Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado
Governo do Amazonas

PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

A decisão inicial que obrigava o Estado do Amazonas a rever a suspensão foi cassada

FOTO: Divulgação / PGE-AM

A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) conseguiu reverter uma liminar que havia sido concedida em favor de uma empresa que alegava ter sofrido violação de direito líquido e certo quanto ao desempenho de sua atividade econômica, após a suspensão de seu registro de funcionamento. A decisão foi proferida pelo Desembargador Délcio Luís Santos, do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Na análise do caso, o Relator destacou a importância de distinguir entre obrigações tributárias principais e acessórias. As obrigações acessórias são fundamentais para que o Estado possa exercer sua função de arrecadação tributária, sendo essencial a localização do contribuinte.

A PGE-AM, representada pela Procuradora Vívian Maria Oliveira da Frota, recorreu à decisão liminar com base no Código Tributário do Amazonas. Este código estipula que o contribuinte que não cumprir as obrigações tributárias acessórias PODE ter seu cadastro no Cadastro de Contribuintes do Amazonas (CCA) suspenso de ofício. A suspensão PODE ser declarada unilateralmente, especialmente quando o contribuinte não é localizado no endereço registrado.

O TJAM acatou o recurso da PGE-AM, reconhecendo a ausência de ilegalidade na conduta administrativa da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). A suspensão do registro da empresa foi confirmada devido à impossibilidade de localizar o contribuinte no endereço cadastrado, conforme verificado em ação fiscal.

Durante o processo, foram garantidos o contraditório e a ampla defesa, com a empresa sendo notificada das irregularidades e pendências tributárias via Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). No entanto, a empresa não apresentou os esclarecimentos necessários.

A decisão final reafirma que, embora a Constituição permita o livre exercício de atividades econômicas, esta liberdade está sujeita a restrições legais que asseguram a fiscalização tributária, essencial para a manutenção da ordem econômica e financeira do Estado.

O post PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasFiscalização
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior
Próximo artigo PGE-AM derruba liminar e mantém suspensão de registro de empresa por endereço não localizado

Mais notícias desta categoria

ADS comercializa mais de 37 toneladas de peixe em três dias do Feirão do Pescado na Semana Santa

1 dia atrás

HPVet-AM alcança mais de 33 mil animais atendidos e reforça importância da saúde animal no Amazonas

1 dia atrás

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

2 dias atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

2 dias atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

2 dias atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

2 dias atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

2 dias atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

3 dias atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

3 dias atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

3 dias atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

3 dias atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

3 dias atrás
Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?