Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: PL de Joana quer reservar vagas de emprego para pessoas autistas nos serviços públicos do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > PL de Joana quer reservar vagas de emprego para pessoas autistas nos serviços públicos do Amazonas
ALEAMPolítica

PL de Joana quer reservar vagas de emprego para pessoas autistas nos serviços públicos do Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

De autoria da deputada Joana Darc (União Brasil), o Projeto de Lei nº 31/2023 tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a proposta de autorizar o Poder Executivo a estabelecer condições especiais para o ingresso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos órgãos da Administração Pública direta e indireta do serviço público estadual. A propositura visa incentivar e fomentar a inclusão no mundo do trabalho das Pessoas com Deficiência (PcD).
A justificativa do PL defende que é de competência da Aleam dispor sobre programas e planos estaduais, conforme a Constituição Estadual no Art. 27, VIII – planos e programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento. Em um primeiro momento, destaca-se a competência comum à proteção e garantia das pessoas com deficiência, pois é de jurisdição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia dos direitos para PcD.
“O tema abordado nesse PL é de grande relevância para a população autista do Amazonas, pois precisamos mostrar que a inclusão deve ir além do papel. Sabemos que eles desenvolvem seus potenciais desde cedo, porém, ainda há muita falta de informação. Sem falar que o preconceito, muitas vezes, barra as chances de um autista conseguir um emprego e se manter no mercado de trabalho”, defende a autora da propositura.
A expectativa é que o projeto seja aprovado nos próximos dias de votação da Aleam. Vale destacar que a deputada Joana Darc foi nomeada como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento (domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais, das mais primárias às mais refinadas) que é caracterizado por dificuldades na interação social e na comunicação e por padrão restrito e repetitivo de comportamentos.
A estimativa é de que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo que 2 milhões delas estão no Brasil e 85% dos adultos com autismo estão desempregados. Cerca de 70% dos autistas relataram que já sofreram ou sofrem com depressão e ansiedade.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativomanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?