Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pessoas com hipertensão e diabetes devem atualizar o cadastro nas unidades de saúde da prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Pessoas com hipertensão e diabetes devem atualizar o cadastro nas unidades de saúde da prefeitura
Manaus

Pessoas com hipertensão e diabetes devem atualizar o cadastro nas unidades de saúde da prefeitura

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Visando reforçar e aprimorar os serviços de saúde voltados a pessoas com condições crônicas, a Prefeitura de Manaus orienta os usuários hipertensos e diabéticos atendidos na REDE básica a manter atualizados seus cadastros junto às unidades da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). O procedimento assegura a esse público o acompanhamento adequado e regular pelas equipes da Atenção Primária à saúde (APS).

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Nádia Brito, usuários hipertensos e diabéticos são cadastrados no Sistema Único de saúde (SUS) e acompanhados para a realização de exames e consultas periódicas, entre outros serviços da APS. A falta de atualização dos dados, segundo a gestora, PODE dificultar o trabalho das equipes da atenção básica.

“Muitos pacientes mudam de telefone ou endereço, não atualizam os dados no sistema de saúde e não são mais localizados, quando o agente comunitário de saúde entra em contato ou realiza a busca ativa daquele usuário”, relata.

Nádia orienta as pessoas com condições crônicas atendidas na REDE municipal a buscar uma unidade de saúde sempre que ocorra mudança de dados cadastrais, evitando possíveis interrupções no tratamento. “O usuário deve periodicamente se dirigir à unidade e atualizar seus dados. Isso é essencial para que possamos dar continuidade ao acompanhamento”.

Cadastro e atendimento

Pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus devem procurar uma unidade da Semsa Manaus para realizar a inscrição no HiperDia, programa do Ministério da saúde criado em 2002 e voltado ao cadastro e acompanhamento desses usuários pelo SUS.

Após o cadastro, por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), os usuários iniciam um acompanhamento que inclui consultas a cada seis meses, no mínimo; avaliação neuromotora e exame de Índice do Tornozelo Braquial; estratificação de risco cardiovascular; e exames laboratoriais e de raio-X.

Dentre esses serviços, Nádia Brito destaca a estratificação de risco cardiovascular (RCV) como fundamental para reconhecer as pessoas e classificar risco e vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações coletivas e individuais (plano terapêutico) que a equipe de saúde PODE oferecer.

“O objetivo do plano é gerar qualidade de vida para aquela pessoa que tem hipertensão arterial ou diabetes mellitus”, resume a gestora.

Mobilizações

Nos meses de abril e maio deste ano, a Semsa intensificou as ações de prevenção e combate à hipertensão nos cinco Distritos de saúde, Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural, em agenda alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio).

Dentro da programação, cinco unidades, sendo uma de cada zona distrital de saúde da secretaria, realizaram o Dia “D” em Combate à Hipertensão Arterial. Nas mobilizações, foram ofertadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, aferição de pressão, exames de pé diabético, doppler vascular periférico e outros serviços, além de ações de orientação em saúde e atividades físicas.

Nádia Brito aponta que as mobilizações contribuem para ampliar o número de usuários hipertensos e diabéticos atendidos pela REDE municipal, que tiveram as condições crônicas detectadas a partir das avaliações e exames realizados nas ações.

“Os usuários procuraram bastante as unidades de saúde durante as campanhas, especialmente os idosos, pois eles veem que as ações são de fácil acesso e oferecem não só consultas clínicas, mas vários outros serviços de saúde, como consultas de enfermagem, exames, nutricionistas”, diz.

Números

Os números de atendimentos a hipertensos e diabéticos na atenção básica em Manaus vêm crescendo a cada ano, conforme dados do Sistema de Informação em saúde para a Atenção Básica (Sisab). Entre usuários hipertensos cadastrados no PEC, o total de atendimentos passou de 108.672, em 2019, a 413.391, em 2022. De janeiro a abril deste ano, foram 153.312 atendimentos voltados a esse público.

Já os diabéticos tiveram 57.658 atendimentos em 2019, chegando a 235.023 em 2022. Nos primeiros quatro meses deste ano, já foram atendidos 87.126 usuários com a condição crônica na REDE pública municipal.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura leva o ‘Asfalta Manaus’ para novas vias do Parque 10
Próximo artigo Sinésio Campos visita sede do Instituto Social Agir, na zona Norte de Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus recupera via estratégica no bairro Zumbi dos Palmares e garante mais segurança no trânsito

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã

4 horas atrás

Prefeitura elimina mais de 230 lixeiras irregulares em Manaus na primeira semana de setembro

5 horas atrás

Abertura do ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino

5 horas atrás

Prefeito vistoria UBSs de porte 4 e acompanha obras do Implurb

5 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus em R$ 313 mil por falha técnica em obra no Vieiralves

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus autua veículos pesados por desrespeitar zona de restrição

6 horas atrás

‘#SouGamerGeek’ movimenta mais de R$ 100 mil e valoriza cultura geek e empreendedorismo

6 horas atrás

PIC da prefeitura é apresentado em congresso internacional

8 horas atrás

Encontro Nacional InRede em Manaus: prepare-se!

10 horas atrás
Prefeitura de Manaus conclui obras emergenciais de drenagem no bairro Adrianópolis e garante mais segurança contra alagamentos
Prefeitura de Manaus avança na revitalização da zona Leste com obras no bairro Gilberto Mestrinho
Prefeitura de Manaus intensifica obras no bairro Flores e moradores celebram avanço na infraestrutura
Prefeitura de Manaus revitaliza trecho da avenida Eduardo Ribeiro e garante mais segurança ao centro histórico
Remoção de executivo irregular em operação de fiscalização
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?