Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Pesquisa publicada em revista internacional atinge mais 2.700 visualizações, em 2022     
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Pesquisa publicada em revista internacional atinge mais 2.700 visualizações, em 2022     
AmazonasEducação

Pesquisa publicada em revista internacional atinge mais 2.700 visualizações, em 2022     

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Asm Ufam
O artigo “Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de Química do Ensino Médio de uma Escola de Benjamin Constant”, de autoria do professor Agmar José de Jesus Silva do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam)  foi o mais lido entre os artigos publicados no Journal of Education, Science and Health – JESH, em 2022.
O JESH é uma revista multidisciplinar, com periodicidade trimestral e publicações em fluxo contínuo.
O artigo desenvolvido durante o período da pandemia da Covid-19, teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do ensino remoto e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Benjamin Constant (AM). O artigo é fruto da parceria entre Seduc-AM e um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do INC/Ufamm e teve a colaboração da professora Alcinei Pereira Lopes, docente do Instituto. De acordo com o professor, a pesquisa foi planejada e executada juntamente com os alunos da disciplina de Redação Científica, ministrada no período letivo de 2020/1.
Segundo Agmar Silva, o artigo é um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, cuja coleta de dados foi feita através de um questionário semiestruturado que buscou analisar como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química na Escola, em dois momentos cruciais: anterior e posterior ao surgimento da pandemia de Covid-19.
“Os resultados revelaram muitas respostas interessantes, como o grau de contaminação dos alunos pela Covid-19, os métodos de ensino utilizados pelo docente antes e após o surgimento do estado de pandemia no município, as dificuldades enfrentadas para adaptação do professor e alunos ao ensino remoto e o uso de tecnologias digitais educacionais na escola. Além disso, o manuscrito relatou aspectos importantes dos efeitos psicossociais da pandemia na vida da comunidade escolar, especialmente dos discentes”, disse Agmar Silva.
Para ele, a repercussão em nível internacional foi surpreendente. “Na verdade, ficamos surpresos com a repercussão obtida. Apesar de buscarmos sempre fazer um trabalho de boa qualidade, não passou pela nossa cabeça que o artigo pudesse ser o mais lido do ano nesse periódico. Contudo, ficamos muito felizes pelo reconhecimento conferido pela revista e pelo número de leitores conquistados. Isso nos incentiva a realizar trabalhos com maestria, o que favorece, principalmente, os alunos do Instituto envolvidos com a pesquisa”, completou.
O docente disse que a educação local não ficou estagnada durante a pandemia. Segundo ele, foram empenhados esforços da comunidade docente, discente e técnicos administrativos, no sentido de minimizar os danos causados à educação durante o período pandêmico. “Claro que houveram muitos impactos, mas, à medida que se buscou conhecer os impactos e as dificuldades enfrentadas, propiciou a formação de um arcabouço capaz de germinar alternativas que contornassem as dificuldades. A notícia do sucesso da publicação foi muito comemorada no Instituto e na Seduc, principalmente pelos alunos envolvidos que se tornaram protagonistas de sua própria história”, expôs o professor.
 “Temos outros trabalhos recentes publicados, e alguns outros em andamento. Nossa ideia é continuar focando na produtividade e contribuir para o avanço da Ciência em nosso município”, finalizou o professor.

Tags:Benjamin ConstantEducaçãoEstado do AmazonasmancheteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?