Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado
Governo do Amazonas

PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado

1 ano atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

A decisão inicial que obrigava o Estado do Amazonas a rever a suspensão foi cassada

FOTO: Divulgação / PGE-AM

A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) conseguiu reverter uma liminar que havia sido concedida em favor de uma empresa que alegava ter sofrido violação de direito líquido e certo quanto ao desempenho de sua atividade econômica, após a suspensão de seu registro de funcionamento. A decisão foi proferida pelo Desembargador Délcio Luís Santos, do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Na análise do caso, o Relator destacou a importância de distinguir entre obrigações tributárias principais e acessórias. As obrigações acessórias são fundamentais para que o Estado possa exercer sua função de arrecadação tributária, sendo essencial a localização do contribuinte.

A PGE-AM, representada pela Procuradora Vívian Maria Oliveira da Frota, recorreu à decisão liminar com base no Código Tributário do Amazonas. Este código estipula que o contribuinte que não cumprir as obrigações tributárias acessórias PODE ter seu cadastro no Cadastro de Contribuintes do Amazonas (CCA) suspenso de ofício. A suspensão PODE ser declarada unilateralmente, especialmente quando o contribuinte não é localizado no endereço registrado.

O TJAM acatou o recurso da PGE-AM, reconhecendo a ausência de ilegalidade na conduta administrativa da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). A suspensão do registro da empresa foi confirmada devido à impossibilidade de localizar o contribuinte no endereço cadastrado, conforme verificado em ação fiscal.

Durante o processo, foram garantidos o contraditório e a ampla defesa, com a empresa sendo notificada das irregularidades e pendências tributárias via Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). No entanto, a empresa não apresentou os esclarecimentos necessários.

A decisão final reafirma que, embora a Constituição permita o livre exercício de atividades econômicas, esta liberdade está sujeita a restrições legais que asseguram a fiscalização tributária, essencial para a manutenção da ordem econômica e financeira do Estado.

O post PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalização
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior
Próximo artigo PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

1 dia atrás

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

1 dia atrás

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

1 dia atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

1 dia atrás

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

1 dia atrás

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

1 dia atrás

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

1 dia atrás

Governo do Amazonas recebe reconhecimento pela promoção de políticas habitacionais no estado

1 dia atrás

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

1 dia atrás

“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas

1 dia atrás

Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça

1 dia atrás

Bombeiros do Amazonas participam de treinamento de emergência envolvendo produtos químicos

1 dia atrás
Ipaam leva serviços ambientais itinerantes a Manacapuru de 8 a 10 de outubro
Sarau no Hall: Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas homenageia raízes musicais da região
Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas
Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?