Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Pesquisa identifica mais de 100 espécies de algas em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Pesquisa identifica mais de 100 espécies de algas em Parintins
Amazonas

Pesquisa identifica mais de 100 espécies de algas em Parintins

Por biblia
Última atualização: 1 de março de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 1 hora

Por Agência Amazonas

Contents
Próxima faseConhecimento científico e equipeBiodiversa

Algas podem ser utilizadas para indicar a qualidade da água de diferentes ambientes aquáticos

FOTO: Acervo do Laboratório de Ficologia da Ufam/Icsez

Estudo realizado em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) já identificou 120 espécies de microalgas em 40 pontos localizados dentro e fora da área urbana do município. Grande parte desses organismos foi contabilizada pela primeira vez na região. O projeto, que está em curso, é apoiado pelo Governo do Amazonas por meio do Programa Biodiversa, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O registro e a descrição dessas espécies tornam possível avançar no uso das microalgas (organismos que vivem em meio aquático ou úmido) como ferramentas para monitorar a qualidade da água e, ainda, formar um banco de dados das espécies, para estudos de impacto ambiental na região.

De acordo com a coordenadora do projeto, doutora em biologia vegetal, Angela Lehmkuhl, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), quanto maior a diversidade de microalgas encontradas em determinado lugar, melhor também será a qualidade da água presente naquele local.

“Nos ambientes com baixo impacto as espécies de algas são consideradas raras, endêmicas e com potencial indicador de boa qualidade da água, e embora nos ambientes com moderado impacto a diversidade ainda seja alta, as espécies indicam que a qualidade da água vem diminuindo, colocando em risco a segurança hídrica e o serviço que aquela ambiência oferece. E, neste ponto, são locais destinados a planos de recuperação para seu uso ser sustentável”, ressaltou.

Próxima fase

Todas as coletas de microalgas, realizadas até agora no projeto, foram feitas durante o período de seca dos rios da bacia do Rio Amazonas, que banha a cidade de Parintins.

A próxima etapa da pesquisa é coletar as microalgas no período de cheia dos rios, entre abril e maio, nos mesmos pontos da primeira fase do estudo. Assim, o projeto visa conhecer espécies de algas de diferentes localidades do município de Parintins e, a partir disso, inferir a qualidade da água desses lugares e direcionar pontos com prioridade para conservação, preservação e restauração.

Conhecimento científico e equipe

Segundo a pesquisadora, uma das motivações para conduzir um estudo científico sobre o tema é o desconhecimento de grande parte da diversidade aquática encontrada na região, principalmente em relação às microalgas do Baixo Amazonas, onde está localizada a ilha de Parintins.

“As espécies de microalgas além de serem a base da cadeia alimentar, têm grande função na resiliência dos ecossistemas aquáticos. Estudos preliminares vêm demonstrando que ambientes de águas pretas do município de Parintins são berços de grande diversidade de espécies e de microalgas ainda não descritas pela ciência”, explicou Angela Lehmkuhl.

O projeto conta com a participação de biólogos, botânicos, ecólogos, engenheiros de pesca e alunos dos cursos de zootecnia e biologia.

Os participantes são vinculados à Ufam em Parintins e em Manaus, à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e à Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Iniciada em 2021, a previsão é que a pesquisa seja finalizada em 2023.

Biodiversa

Intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins – AM”, o projeto é fomentado pelo edital Nº 007/2021 do Programa Biodiversa, da Fapeam.

O projeto apoia propostas de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, coordenadas por pesquisadores residentes no estado do Amazonas, vinculados às instituições de pesquisa ou de ensino superior ou centros de pesquisa de natureza pública ou privada sem fins lucrativos, voltadas para caracterização, conservação, restauração, uso sustentável do meio ambiente e exploração sustentável da diversidade amazônica, com vistas à produção de conhecimentos que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais amazônicos e que subsidiem a formulação de políticas públicas de conservação ambiental no Amazonas.

Tags:Ensino SuperiorEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmanchetemeio ambienteParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?