Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pesquisa do PPG em Design tem indicação ao Prêmio Jabuti 2023
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Pesquisa do PPG em Design tem indicação ao Prêmio Jabuti 2023
AmazonasEducação

Pesquisa do PPG em Design tem indicação ao Prêmio Jabuti 2023

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (PPGD/UFAM), Manual MPDI para micro e pequenas empresas, resultado da dissertação de Bruno Raphael de Carvalho Santos com orientação da professora Claudete Barbosa Ruschival, foi indicado ao 65⁰ Prêmio Jabuti. O livro é um manual que aplica as boas práticas do design (ferramentas visuais) para criar inovações para micro e pequenas empresas em que esta discussão abrange a área de Gestão do Design. 
Acesse link da obra: https://www.blucher.com.br/manual-mpdi
O livro lançado pela editora Blucher se insere no Eixo Não Ficção, categoria economia criativa, concorre com obras que discutem negócios, ações econômicas e sociais que são provenientes do capital intelectual, cultural, marcados pela criatividade e inovação. Nesse aspecto, a obra visa promover a diversidade sociocultural e o desenvolvimento humano, além de produzir valor econômico,  gerar trabalho, renda e receita nas áreas de Moda, lazer, Gastronomia, Hotelaria, turismo, Entretenimento, Sustentabilidade, Cidades e Patrimônios, Games, Aplicativos e outras Mídias Digitais.
O Prêmio divulgará duas listas de finalistas no segundo semestre (a primeira com os dez selecionados em cada categoria e a segunda com os cinco). A lista será divulgada no site: https://www.premiojabuti.com.br/.
Sinopse do livro
Várias micro e pequenas empresas surgem anualmente com o desafio de competir e sobreviver em um mercado de transformações tecnológicas e de comportamento. Nesse universo, a competitividade com foco na inovação torna-se fundamental para a sobrevivência de uma empresa. A Gestão do Design com suas ferramentas visuais PODE ajudar essas companhias a melhorarem seu nível estratégico e operacional. O Manual MPDI aplica padrões de conhecimento encontrados na prática do projeto de design com o objetivo de inovar. Por meio do MPDI é possível conduzir o gestor no planejamento de uma estratégia própria para a sua empresa, ajudando-o a descobrir o que fazer para alcançar a diferenciação pela inovação.
Sobre os autores
Claudete Barbosa Ruschival – doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) onde também fez mestrado em Engenharia de Produção (2004). Formou-se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens como bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). É professora do curso de graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM. Tem experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto, Gestão de Design, educação Especial e Design.
Bruno Raphael De Carvalho – mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou-se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design.
 
 

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Agroufam monta estandes de produtos de artesanato no HUGV/EBSERH nos dias 27, 28 e 29 de setembro
Próximo artigo Governo do Amazonas prorroga prazo de inscrição do Edital de Chamamento Público do Programa de Aquisição de Alimentos 

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?