Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Pesquisadores avaliam capacidade funcional de pessoas que vivem com HIV/AIDS no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Pesquisadores avaliam capacidade funcional de pessoas que vivem com HIV/AIDS no Amazonas
Gestão Estadual

Pesquisadores avaliam capacidade funcional de pessoas que vivem com HIV/AIDS no Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 2 de setembro de 2020
6 Min Lidos
Compartilhar
Sede da Fapeam – Foto: Divulgação/Fapeam

O surgimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e o aumento da incidência da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) continuam sendo um dos grandes desafios para a saúde mundial. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), cientistas locais criaram uma linha de pesquisa clínica que avalia aspectos da saúde e da evolução das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) hospitalizadas na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O fomento da Fapeam ocorreu por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), sob coordenação da pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Roberta Lins, com a vinculação de pesquisadores, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Roberta explica que os resultados esperados para esta fase do estudo foram alcançados. As PVHIVs que participaram da pesquisa eram em sua maioria jovens, pardos, solteiros, moravam sozinhos, apresentavam ensino médio completo e renda de um salário mínimo. A maior parte recebeu diagnóstico recente de HIV e demonstrou baixa capacidade funcional.

”O principal motivo das hospitalizações foi o baixo peso e a redução dos níveis de linfócitos TCD4+ (AIDS). Dentre os participantes da pesquisa, 11% não estavam em uso de Terapia Antirretroviral Altamente Ativa (HAART). A maior parte da amostra, 53%, foi considerada como diagnóstico recente de HIV, ou seja, diagnóstico realizado no momento da internação ou na ida prévia à Unidade Básica de Saúde por causa de sintomas; 33% apresentou diagnóstico tardio, mas abandonou o tratamento; 8% apresentou diagnóstico tardio e encontrava-se sem tratamento e 6% das PVHIVs receberam diagnóstico tardio e estavam em HAART; 92% das PVHIVs hospitalizadas estudadas evoluíram para alta hospitalar e 8% evoluíram para o óbito”, relata.

Para Roberta, mesmo com o advento da Terapia Antirretroviral Altamente Ativa, que alterou a mortalidade mundial, algumas PVHIVs apresentam evolução clínica peculiar, com hospitalizações frequentes, declínio físico funcional e redução da qualidade de vida.

“O objetivo deste estudo foi conhecer as características e a capacidade funcional de PVHIVs hospitalizadas. Tratou-se, portanto, de um estudo observacional, transversal. As pesquisas observacionais são formas não-experimentais de investigação. Estudos transversais são usados, principalmente, para estimar a prevalência. Eles são relativamente rápidos e baratos e podem ser usados para estudar vários resultados. Nestes tipos de estudos não é possível determinar um relacionamento causa-resposta porque o pesquisador não controla as variáveis sob investigação. Em vez disso, pode ser possível encontrar correlações entre as variáveis observadas a fim de determinar relacionamentos ou associações entre elas”, conta.

Segundo a pesquisadora, as PVHIVs, especialmente as hospitalizadas, podem evoluir com alteração da composição corporal, fraqueza, fadiga e síndrome consuptiva, entre outros. “Assim, conhecer as condições de saúde de uma população específica, como das PVHIVs, pode ajudar os profissionais da saúde a elaborar um plano de cuidados focado na pessoa e não apenas na doença, e aos gestores a estabelecer políticas públicas visando a melhoria da saúde”, enfatizou.

Estudo – Além da professora Roberta Lins, participaram do estudo o mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde (PPGCIS) da Ufam, o fisioterapeuta Wilson Zacarias Aires Neto, a professora Taynna Vernalha, professor Luiz Carlos Ferreira, o professor Boechat Lopes, professor Fernando Val, a médica patologista Monique Freire e outros pesquisadores do PPGCIS, da FMT-HVD e do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia).

Para este piloto, foram estudados 36 PVHIVs hospitalizados. Esta pesquisa faz parte de um grande projeto vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/Amazônia), que iniciou em 2018 e será realizado em quatro anos.

AIDS no Amazonas – No período de janeiro a setembro de 2019, foram notificados 1.137 novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em jovens e adultos, em todo o estado do Amazonas, de acordo com Sistema de Informação de Agravos de Notificação do (Sinan).

A pesquisadora relata que a melhoria das condições de saúde de indivíduos com doenças crônicas é um desafio complexo, requer a quebra do paradigma da atenção à saúde centrada na doença, fragmentada, reativa e episódica, para focar na pessoa, visando a qualidade da vida e maneiras que favoreçam ao indivíduo viver de maneira plena.

“Conhecer e monitorar a capacidade funcional de indivíduos com condições crônicas de saúde é essencial para reduzir as barreiras e minimizar as deficiências e limitações que esses indivíduos apresentem. Assim, os profissionais de saúde em ambientes clínicos podem detectar declínios nas habilidades físicas (clinicamente expressas como deficiências) e fornecer intervenções eficazes para prevenir e retardar a progressão”, pontuou.

Posgrad – É uma ação da Fapeam que tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?