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Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > PL de Roberto Cidade estimula a iniciação científica e abre portas para novas perspectivas profissionais
ALEAMGestão Estadual

PL de Roberto Cidade estimula a iniciação científica e abre portas para novas perspectivas profissionais

1 ano atrás
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4 Min Lidos

e PODE ser um diferencial na formação dos estudantes, preparando-os para futuras carreiras na área científica.

Para enfatizar a importância da pesquisa e da ciência, especialmente no mês em que se celebra o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destaca o Projeto de Lei (PL) nº 73 de 2023, de sua autoria, que visa incentivar o ensino e a pesquisa científica na REDE básica de educação do Estado. O objetivo é ampliar o acesso dos estudantes da REDE pública à iniciação científica, como forma de estimulá-los a buscar e expandir seus conhecimentos. Segundo o deputado, a pesquisa científica é fundamental para a construção e disseminação do conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e ser uma estratégia para o crescimento econômico e social do Estado. Por isso, é necessário investir e promover ações que fortaleçam e incentivem essa área. Com o avanço da ciência, pesquisa e tecnologia, os estudantes têm a oportunidade de construir um futuro melhor para si e para a sociedade. O PL propõe que os estudantes da educação básica da REDE pública estadual sejam estimulados a participar da iniciação científica, por meio do protagonismo no processo de construção e reconstrução do conhecimento em prol do bem comum, da promoção do ensino-aprendizagem com atividades relacionadas à ciência, da ampliação do estudo, pesquisa, ciência, inovação e desenvolvimento de competências para a aprendizagem. Além disso, o projeto incentiva o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, a promoção de atividades humanísticas, científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento econômico e social do Estado, a disseminação das ações de pesquisa entre os estudantes, estimulando debates e a produção de novos conhecimentos, o fortalecimento da divulgação da ciência e a valorização da cultura científica, bem como a participação nos processos criativos de resolução de problemas sociais e melhoria da qualidade de vida e bem-estar social. A participação dos estudantes nessas atividades será facultativa e gratuita, mas acredita-se que todos terão interesse em fazer parte, pois essa demanda surgiu a partir de solicitações de alunos que reconhecem a importância de desenvolver habilidades que possam refletir em oportunidades de crescimento pessoal e profissional. É nesse contexto que a inserção do ensino científico aos estudantes se torna um instrumento valioso para aprimorar suas qualidades, conhecimentos e estimular o início da formação de profissionais voltados à ciência e pesquisa, preparando-os para o ensino superior. A iniciação científica é uma forma de pesquisa acadêmica em que o estudante participa de um projeto de investigação orientado por um professor. Ela serve como um primeiro contato com a construção do conhecimento científico e PODE ser um diferencial na formação dos estudantes, preparando-os para futuras carreiras na área científica.  

Tags:ALEAMEducação BásicaEnsino Superior
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