segurança alimentar, educação sanitária em defesa da agropecuária e da sustentabilidade.

“O objetivo da educação sanitária é desenvolver os futuros membros da comunidade, para gerar melhorias significativas nas condições de saúde. A educação em saúde é um processo contínuo, que se fundamenta na vivência sociocultural da população, estimulando os indivíduos a assumir a responsabilidade pelas suas condições de saúde, de modo a torná-los um ser responsável, participativo e transformador da realidade”, afirmou o parlamentar.

A implantação da “Agropecuária e educação Sanitária” nas escolas contribuirá para formar e despertar nas crianças a importância dos cuidados com os animais, o meio ambiente e a saúde humana, difundindo o conceito de saúde única, disseminando a importância das boas práticas agropecuárias, da fiscalização, da inspeção e certificação sanitárias, de modo a influenciar na mudança de atitudes de toda a comunidade onde as crianças convivem.

“O PL pretende desenvolver e implementar projetos educativos-sanitários de defesa agropecuária para incentivar a responsabilidade individual e coletiva dos estudantes em relação aos benefícios e manter os padrões de sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos”, explicou o parlamentar. Ele disse, ainda, que é importante a disseminação de informações sobre as diversas fases das cadeias produtivas que estão relacionadas às atividades agropecuárias. “O que torna os futuros cidadãos compromissados com o bem-estar, a saúde e o progresso do nosso Estado”, enfatiza o deputado.

Agropecuária e educação Sanitária

O Projeto de Lei propõe à comissão programática de conteúdo de “Agropecuária e educação Sanitária” a indicação do conteúdo, que será ministrado no plano de atividades para os estudantes do Estado.

O Poder Executivo caberá a regulamentação estabelecendo as normas necessárias ao seu cumprimento, destinando a devida competência à Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC).

 

  

Tags:ALEAMEducação BásicaEmpreendedorismoFiscalizaçãomeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Após denúncia de Carpê, PC abre inquérito para investigar pagamento de dinheiro em secretaria
Próximo artigo Desembargadora Socorro Guedes preside Fórum Internacional sobre Amazônia na Southeast Missouri State University, nos EUA  

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

6 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

6 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

7 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

7 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?